[REVIEW] Crepúsculo vs. Vida & Morte | Stephenie Meyer | Parte I
Adquiri o livro especial do décimo aniversário. Pois continha a versão Crepúsculo, ou seja, o primeiro livro da saga e, do lado contrário "A Vida e Morte", o livro reimaginado de Twilight. Para tal, este artigo conterá apenas observações referentes apenas à primeira parte do livro. Sobre "Vida e Morte" sairá num próximo artigo. Combinado?
Sobre as próximas edições, visto que, ainda não as comprei, queria de todo, dar continuidade à saga.
Sobre as próximas edições, visto que, ainda não as comprei, queria de todo, dar continuidade à saga.
Stephenie é uma escritora fantástica. É autora de grandes êxitos como Twilight e Nómada. Vive, atualmente, no Arizona com o marido e os três filhos. Com trinta e cinco (hoje quarenta e cinco anos), já tinha lançado Crepúsculo e, andava na "boca do mundo". Se o conseguiu, porque não irá chegar o nosso dia, certo? O seu sucesso é no mínimo inspirador!
Para a escritora, o seu bebé "Twilight", hoje é um adolescente e, foi bom revisitar Forks :)
No caso de Crepúsculo, toda o seu desenvolvimento prende do início ao fim. Porém o género de escrita da Stephenie não é de todo (tão) fácil interpretação onde requer uma maior atenção do leitor para não perder nenhum detalhe. (Eu acho, comparando com escritas simples e fáceis de interpretar a que estou habituada a seguir. Desculpem-me!)
"Profundamente sedutor e cheio de suspense, Crepúsculo fascinou milhões e tornou-se um clássico moderno, redefinindo géneros dentro da literatura para jovens e inspirando um fenómeno que tem feito os leitores ansiarem por mais. "
"Esta dupla edição especial do décimo aniversário inclui um prefácio da autora, bem como a reimaginação do romance original."
Sobre o Livro
Ficha Técnica:
Título Original: Twilight
Título em Português: Crepúsculo
Escritora: Stephenie Meyer
Editora: Edições Asa
Género: Literatura Juvenil / Drama / Fantasia
1ª Edição em 2005
Número de páginas: 374
Sinopse:
"Quando Isabella Swan se muda para a sombria cidade de Forks e conhece o misterioso e sedutor Edward Cullen, a sua vida dá uma volta emocionante e aterrorizadora. Com a sua pele de porcelana, olhos dourados, voz hipnotizante e dons sobrenaturais, Edward é ao mesmo tempo irresistível e enigmático.
O que Bella não percebe é que, quanto mais se aproxima dele, mais se coloca si mesma, e àqueles que a rodeiam, em risco. E pode ser demasiado tarde para voltar atrás… "
Opinião:
Sobre Crepúsculo… sendo um livro e, o filme bem populares, nomeadamente no tempo da minha adolescência, decidi começar por conhecer o trabalho da escritora, por algo que, à partida já tinha conhecimento e, assim conseguir captar uma maior atenção. Ao ler algo de que, à partida já viu-se o filme, consegue-se uma maior perceção e, visualiza-se as personagens, locais e, de toda a narração, … penso eu.
Quem foi o adolescente que não acompanhou toda a saga, pelo menos no cinema?
Os livros contém, normalmente, mais detalhes do que nos filmes. É uma realidade! Porém há uns anos atrás interessava-me mais em acompanhar séries, sagas a nível cinematográfico, do que propriamente virar página após página. Hoje, é bem diferente e, ainda bem!
Tinha interesse, pois, há partida tinha conhecimento de que, tratava-se de uma história juvenil e, por vezes, é bom para retirarmos alguma inocência.
Como disse, ainda não tinha lido nenhum trabalho até ao momento da escritora, o que despertou-me a curiosidade, no seu modo de escrita. Por outro lado, queria "tirar a prova do crime" e, ver se existia alguma coerência entre o filme e o livro.
A história de Bella e Edward é tão bonita e, por mais um bocadinho sentiria ciúmes e, até alguma culpa (Risos).
