VOX | CHRISTINA DALCHER [REVIEW]




Olá, queridos!

Espero que se encontrem bem.

Hoje trago-vos um livro que tive imenso "receio" em pegar-lhe. Então, quando peguei-lhe na livraria estava na categoria de "Literatura Romântica", onde estava confiante e, na minha área de conforto.  Claro que, li a sinopse e soou-me algo diferente, mas… Nada de estranho. Tenho o livro em casa e uns dias depois "todo o mundo" começa a falar dele e, dizem ser uma "distopia" e, desligo de todas as opiniões exteriores para não "assustar-me" ainda mais.

Outro fator no título que alertou-me na capa foi a seguinte frase: "Se cada mulher pudesse dizer apenas 100 palavras por dia". Bem… Eu morreria, provavelmente. Desde que passei de uma fase de calada, muda, a comunicar todo o santo dia, meu deus! Não vejo-me a regredir ou simplesmente a calar-me. Quando estou um bocadinho mais fechada com os meus pensamentos até perguntam-me se estou doente.


Bem… Sem mais demoras, vamos ao livro… 




Ficha Técnica: 

Título Original : VOX  | Título em Português: VOX
Escritora: Christina Dalcher | Editora: TopSeller
Géneros: Distopia Ficção cientifica, Fantasia, Thriller | 1.ª Edição em fevereiro de 2019
Número de páginas: 304 | ISBN 978-989-8917-58-4
Lido em julho/2019


Sinopse:


" Estados Unidos da América. Um país orgulhoso de ser a pátria da liberdade e que faz disso bandeira. É por isso que tantas mulheres, como a Dra. Jean McClellean, nunca acreditaram que essas liberdades lhes pudessem ser retiradas. Nem as palavras dos políticos nem os avisos dos críticos as preparavam para isso. Pensavam: "Não. Isso não pode acontecer."
Mas aconteceu. Os americanos foram às urnas e escolheram um demagogo. Um homem que, à frente do governo, decretou que as mulheres não podem dizer mais do que 100 palavras por dia. Até as crianças. Até a filha de Jean, Sonia. Cada palavra a mais é recompensada com um choque elétrico, cortesia de uma pulseira obrigatória.


E isto é apenas o início."





Opinião 

Sobre as Personagens & Narração… 

Antes de falar do livro diretamente, digo-vos que estava um pouco assustada, quando decidi ler "VOX". Era uma distopia, um "género" diferente e um grande desafio ou "responsabilidade" para mim. Mas nem tão pouco senti-me com tal atitude ao ler as primeiras páginas.



Falando um pouco da história… O livro fala sobre um Movimento Puro nos EUA, onde as mulheres estão limitadas a falar 100 palavras por dia. Claro que, a comunicação é limitada, não podendo fazer gestos em resposta ou mesmo utilizar a escrita. O email, telemóvel ou livros são alguns dos meios de comunicação ou utensílios que, "desaparecem" na vida de todas as mulheres, entre outros contextos ou situações que, certamente, ao lerem o livro sabem (ou saberão) do que vos falo.


Imagina seres uma mulher e teres direito para com o teu país e, não teres a liberdade de que necessitas? 


Ao longo da narração são apresentados vários exemplos "reais" relativamente ao quanto as mulheres estão limitadas. Basicamente, Jean está preocupada com o seu lar e com os seus filhos. Especialmente com Sonia. Sonia tem 6 anos e, sendo do sexo feminino (também) e, ao não cumprir as "regras" terá consequências e, Jean não aguenta que o futuro da filha continue limitado.

Ahh… Adorei a força e coragem da Jean. Apesar de todas as "regras", ela acabava por as "quebrar" e, a dar a volta por cima. 



"Pensa no que precisas de fazer para continuares livre."


Além do livro não conter uma leitura fluente, pelo menos para mim, tem uma escrita muito simples. A escrita contém alguns termos científicos/neurolinguísticos mas quem não entende da área - como eu - consegue perfeitamente entender a mensagem transmitida ao longo das 304 páginas.


É através da escrita de Christina que, viciamo-nos e agarramo-nos ao suspense psicológico que o livro nos oferece.



Na minha opinião, a escrita desafia o leitor a ceder na leitura, capítulo após capítulo. Por falar em capítulos, estes são curtos e, a mim, prende-me imenso. A cada novo par de páginas, a escritora cria um novo mistério ou situação que ansiosamente aguardamos que tudo se cruze no final.




E que esplêndido final. Acho que, "VOX" de Christina Dalcher, será daqueles livros que irei lembrar-me para sempre. Uma história com um pouco de fantasia, mas como nunca sabemos o que virá no futuro, não se sabe se poderá virar em verifica.


É um livro que deixa-nos a pensar nos direitos e deveres de cada mulher. A nossa liberdade de hoje e, aquela que poderemos vir a ter daqui a alguns anos.


Avaliação: 4,5 * / 5


Obviamente que, é uma leitura que recomendo a todos os amantes de literatura. Tal como eu, ficção científica nunca foi o meu "forte", mas não foi um ponto que, de todo, influenciasse o meu gosto pelo livro. 






Este livro foi lido para o Desafio Literário aqui do Blog Tudo Sob Linhas (Se ainda não conhecer o desafio, podes ler mais aqui ). O desafio durante o mês de julho foi a leitura de um livro com lançamento em Portugal em 2019 e, também serviu para o Desafio do Book Bingo Leituras ao Sol para a categoria "Pede a uma pessoa que viva contigo ou a um amigo para escolher um livro". (Obrigada, colega pela escolha! Foi um desafio em "pêras"!)


Alguém já leu o livro? Têm curiosidade? 

Quem já leu… Também ficará com a mensagem do livro "para sempre"?




Aproveito para dizer que, durante o mês de agosto terão 31 oportunidades para visitar o Blog Tudo Sob Linhas. É verdade, malta! Como sabem, tenho algumas opiniões de livros e alguns artigos que gostaria de partilhar convosco e tem sido difícil planear para vos mostrar tudo. Contudo, o mês de agosto onde provavelmente muitas pessoas estão de férias, porque não?
 
Como sempre, gosto sempre ouvir da vossa parte e, podem utilizar a caixa dos comentários para fazê-lo. Aproveitem e, sigam e subscrevam o blog. É muito importante ter o vosso apoio! 

Até já, 



Próximo artigo : Dia 27 de julho, sábado.


Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Já ouvi falar muito deste livro pelas redes sociais. Vai já para a minha lista de livros a ler, achei-o muito interessante.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      É um livro interessantíssimo de facto. Recomendo a sua leitura :)
      Quando leres diz algo :P
      Beijinho

      Eliminar
  2. Já tinha olhado para a capa e já me tinha chamado a atenção.. com a tua opinião fiquei ainda mais com curiosidade. Mais um para a lista! Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, queridos!
      É "bom" sinal quando a vossa lista aumenta :p :p Beijinho :*

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]