Crónica: Uma Viagem Espiritual, Nicholas Sparks e Billy Mills (Edição Especial)

Conforme prometi no meu último post, temas como felicidade, ser feliz, amor próprio e, positivismo, são exemplos de termos que Seres Humanos ainda não incluem no seu modo de vida. Contudo, crio e, de novo, incentivo a lerem o livro, pois não se irão arrepender. Quando se fala de Literatura Romântica (como este livro é classificado), não tem que tratar-se de casais que conhecem-me, amam-se e, por fim, por vezes, separam-se. Acho que incluindo na Literatura Romântica, ou dizer que, um livro trata-se de romance, por vezes, temos que ter uma verdadeira "Lição para a Felicidade" e, fazer a nossa própria viagem, dependente de tudo o que aconteça. Sim, a vida não é um mar de rosas e, todos nós sabemos disso, de uma forma ou de outra. Contudo, há diferentes formas de lidar com esse fato. Simplesmente, lamentarmos por não conseguirmos ultrapassar esta batalha, ou, simplesmente levá-la com mais leveza e, seguir um caminho positivo e, rir-se das coisas mais imbecis ou, das mais sérias.


Hoje, decido criar esta edição especial, da crónica referente ao Livro "Uma Viagem Espiritual" de Nicholas Sparks e Billy Mills. Decido mais, porque o tema e/ou sentimento do mesmo resume-se na felicidade. Em como és feliz, por vezes, sem nos apercebemos e, acredito que, por vezes, as coisas não têm que ser preto no branco! Tudo está escrito, de que adianta-nos fugir?
Além do título, acredito que, em conjunto com David, aprendemos a diferenciar e, a colocar ideias mais subjacentes na nossa mente e, entender que, cada ser é feliz à sua maneira, só que uns já descobriram como sê-lo e, outros estão-se descobrindo aos poucos. Percebemos, de igual modo que, não temos que ter dinheiro, fama, sermos loucamente apaixonados por alguém e, casarmos logo de imediato; tenhamos de ter milhares de amigos; ser uma socialite, sermos mais bonitos (ou barbies ou kens por aí, risos), perfeitos de saúde, morrido algum nosso ente querido, como se, "O Mundo fosse um lugar melhor", para sermos felizes.
Penso que, cada ser tem a sua definição de felicidade e, até mesmo a que vem no dicionário nunca será do acordo com todo o mundo. Todos interpretamos meros sinais de diferentes formas e, feitios.
Hoje, em tempo real (exceto as crónicas habituais), escrevo-vos que, esta não só foi "Uma Viagem Espiritual" de David, mas de todos os leitores que leram o romance. É uma forma de encontrar paz, na qual, recomendo a todos que leiam esta obra, mesmo que não seja o vosso hobbie favorito. Tem pouco mais de 100 páginas e, com a simplicidade como está escrito, a leitura torna-se muito breve. Hoje, acredito que, verei algumas coisas de formas diferentes das que via anteriormente, apesar de, constantemente estar a descobrir novas formas de seguir o meu caminho e, ser sempre feliz. 


Transcrevo um excerto que, é-me muito especial.

