[OPINIÃO] GAMBITO DE DAMA - WALTER TEVIS



Olá, Booklovers

Hoje partilho mais uma Bookreview de uma novidade literária, onde é visível a paixão pelo xadrez. É um livro que gostei muito de ler e, tem uma leitura viciante. 

Ficha Técnica: 

Título Português: Gambito de Dama | Título Original: The Queen's Gambit
Autor: Walter Tevis
Género: Thriller 
1.ª edição em fevereiro de 2021
Número de páginas: 360
ISBN  978-989-784-219-1

Sinopse: 

"Quando a mãe de Beth Harmon, de oito anos, morre num acidente de viação, a menina é enviada para orfanato em Mount Sterling, Kentucky. Simples, taciturna e tímida, ao que tudo indica, Beth não se destaca… até jogar a sua primeira partida de xadrez. Os seus sentidos ficam mais aguçados, o pensamento mais claro e, pela primeira vez na sua vida, ela sente-se totalmente no controlo.

Sem dinheiro nenhum, Beth está desesperada para aprender mais sobre esse jogo que se tornou a sua vida - rouba uma revista de xadrez, dinheiro suficiente para entrar num torneio e também alguns dos tranquilizantes da mãe adoptiva, nos quais está viciada.

Aos treze anos, vence um torneio de xadrez; aos dezasseis, compete no US Open Championship; aos dezoito, é campeã dos Estados Unidos e a Rússia espera por ela… Mas, à medida que Beth aprimora as suas habilidades no circuito profissional, as apostas ficam mais altas, o seu isolamento fica mais assustador, as suas incontroláveis adicções e a ideia de escapar tornam-se ainda mais tentadoras."

Opinião: 

Em "Gambito de Dama" conhecemos uma personagem muito carenciada e, ao longo do livro apercebemo-nos que, ela está a criar personalidade. Está a tornar-se cada vez mais ambiciosa e exigente consigo própria. 

Da forma avassaladora que o livro está escrito, nem damos pelo "tempo" no livro passar e, quando damos por nós temos uma personagem tão completa. 

Adorei o ritmo deste livro. Está escrito de uma forma viciante que, mesmo com vários pormenores de xadrez (na minha opinião tem alguns que são necessários à narrativa), está muito patente a paixão que a miúda tem no xadrez. O quanto ela pretende ganhar, não só por motivos económicos, mas também pela sua própria moralidade. Também, do modo cativante em que está escrito, cativa-nos cada vez mais a querer conhecer melhor o mundo da personagem, como, o verdadeiro mundo competitivo do xadrez. 

Achei o livro no início um pouco disperso, mas após algumas páginas, basta-nos entrar no ritmo e, deixar-nos levar por esta história de grande sucesso na Netflix. 

É uma história sobre ambição e ganância e, como estes dois sentimentos juntos por vezes não nos encaminha por "caminhos saudáveis" e, até nos leva à solidão. Fala-nos também de, como a perda do objetivo por vezes é vulnerável, quanto mais entrando no mundo de vícios.

Acho esta mensagem do livro tão realista. Acho que o autor quis nos pretende dar uma lição e chamar à atenção para se acontecer a alguém próximo de nós para estarmos em alerta. 

No entanto, sugiro que acompanhem a minha opinião completa no canal. Aqui


Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Se não consegue Subscrever por email, aconselho a ler o artigo Aqui Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]