[OPINIÃO] PRISIONEIRA DO TEMPO - PATRÍCIA MADEIRA


Olá, Booklovers! 

Hoje partilho convosco mais uma opinião literária de um género que, confesso-vos, gostaria de ler muito mais, nomeadamente o romance histórico. Sinto que, sempre leio desse género, potencio não só a nível de cultura, mas crio uma espécie de telepatia e respeito com o passado. 

Conheçam melhor este livro maravilhoso : 

Ficha Técnica: 

Título : Prisioneira do Tempo - Recife Livro I 
Autora: Patrícia Madeira | Editora: Cultura
Género: Romance histórico | Número de páginas: 864
ISBN 9789899039551


Sinopse: 

"Um momento de dor extrema conduz Manuela, sem que o compreenda, a uma viagem no tempo. Chega ao Brasil de 1813, um território sob domínio português, onde na sombra cresce a Revolução Pernambucana, o primeiro movimento a ultrapassar a fase conspiratória, um passo inspirador para a independência do Brasil da coroa portuguesa, que anos antes fugira de Lisboa para o Rio de Janeiro.

Enquanto tenta adaptar-se a um mar de adversidades e preconceitos que resultam da diferença entre séculos, o inesperado acontece-lhe… apaixona-se por um militar e acaba rendida às emoções de uma vibrante história de amor. Manuela revive episódios históricos e cruza-se com personagens verídicas. Convive com a realeza e choca-se com o mais hediondo negócio de todos os tempos… a escravatura.

Uma mulher entre dois territórios, uma alma que se procura a ela própria. Pelos olhos desta viajante assistiremos às origens, tão apaixonadas quanto violentas, de uma nação. Tal como um centelha provoca um incêndio, há um primórdio para toda uma existência. Será possível alterar o passado? Valerá a pena lutar contra o destino ou será o próprio sofrimento o passaporte para o futuro?"

Opinião: 

Além das personagens cheias de personalidade - A Manuela é uma mulher corajosa, muito humana e adora ler e tocar piano; O Francisco um verdadeiro guerreiro, romântico e protetor dos seus -, este livro tem uma componente muito interessante. 

Se por um lado, temos a história do Brasil refletida enquanto colónia portuguesa - contando com muitos factos verídicos -, onde podemos ver a escravatura, o (não) direito das mulheres, o abandono de crianças, miséria e falta de cuidados de saúde, por outro, temos o poderoso romance de Manuela e de Francisco. O que nos dá esperança que realmente, naqueles tempos, nem tudo foi negro nem violento. 

Acho que o objetivo da autora foi potenciar um período importante e bonito na nossa história e demonstrar o quanto Brasil fez "parte" de Portugal. Acho que nunca tinha lido sobre esse período e o quanto isso pode ter diferenciado os dias que temos hoje. Muito se deve a esse tempo que a autora - apaixonada por história e, a sua incrível pesquisa para presentear-nos com uma das mais histórias que mais mexeu comigo nos últimos tempos. 

No entanto, senti falta de um pouco mais de romance (história da Manuela e de Francisco) e, teve partes históricas intensas.

Estou muito ansiosa com o segundo volume desta trilogia. A autora já admitiu que irá ser publicado em breve. O que podemos contar? 

Certamente com uma continuação de um amor poderoso, inquebrável e, mais conhecimento histórico. 

Aproveitam para conhecerem a minha opinião completa em vídeo no canal : VÍDEO - Gostaria muito de vos ver por lá. 

Já leram esta novidade? 

Ficaram com entusiasmo para ler? 

Contem-me tudo. Beijinhos, 



Comentários

  1. Gostei da proposta do livro, sou amante de viagem no tempo e nunca li sobre este tema em meu país. Vou ler com certeza ^^/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]