A NOITE EM QUE O VERÃO ACABOU | JOÃO TORDO [OPINIÃO]




Olá, booklovers!

Hoje venho com mais uma opinião literária e, desta vez com um autor português. Confesso que, venho "um bocadinho a medo", pois ainda não li nenhum dos seus títulos anteriores. Mas… Já encomendei o seu penúltimo lançamento "A mulher que correu atrás do vento" lançado em Portugal.

Pelo que sei, esta é uma estreia do escritor nos thrillers e, é baseado nesse título e, na minha experiência enquanto leitora do género que irei opinar, visto não ter lido outro trabalho do autor.

Não sei se será o caso do João, mas ultimamente, são vários os escritores que têm alterado o seu género literário inicial de escrita enquanto são tão bons no estilo anterior… (Rsrsrssssss…).
 

Sem mais demoras, vamos conhecer um pouco mais sobre este mais recente trabalho do escritor Português?
 




Ficha Técnica:
Título Original : A noite em que o Verão acabou
Autor: João Tordo | Editora: Companhia de Letras
Género: Thriller | 1.ª Edição em novembro de 2019
Número de páginas: 672 | ISBN 978-989-665-912-7
Lido em dezembro/2019


 

Sinopse:

"14 de setembro de 1998. O dia em que Chatlam, uma pequena vila americana, acordou em choque com o homicídio de Noah Walsh. O principal suspeito: a sua filha de dezasseis anos.

No Verão de 1987, o adolescente Pedro Taborda apaixona-se por Laura Walsh, a filha mais velha de um magnata nova-iorquino. Ela e Levi passam férias com os pais no Lagoeiro, uma pacata cidade algarvia. Rica e moderna, a família Walsh tem tudo para dar nas vistas no Sul de Portugal. Inebriado pela ousadia quando o verão acaba, a família Walsh regressa aos Estados Unidos e o destino fica por cumprir.

Dez anos depois, Pedro, decidido a tornar-se escritor, vai estudar para Nova Iorque. Fascinado com Gary List, antigo prodígio das letras americanas, chega aos Estados Unidos determinado a perseguir os sonhos da juventude. Ao reencontrar Laura, está longe de suspeitar que esse acaso o mergulhará no crime mais falado dos anos noventa, o homicídio do milionário Noah Walsh.

Com um segundo homicídio a atrapalhar a investigação e uma corrida para salvar Levi, de apenas dezasseis anos, acusada de matar o pai, Pedro e Laura enredam-se irremediavelmente na teia de segredos que envolve a família Walsh, desde os anos quarenta do século XX até ao impensável desfecho nas primeiras décadas do novo milénio.

Porque em Chatlam - e neste thriller imparável - nada é o que parece."




Opinião do livro…

Como disse anteriormente, ainda não tinha lido João Tordo e, acho que, comecei com um género literário diferente (thriller) do que o autor tem por hábito presentear (Romance) a todos os seus leitores. Com isso, não quero ser de todo incoerente com a minha opinião mas…
 
Achei o enredo muito original. Tem uns twists de "cortar o fôlego" porque calculei vários episódios ao longo da leitura e fui incrivelmente surpreendida.
 
A leitura não é de todo fluída pelo facto de estar "politicamente bem escrito em Português" e, senti-me confortável nisso porque sabia que não tinha o factor da tradução.
 
 
 
 
Acho que a minha estreia com o autor não poderia ter começado melhor. Na minha opinião "A noite em que o Verão acabou" foi um thriller maravilhosamente mórbido e com uma criatividade caprichosa. O João tem a capacidade de colocar muitos detalhes/pormenores do tempo e espaço que faz com que estejamos no local central da ação.
 
Além de grandes twists e surpresas, acho que o livro além de ser baseado num romance - Gostei muito do facto de estar na minha "zona de conforto - contém grandes características de um thriller. A história inicia e termina no mesmo espaço e tempo, mas tem várias progressões no tempo (Ora presente, ora passado) o que acho fantástico e, no final além do factor da surpresa ser enorme, todo o puzzle foi muito bem montado sem deixar uma única "ponta solta".




Avaliação: 5 * / 5
 
"Sexo, Ambição e Inveja" são os três pecados capitais que bem definem este trabalho de João que, também, revele um pouco da nossa sociedade de hoje. São 3 sentimentos muito delineados ao longo de toda a narrativa.

Recomendo vivamente a leitura do novo livro de João Tordo, não só pelo facto de originalidade, mas pela escrita viciante página após página. Os capítulos achei-os um pouco grandes, mas ao longo da leitura acabei por perder-me num espaço curto de tempo já tinha lido muito, porque queremos sempre descobrir o que vem depois.

Para quem já leu João Tordo com os seus romances, penso que, irá gostar muito deste. Em breve, também, idealizo ler "A Mulher que correu atrás do vento" pelo que já ouvi dizer que é muito bom também.

Por hoje é tudo. Espero que tenham gostado da minha sugestão de leitura. Caso tenham interesse em adquirir o livro não se esqueçam do meu link de afiliado (<- Aqui ao lado no logótipo da Wook) e, contem-me coisas.


Ficaram interessados em ler "A noite em que o Verão acabou"?
 
 
Já leram algum trabalho do autor?
 
 
Têm por hábito dar prioridade a escritores nacionais?
 
Um beijinho grande e, até à próxima!


Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Ola ola. Estamos desejosos de ler este livro. E agora com a tua opinião estamos ainda mais. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá queridos!
      Nunca li nada dele mas fiquei motivada para ler mais 😉
      Bom Natal
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá, querida!
    É um livro muito bom e de um autor português melhor ainda 😉
    Bom Natal
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Acabei de ler o primeiro livro de JOÃO TORDO,"Águas passadas". Um thriller, fiquei maravilhada. Leio imensos policiais nórdicos, e este deixou-me fascinada. Bem escrito, fluido. Adorei. Vou começar a ler João Tordo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]