ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES


 Olá a todos!


Como sabem, sou residente nos Açores, mais propriamente na Ilha Terceira. E, não. Não canso-me de dizer que é a ilha mais bonita em diversos sentidos.


Sim… Já falei várias vezes também da ilha aqui no blog (Podes conferir aqui ) e, foi baseado numa espécie de carinho pela Blogger Miss L (Podem conhecer o Blog dela aqui) e, também em troca de ideias que nasceu esta parceria. 




Achei essencialmente engraçado quando falávamos que ela perguntou-me qual a hora local (dos Açores) naquele momento. Ela, habitante do Porto, até pensava que teríamos uma hora a mais nos Açores, vejam lá! 


Então é nesse sentido que desafiei-a a escrever algumas expressões da sua localidade que, por sinal, já estive no Porto algumas vezes e, depois, iremos daqui a uns dias partilhar as nossas experiências nos locais uma da outra. Ou seja, coloquei a Carina a imaginar a sua viagem cá, na ilha Terceira, uma vez que, ela ainda não esteve cá.


Então… Não somos "parolos" na nossa comunicação, mas usamos com alguma frequência algumas expressões na nossa linguagem corrente e, entre amigos… numa forma, vá, menos correta! 


Vejam este exemplo abaixo :


Sim é verdade. Usamos algumas destas expressões sem darmos conta. Outras expressões bem terceirenses são em linguagem corrente.


Ora vejam este excerto:
"
Ei home, pomordês! Tás menente de sabê que gente tola e toiros, paredes altas. Faz-te descretinho e acaçapa-te p’raí - pára de tecê estepô que tem aí gente c’ma biche e ainda levas a tua galheta. Na queres ir brincá co’a pombinha p’áreia? Tu bota sentide e não aformentes aquelas tatonas, todas prezadas mas cheias de esterque, umas mangalhas, valhacas, senão quando mal te aprocatares vais por’í arriba a toque de caixa. Raspa-te!
Ah moço, espera: tua mãe tá mais pairadinha, tá tenteadinha? Ela andava arrebocida e ouvi dizê qu’ela tava pegada de cabeça…Nos toiros da Fonte eu vi-la à gaitadaria, por monde daquele toiro que aguindou e deu uma cornada em tê pai, que tava com uma grandecíssima vela – tu sabes c’ma é, na bebas qu’é petróleo –, o desgraçado a levá uma esfrega e ela gaitadaria velha. Ai tal pecade. Passa fora! É preciso ter lata, vergonhas da minha cara. Fiquei consumida.



Tu ainda tás namorado co’aquela piquena da boca da canada? Ela tá preta cma ferruje! A irmã é que é alva de neve. Eu sei que o pai é um velho caipora que tem dinheiro cma cabelo em cão, mas não é partido p’ra ti. Ele é um izoneiro - tal home d'esganade -, e ela parece um pau de virar tripas, magra cmum graveto – a mãe é que é um talhão. pechinchim! Tu se casás co’ela vás pená, aquilhe na tem tafulhe. É feia cm’ó pecade e é daquelas de pelo na venta: ainda te larga umas taponas nos beiços. Na te cases, padaço de tolo. Antes cagá um pé tode.
Agora vou-me maneá p’ra casa, à conta de Nosso Senhô, que está frio c’ma burro e a modos que vêm aí aguaceira grossa. Não vou esperá aqui a mamá pa crescê e depois ficá alagada pingando: passa cá carocho!
Haja saúde. "


Entendo que, só um bom terceirense perceba o que definitivamente a "nossa língua" diga. Sim, para quem não entende é quase uma trava línguas introduzida no Dicionário Português (Bah!!).



Então… A imagem acima é "traduzida" na prática pelo contexto : Gente tola e touros, paredes bem altas! Praticamente, pessoas tolas e touros desviai-nos delas! ( Kkkkkkkk)


Para concluir este artigo em parceria, deixo-vos um pequeno desafio para saberem qual o vosso nome Açoriano.


Então… Na primeira coluna dizemos qual o nosso mês de nascimento (Adaptável para homem e mulher) e, na segunda/terceira coluna o nosso dia de nascimento para conhecermos o nosso segundo nome.



O meu nome Açoriano é : Conceição Poça Dona Beija.


Poça Dona Beija (Em São Miguel) é um lugar lindíssimo com piscinas naturais térmicas. Seja Verão ou Inverno temos sempre água quentinha :)


Desafio-vos também a conhecerem o vosso nome Açoriano e, podem sempre utilizar a caixa de texto abaixo (caixa dos comentários) para partilharmos os nomes de todos ;)


Espero que tenham gostado deste bocadinho.


Como disse em breve, irão conhecer um pouco da minha experiência pela cidade da Carina : A cidade Invicta :)


Já agora, podem visitar o blog dela ( Blog Miss L) e, conhecer umas belas expressões do Norte :)

Um beijinho grande e, Até já,


Próximo artigo : Dia 11 de julho, quinta-feira.

Fontes : Fonte 1

Direitos de imagem: Retiradas da internet

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Vivi muitos anos na Terceira, e trouxe muitas expressões que me saem de forma inata, e as que deixa as pessoas sempre a olhar é o " enjoa que tomba " ahahah

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      É verdade. Muitas pessoas não conhecem a expressão, mas a verdade é que nós sabemos e, só isso importa hehehe
      Beijinho

      Eliminar
    2. Ana Catarina preciso que me disponibilizes o teu email para que redijas um pequeno texto com utilização de termos típicos da região dos açores.

      Eliminar
  2. Ola ola! Tenho muita curiosidade de conhecer os Açores. Devido ao meu trabalho falo com algumas pessoas daí. Adoro! E adoro o vosso sotaque. São sempre prestaveis! Algumas expressões que apontaste eu ribatejana também as uso. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, queridos!
      Sim quanto a isso, não haja dúvida :) Somos os mais simpáticos também hehehe
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Cheguei ontem á linda Ilha Terceira, e hoje já foi um dia em cheio. Desde a beleza das paisagens, a simpatia das pessoas (um bem aja ao Sr José Coelho, com quem falamos mais de uma hora junto ao monumento em memória a D Pedro IV), a gastronomia, a Gruta do Natal e Algar do Carvão, A Tasca das Tias e as Furnas de enxofre... Dar um gostinho á vista pela ilha, fazer novos amigos, açorianos e continentais, e sair apaixonada e com vontade de voltar. Amanhã continua a aventura, que se irá repetir assim que for possível. Assinado: Conceição Poça Dona Beija

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]