"Aprende a viver contigo e a gostar de ti
Serei feliz porque sei como viver comigo mesmo e como gostar de mim.
Sei que são estes os alicerces da felicidade na minha vida. Os ventos podem derrubar as árvores, os terramotos podem impedir um rio de correr e o fogo pode destruir um vale inteiro. A força e o poder dos homens podem destruir cidades, mas o poder do amor ajudar-me-á a ultrapassar tudo o que se me deparar. O amor é a força que une as pessoas. É a realidade mais poderosa de todas. Tenho de aprender a gostar de mim para ser feliz. Se o não fizer, encontrar-me-ei perdido numa terra desconhecida, restando o desespero e a solidão à minha volta.
Posso não ser atraente, posso não ser inteligente, posso não dizer as palavras certas ou não fazer as coisas certas, mas sei que gostar de mim mesmo abrirá o coração de todos. Se gostar de mim, possuo uma energia invisível que os outros verão. Resplandecerei de felicidade como o sol e espalharei amor por todos quantos se abeirarem de mim. Tornar-me-ei igual a Tunkasila e parecerei um sábio a todos os que me encontrarem. Os outros virão de muito longe ter comigo para aprenderem, como se eu possuísse um segredo que apenas alguns guardam. Dir-lhes-ei que têm de gostar de si próprios porque essa é a pedra angular da sabedoria e da felicidade verdadeiras.
Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim.
De que modo posso gostar de mim? Tenho de encarar a minha vida como algo sagrado. Sou especial porque nunca ninguém alguma vez poderá ser a mesma pessoa que eu sou. Tenho capacidades e pensamentos que mais ninguém tem, e eles tornam-se valioso aos olhos do mundo. Amo o que posso e o que não posso porque sei que estas coisas são únicas para mim. Amo aquilo que disser, porque as palavras vêm do fundo da minha alma. Amo os meus sentimentos, porque vêm do fundo do meu coração. Gosto de mim, porque Wakantanka era sábio e omnisciente quando me criou. Ele não comete erros, e eu sou a coisa mais preciosa que Ele jamais criou.
Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim.
Gosto de mim por mil razões. Gosto das minhas palavras, das minhas açcões, dos meus pensamentos e dos meus sonhos. Gosto de mim porque isso me faz feliz. E se gosto de mim e sou feliz, posso amar todas as coisas. Posso amar todas as criaturas, posso amar a natureza e posso amar as outras pessoas. Sem a minha auto-estima, todas estas coisas são impossíveis. Se não consigo gostar de mim, não consigo amar o mundo. Se não consigo gostar de mim, não consigo amar os outros porque não sinto felicidade no meu coração. Se não consigo gostar de mim, não posso ser feliz. Se não for feliz, a minha vida não tem valor.
Todavia, sei que a minha vida não é inútil! Eu sou capaz de amar! Posso amar-me e amo-me a mim mesmo porque quero ser feliz! Sei que Wakantanka me criou com amor e amará a Sua obra. Gosto de mim porque estou destinado a ser feliz. É este o maior desejo de Wakantanka para a pessoa que sou. De hoje em diante, gostarei de mim e agirei na minha com amor no coração. E esse amor transbordará de mim e melhorará a minha vida em todos os aspectos. 
Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim. 
Gostarei de mim porque olho o mundo com amor. Amarei todas as criaturas que encontrar porque sei que todas as coisas têm o seu lugar neste mundo. Amarei a natureza porque é bela e sempre diferente. Amarei o mundo porque isso o transformará num lugar melhor. 
Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim.
Gostarei de mim e começarei a olhar as outras pessoas com amor no meu coração. Amarei os pobres, porque me ensinam a ser caridoso, amarei os ricos, porque me ensinam o valor da ambição. Amarei os incultos, porque vêem o mundo de uma forma de que não tenho consciência. Amarei os inteligentes, porque me transmitem os conhecimentos que, de outra maneira, eu nunca teria. Amarei todas as pessoas, porque elas são especiais e únicas, e reconheço a sua singularidade no mundo. Se olhar para todas as pessoas com amor no coração, serei feliz. Gostarei de mim e dos outros, porque isso transforma o mundo num lugar com mais paz. 
Aprenderei a viver comigo e a gostar de mim.
Gostarei das coisas que disser porque sei que falo com amor e bondade. Espalharei que o amor é a força capaz de nos unir a todos. Espalharei que o amor nos pode ajudar a ultrapassar todos os obstáculos. Espalharei que gosto de mim porque sei que sem estas palavras nos meus lábios não posso ser feliz. Se gostar de mim, serei capaz de transmitir estas palavras de amor. Se disser estas palavras de amor para mim próprio e para os outros, serei feliz. O amor e a felicidade caminham de mãos dadas. 
Amarei as minhas acções porque a minha forma de agir é única. Possuo capacidades e limitações que transformam as coisas que faço em coisas completamente diferentes das que foram realizadas por alguém antes de mim. Gosto de mim porque sei que as minhas acções nunca poderão ser reproduzidas. Eu sou especial, tenho um valor ilimitado para o mundo. 
Sou feliz porque gosto de mim."


Acho que posto isto, está tudo dito. Obrigado uma vez mais por todo o carinho. 




Comentários

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]