Crónica: "Quem Ama Acredita" Vs. "À Primeira Vista", de Nicholas Sparks

Olá a todos!

Esta é a segunda crónica que partilho com vocês. À Primeira Vista de Nicholas Sparks, na primeira instância tive a percepção de que, esta que seria mais uma grande literatura do escritor, havia algumas semelhanças com outra grande obra dele. Sabem que falo de... "Quem Ama Acredita".

Image result for quem ama acredita nicholas sparks
 
Reconhecem? Pois, segundo as minhas pesquisas, um livro ("Quem Ama Acredita"), foi escrito antes de "À Primeira Vista". Pois, acredito que seja uma continuação. 

Deixo-vos a sinopse de "Quem Ama Acredita"

“Jeremy Marsh  vive em Manhattan, onde a sua reputação como jornalista científico é irrepreensível. Cético por natureza, deleita-se a desmascarar falsos médiuns, cultos religiosos fraudulentos e terapias duvidosas. No dia em que chega a Boone Creek, uma pequena e pitoresca cidade na Carolina do Norte, Jeremy está seguro de que o mistério das fantasmagóricas luzes no cemitério local tem uma explicação racional.
Lexie Darnell adora Boone Creek, onde trabalha como bibliotecária. Disposta a dar a conhecer a magia da cidade, ela acompanha Jeremy nas suas investigações. Lexie e Jeremy não podiam ser mais diferentes e, contudo, os sentimentos os que os unem são intensos e verdadeiros.

Jeremy sabe que a sua estadia em Boone Creek tem um prazo, findo o qual regressará à sua amada Nova Iorque. Por seu lado, Lexie sente que nunca será feliz numa cidade grande. O futuro da relação é impossível. A não ser que que a realidade prove não ser tão racional assim... ”

Opinião: Embora não tenha gostado muito deste, em comparação a grandes outros romances do Nicholas, é um conto onde revela a vida anterior e mais pormenorizada das personagens. Mas que até com a leitura do segundo conto, até vê-se o conto com"outros olhos!!".

Conselho: Ler primeiro o "Quem Ama Acredita", e posteriormente, o "À Primeira Vista", para compreender os acontecimentos deste segundo romance que vos falo, e também compreender, a emoção final desta bela história. 

Quanto a "À Primeira Vista", deixo-vos igualmente a sinopse:
 




"Havia três coisas que Jeremy Marsh jurara nunca fazer: abandonar Nova Iorque, ceder à paixão e, acima de tudo, ser pai. 
Ironicamente, Jeremy vive agora na pacata cidade de Boone Creek, está perdidamente apaixonado por Lexie e aguarda com ansiedade o nascimento da filha de ambos. E nunca pensou ser tão feliz. Mas este estado de graça parece ter os dias contados. À medida que tenta integrar-se, o nova-iorquino aoercebe-se de quão doloroso é abdicar dos seus hábitos urbanos. Talvez essa seja a razão por detrás do bloqueio criativo que o atormenta. Mas não é certamente a única razão ou, até a mais importante... Embora tente ignorar as misteriosas mensagens que tem recebido e que questionam a integridade e lealdade de Lexie, Jeremy não consegue evitar o passado que tudo fez para esquecer.." 

Opinião: É mais um conto emocionante do escritor natural de Omaha. E que após ter lido este, faz todo o sentido ler seguidamente com o primeiro. Para meu grande entusiasmo, li em apenas 3 dias (comecei no passado dia 14, mas só consigo ler nas manhãs de fim-de-semana, e ontem nem olhei para ele, terminando assim hoje).  É o resultado e fruto de um grande amor onde, Jeremy deixa tudo o que nunca um dia abdicaria na vida, e muda a sua opinião "no final", quando reconhece que, de momento, tem que dirigir toda a sua dedicação a Claire (filha de Lexie e Jeremy), após o falecimento da sua amada. Jeremy no início, não querendo aceitar tal notícia, acaba com a ajuda de Doris (avó de Lexie) a agarra-se e dar valor à filha. Deixo-vos abaixo alguns excertos, e alguns comentários (se assim for de...), em relação a este livro: 

Em determinada altura do romance, Jeremy acha que a sua vida com Lexie são brigas e mais brigas... " São precisas duas pessoas para brigar. Acho que estão os dois certos e também estão os dois errados. Pelo menos é assim com a maior parte das discussões. As pessoas são como são e ninguém é perfeito, mas o casamento é um jogo de equipa. Vão passar o resto da vida a aprender um sobre o outro e, de vez em quando, as coisas correm mal. Claro que o melhor do casamento é que, se tiveres escolhido a pessoa certa e se amarem, vão encontrar sempre maneira de resolver as coisas." Concordo lindamente, e para comentar melhor este excerto retiro outro "A confiança tem de ser conquistada? Ou será apenas uma questão de fé?" (...) .

Numa parte em que Jeremy pensa em que viver num meio pequeno é sinónimo de paz e sossego... 
" Numa terra tão pequena como esta, é o que fazemos. Vamos falando uns dos outros. Ficamos a saber o que se passa na vida das pessoas, partilhamos o que pensamos, discutimos se os outros estão certos ou errados, e, se for preciso, resolvemos os problemas deles na privacidade do nosso lar. É claro que ninguém admite, mas todos o fazemos. Basicamente, é um modo de vida". Pessoalmente, que vivo numa ilha, sei bem este comentário que a Lexie pronuncia a Jeremy, e que a diferença de cidades é potencialmente radical quanto a comentários da vida alheia. 

Quase no final do romance, penso que o título "À Primeira Vista", deve-se a uma coluna que Jeremy escreve para o jornal:
"Embora a maior parte das pessoas escrevesse a dizer que concordava com a crença de Deus criara o universo, havia quem discordasse e apresentasse a teoria do  Big Bang como alternativa. Numa coluna posterior, Jeremy escrevera sobre o Big Bang em termos leigos, defendendo que, segundo essa teoria, toda a matéria do universo, em dada altura, estivera comprimida numa esfera densa que não seria maior do que uma bola de ténis; depois, essa esfera explodira, criando o universo tal como o conhecemos. Jeremy concluíra a coluna indagando: "À Primeira Vista", o que parecerá mais credível? A crença em Deus ou a crença de que, em determinado momento, toda a matéria de todo o universo - cada átomo e cada molécula - esteve condensada numa bola minúscula?" Mas, o título não se refere à coluna, mas sim, pelo momento À Primeira Vista em que Jeremy vê a filha e apaixona-se por ela. Deixo-vos outro excerto, para justificar este "A Lexie sempre estivera certa, pois o que lhe dava sentido à vida era o amor." (...).

Por último, e para terminar esta crónica, deixo-vos a grande frase, que quem já leu os dois livros, perceberá : "- Amo-te muito!" " Amas-me mesmo?" "Sim, mais do que há peixes no mar e mais alto do que a lua."

Espero terem gostado! 

Beijinhosssssssss 

P.s. As imagens utilizados no artigos não são da minha autoria.  

Comentários

  1. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Ele escreve várias estórias com o mesmo estilo.
    Acho que sou igual ahahaahahah
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]