Crónica: Laços que Perduram de Nicholas Sparks
Há pouco acabo de ler "Laços que Perduram" (ou em brasileiro "O Guardião"), do grandioso Nicholas Sparks. Este romance, em particular, foi-me um pouco diferente. Teve um gosto diferente.
Quanto ao Livro:
Ficha Técnica:
Título: Laços que Perduram
Título Original: The Guardian
Escritor: Nicholas Sparks
Editora: Asa
Género: Romance, Thriller
Escrito em 2003.
Nº de páginas: 443
Sinopse:
Com apenas vinte e cinco anos, Julie Barenson tem já uma mágoa maior do que a vida: o seu querido marido, Jim, morreu.
Em plena noite de Natal, dilacerada pela perda, ela recebe os dois inesperados presentes que ele lhe deixou. É o típico ato de amor de Jim: não a esquecer nem por segundo. É assim que Singer, um cachorrinho amoroso e assustado, entra na sua vida. A acompanhá-lo vem um bilhete e uma promessa: Jim velará sempre por ela.
Quatro anos depois, Julie está preparada para começar de novo e Richard Franklin parece ser o o homem ideal. É sofisticado, atencioso e adora-a. Mas no seu íntimo, ela sente que algo está errado e termina a relação. A seu lado, incondicionalmente, está Mike Harris, o bondoso melhor amigo de Jim, o homem que apoiou nos melhores e piores momentos.
Ao longo dos anos, os sentimentos entre ambos floresceram e parece ter finalmente chegado o momento de viverem plenamente a sua paixão.
Mas nada os podia preparar para a violência de que um homem rejeitado e obsessivo é capaz. Quando a vida parecia sorrir-lhe de novo, Julie tem de enfrentar o pior dos pesadelos - sobreviver à perseguição de um louco.
Diferença de Género do Escritor:
Nesta comovente história de amor, perda e redenção, Nicholas Sparks ultrapassa os limites do romance ao pintar um quadro implacável dos sombrios desígnios da mente humana. Laços que
Perduram é a derradeira prova da sua mestria.
Análise das Personagens & Contexto da Narração:
Como o próprio Nicholas referiu no final do livro, na sua nota de autor, este romance é um pouco diferente do habitual. Nick decidiu não deixar o romance de lado, mas ao mesmo tempo colocar um pouco de suspense e policial na história. Contudo, são factos que podem acontecer, mas ao meio da narrativa até implorava para toda aquela ação de espécie thriller, talvez, passasse, porque estava a odiar como uma pessoa consegue obter tanta maldade num só ser (rsssrssssss).
Julie, perde aos 25 anos o seu marido Jim, após perda a luta contra o cancro. Contudo, Jim prepara-lhe uma surpresa, onde passa por não deixar a sua amada completamente sozinha. Deixa-lhe a companhia para a sua vida: Singer!
Contudo, Mike, melhor amigo de Jim e, conhecer a Julie há anos, torna-se seu amigo e confidente, até aparecer Richard Franklin ou Robert Bonham. Com isso, Julie percebe com uma pequena ação, que ele não é a pessoa certa para si. Este, para se vingar, começa a sair com a sua colega Andrea Radley, violando-a e por fim, matando-a, quando todo o processo de investigação sobre ele cai-lhe. É uma pessoa doente que apesar de ter morto a sua família, a sua esposa Jessica, e até mesmo Andrea, fica a um ponto mesmo de fazer o mesmo a Julie, para provar todo o seu amor com isso.
Singer acaba por ser o heroí de toda a narrativa. E, Mike companheiro para a vida!
Notas:
Não sei se vocês fazem isso, mas normalmente retiro pequenas frases dos livros e anoto, e, tudo (Hehehehe):
- "... e ela sorria de forma diferente, com um brilho no olhar e paz na alma..."
- " E não te preocupes. De onde estiver, cuidarei de ti. Serei o teu anjo da guarda, querida. Podes contar comigo para te proteger."
Espero que tenham gostado.
Facebook: www.facebook.com/espacoana
Gostei muito do seu post
ResponderEliminarNão li este livro ainda, mas depois da sua resenha fiquei curiosa
Beijos, querida
www.maeliteratura.com
Olá Cláudia,
EliminarAgradeço a sua leitura e comentário ao meu trabalho.
Beijinho querida
P.s. Já sigo o seu trabalho ;)