Crónica: Laços que Perduram de Nicholas Sparks

Há pouco acabo de ler "Laços que Perduram" (ou em brasileiro "O Guardião"), do grandioso Nicholas Sparks. Este romance, em particular, foi-me um pouco diferente. Teve um gosto diferente. 


Quanto ao Livro:
Ficha Técnica:
Título: Laços que Perduram
Título Original: The Guardian
Escritor: Nicholas Sparks
Editora: Asa
Género: Romance, Thriller
Escrito em 2003.
Nº de páginas: 443




Sinopse:
Com apenas vinte e cinco anos, Julie Barenson tem já uma mágoa maior do que a vida: o seu querido marido, Jim, morreu. 
Em plena noite de Natal, dilacerada pela perda, ela recebe os dois inesperados presentes que ele lhe deixou. É o típico ato de amor de Jim: não a esquecer nem por segundo. É assim que Singer, um cachorrinho amoroso e assustado, entra na sua vida. A acompanhá-lo vem um bilhete e uma promessa: Jim velará sempre por ela. 
Quatro anos depois, Julie está preparada para começar de novo e Richard Franklin parece ser o o homem ideal. É sofisticado, atencioso e adora-a. Mas no seu íntimo, ela sente que algo está errado e termina a relação. A seu lado, incondicionalmente, está Mike Harris, o bondoso melhor amigo de Jim, o homem que apoiou nos melhores e piores momentos. 
Ao longo dos anos, os sentimentos entre ambos floresceram e parece ter finalmente chegado o momento de viverem plenamente a sua paixão. 
Mas nada os podia preparar para a violência de que um homem rejeitado e obsessivo é capaz. Quando a vida parecia sorrir-lhe de novo, Julie tem de enfrentar o pior dos pesadelos - sobreviver à perseguição de um louco. 

Diferença de Género do Escritor:
Nesta comovente história de amor, perda e redenção, Nicholas Sparks ultrapassa os limites do romance ao pintar um quadro implacável dos sombrios desígnios da mente humana. Laços que
 Perduram é a derradeira prova da sua mestria.

 

Análise das Personagens & Contexto da Narração: 
Como o próprio Nicholas referiu no final do livro, na sua nota de autor, este romance é um pouco diferente do habitual. Nick decidiu não deixar o romance de lado, mas ao mesmo tempo colocar um pouco de suspense e policial na história. Contudo, são factos que podem acontecer, mas ao meio da narrativa até implorava para toda aquela ação de espécie thriller, talvez, passasse, porque estava a odiar como uma pessoa consegue obter tanta maldade num só ser (rsssrssssss). 
Julie, perde aos 25 anos o seu marido Jim, após perda a luta contra o cancro. Contudo, Jim prepara-lhe uma surpresa, onde passa por não deixar a sua amada completamente sozinha. Deixa-lhe a companhia para a sua vida: Singer!
Contudo, Mike, melhor amigo de Jim e, conhecer a Julie há anos, torna-se seu amigo e confidente, até aparecer Richard Franklin ou Robert Bonham. Com isso, Julie percebe com uma pequena ação, que ele não é a pessoa certa para si. Este, para se vingar, começa a sair com a sua colega Andrea Radley, violando-a e por fim, matando-a, quando todo o processo de investigação sobre ele cai-lhe. É uma pessoa doente que apesar de ter morto a sua família, a sua esposa Jessica, e até mesmo Andrea, fica a um ponto mesmo de fazer o mesmo a Julie, para provar todo o seu amor com isso.
Singer acaba por ser o heroí de toda a narrativa. E, Mike companheiro para a vida!

Notas: 
Não sei se vocês fazem isso, mas normalmente retiro pequenas frases dos livros e anoto, e, tudo (Hehehehe):

- "... e ela sorria de forma diferente, com um brilho no olhar e paz na alma..."

- " E não te preocupes. De onde estiver, cuidarei de ti. Serei o teu anjo da guarda, querida. Podes contar comigo para te proteger."

Espero que tenham gostado.









Comentários

  1. Gostei muito do seu post
    Não li este livro ainda, mas depois da sua resenha fiquei curiosa
    Beijos, querida

    www.maeliteratura.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      Agradeço a sua leitura e comentário ao meu trabalho.
      Beijinho querida

      P.s. Já sigo o seu trabalho ;)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]