O DIA EM QUE PERDEMOS A CABEÇA , JAVIER CASTILLO [REVIEW]




Olá a todos!

Antes de mais, este não era de todo o livro que iria terminar o mês de junho e entrar no mês seguinte. Tinha idealizado no meu plano literário outro título, mas após ter lido de repente várias opiniões sobre este livro, pensei para mim : "Não! Não posso esperar mais! Tenho de ler para conseguir opinar sobre o livro e dizer… Gosto, ou não gosto!"

Foi mais ou menos este o pensamento. Pego no livro para o começar a ler e digo : "Será que vais-me fazer perder a cabeça?!" 


Vamos a isto… 




Ficha Técnica: 
 

Título Original : El dia que se perdió la cordura | Título Português : O dia em que perdemos a cabeça
Escritor : Javier Castillo | Editora : Suma de Letras
Géneros:  Thriller, Suspense psicológico | 1.ª Edição em janeiro de 2019
Número de páginas : 456 | ISBN 978-989-665-737-6
Lido em junho/2019


Sinopse: 
 


" Centro de Boston, 24 de Dezembro, um homem caminha nu, trazendo nas mãos a cabeça decapitada de uma jovem mulher. 

O Dr. Jenkins, director do centro psiquiátrico da cidade, e Stella Hyden, agente do FBI, vão entrar numa investigação que colocará em risco as suas vidas e a sua conceção de sanidade. Que acontecimentos fortuitos ocorreram na misteriosa cidade de Salt Lake há dezassete anos? E porque estão todos a perder a cabeça agora? "


Sobre as Personagens & Narração :
 



Bem… Eu tenho por hábito tirar notas ao longo de qualquer leitura, a cada nova personagem, a cada novo local ou data tiro os meus apontamentos para não perder-me e, neste livro não foi diferente. Digo isto, porque, provavelmente se não o fizesse me teria perdido. Ao longo de toda a narrativa encontramos várias personagens e variadas mudanças de localidades e no tempo. Tanto avança no tempo como recua. Sei que há muitas pessoas que adoram este tipo de leitura para, talvez, testar o seu psicológico. Eu, pessoalmente, não gosto. 


Quanto ao livro… Gostei muito de ver as margens largas. Este facto dá ao leitor a possibilidade de tirar notas. Eu já escrevi imenso nos livros, hoje, como disse, tiro as minhas notas à parte e no máximo coloco os meus post'its. Também gostei muito do tamanho de letra para não reforçar muito a vista. (Sim Ana, até parece que ler não força a vista!! (Risos)). Gostei também de ter os capítulos pequenos. Acho que ajuda imenso a prender o leitor à história e, torna-se numa leitura fluente. Claro que, ajuda a escrita simples e corrente do escritor, sem dúvida. 

Anteriormente, já tinha lido thrillers ou suspense, como quiserem chamar. Além do escritor classificar na apresentação do livro como um "romance", não achei de todo que o fosse. Sim, toda a história baseia-sem na práticam em busca de um amor perdido, mas é necessário usar muito o nosso psicológico. 

 
É um livro um pouco confuso para quem não está habituado. Ao mesmo tempo, é um livro viciante e penso que faz sentido o constante balanço no tempo para explicar a história aos poucos. Mas é um livro que, basta esquecermos um pequeno detalhe que "perdemos a cabeça"!







Antes de concluir esta REVIEW vou desabafar um facto convosco. Eu quando compro ou escolho um livro é pela sua sinopse. Não escolho por a capa ser bonita ou "super fixe". Não escolho pelo escritor ser muito ou pouco conhecido. Aliás, quando são escritores novos, tenho imensa curiosidade de conhecer diferentes trabalhos, formas de escrever.
 
Este foi um dos livros que, lembro-me muito bem no pré-lançamento e após saída em Portugal, a quantidade e qualidade de publicidade que a editora (Suma de Letras) fez sobre o livro. 
 
Contudo, claro que, recomendo o livro aos amantes de thrillers e que gostem de conhecer livros e histórias diferentes. 


 
Diferente acho que é a palavra correta para identificar este trabalho do Javier. 
 
É um daqueles livros que pensei que iria perder mesmo a cabeça. Pois utiliza o nosso psicológico sem nos darmos conta. Além de ter lido que alguns leitores não tinham gostado do desenvolvimento ou final da história, eu não desgostei de todo e, até achei interessante. E, sim, o final … O final é mesmo puff! Completamente Imprevisível! 
 


 
 
O Dia em Que Perdemos a Cabeça de Javier Castillo leva assim, na minha opinião 3*/5. 



E, vocês? Já leram? Gostaram do livro? E... Se pudessem fazer um final diferente, fariam? 





Falando de livros… O Blog Tudo Sob Linhas criou um Desafio Literário ( #desafioliterariotsl ).


 Neste momento já existe um grupo no Facebook e, se gostarias de fazer parte desta comunidade adere em Desafio Literário Tudo Sob Linhas

Por hoje, é tudo. Espero que tenham gostado do artigo. Aproveitem para deixarem os vossos comentários, seguirem e subscreverem o blog. Já sabem que… Estou cá em breve. 


É um Até Já? 


Próximo artigo : Dia 21 de julho, domingo.

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Já ouvi falar deste livro nas redes sociais, tenho que ler, acho que vou gostar da dose de mistério.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Após ler venha cá partilhar a sua opinião :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. É só para avisar que li a sua opinião e concordo com ela 😉

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Elisabete :)
      Obrigada pelo carinho :)
      Como disse, é sempre bem-vinda e, de modo a estar mais atenta aos artigos, pode sempre subscrever o blog :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Nossa... Não li ainda... Mas fiquei curioso. Se me animar comprar, eu te conto o que achei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Oscar!
      Para quem gosta de thrillers diferentes é uma boa opção!
      Esteja à vontade de, caso adquira o livro, vir partilhar a sua opinião :)

      Eliminar
  4. Olá Catarina.

    Olha li o livro, sempre com atenção para não perder nos espaço e nas personagens.

    Digo adoooorei o livro e há muito que não lia um livro tão bom.

    O autor conseguiu fazer com que eu agarra-se o livro do princípio ao fim. Cada capítulo com suspense maior que o outro, era como se fosse um puzzle e encaixavamos umas nas outras até fazer sentido.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, queridos!
      Fico super contente que tenham gostado do livro. Apesar de eu não ter gostado muito, gosto sempre quando existe uma opinião "b" em relação ao mesmo livro que li :)
      Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]