Edward: "A minha própria existência coloca-te em risco. Por vezes, chego a odiar-me. Devia ser mais forte, devia ser capaz de … Eu amo-te. É uma fraca desculpa para aquilo que estou a fazer, mas não deixa de ser verdade."
Onde andam os "Edward" hoje em dia?
Bella tendo uma personalidade frágil, solitária e, um tanto depressiva leva algum tempo a adaptar-se à nova cidade, onde reside o seu pai, em Forks.
Tudo torna-se mais fácil, quando conhece Edward, e, este altera todo o seu rumo de vida e, tira-a completamente fora da sua zona de conforto.
Para Bella, o melhor foi encontrar Edward, mas este, fará com que constantemente a jovem corra perigo de vida e, quase a leva à morte.
Uma bela história cheia de ação entre humanos e, seres imortais!
Classificação da Narrativa: 4/5
Tempo de Leitura: 9 dias
Recomendo… essencialmente a jovens; A quem goste do género literário da história.
Deixo-vos hoje, com esta bela citação:
"Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; mas não comas o da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que o comeres, certamente morrerás." | Génesis 2:17
Encontramo-nos por aí?
:*
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)
Tenho e já li a saga completa e gostei muito! Deixaste-me com vontade de reler :)
ResponderEliminarhttps://aritateixeira.blogspot.com/
Olá Rita,
EliminarSim foi um bom livro, revivendo toda a história do Crepúsculo… No entanto, penso que, seria um livro que não voltaria a ver.
Beijinhos
Já vi todos os.filmes na época de sucesso rsrs mas até hoje não li o livro, mas tenho muito interesse.
ResponderEliminarParabéns pelo post. 😍
Olá Lucas,
EliminarSim é uma boa indicação para adolescentes!
Abraço
Acho que já passei da fase de gostar da saga Crepúsculo, por isso não acompanhei a série de filmes e livros, mas reconheço que as histórias têm seu valor e não à toa fazem tanto sucesso entre os jovens. Realmente as adaptações cinematográficas não apresentam os mesmos detalhes vistos nos livros, por isso pra quem quer saber mais a leitura é uma boa pedida.
ResponderEliminarOlá Patricia,
EliminarSim… Os filmes são um bom exemplo de que, deveremos sempre ler os livros hehehe
Contudo, considero uma boa recomendação para os jovens!
Beijinhos
Normalmente os filmes perdem um pouco da essência dos livros, mas acabam por render um bom entretenimento. Achei isso em relação à saga Crepúsculo como um todo.
ResponderEliminarOlá Leo,
EliminarEu vi os filmes na altura em que saíram… Este livro foi apenas uma compra para experienciar a escrita da Stephenie. Mas creio que não foi um bom exemplo.
Abraço
Acompanhei toda saga apenas nas produções cinematográficas, na época. Não é um estilo que me encanta, mas acredito que a molecada deve pirar!
ResponderEliminarOlá :)
EliminarSim, exato. E sendo um filme juvenil e cheio de fantasia, é natural!
Abraço
Não são muito fã de Crepúsculo nem da Stephenie Meyer, mas deve ter alguma coisa nesses livros que justifique o sucesso.
ResponderEliminarEu não entendi exatamente o que seria esse "Vida e Morte". É tipo uma outra versão da história do livro Crepúsculo?
______
Sobre mim:
Jovem estudante entusiasta de Psicologia que sofre com Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). No meu blog você vai encontrar desde artigos técnicos informativos de Psicologia, Psicanálise e Saúde Mental, a também reflexões, desenhos e poemas de minha autoria.
______
🌐 Relatos de um Garoto de Outro Planeta
👍 Facebook: Relatos de um Garoto de Outro Planeta
Olá,
EliminarSim, eu gostei até de Crepúsculo :)
Sobre o que é o título Vida&Morte contém a informação no artigo.
Abraço
Eu vi todos os filmes, mas ainda não consegui ler os livros. Confesso que esse não é o tipo de livro que curto, mas sua resenha esta ótima. Parabéns
ResponderEliminarOlá Luciane,
EliminarTambém não é de todo o meu, contudo quis experienciar o trabalho da escritora.
Beijinhos :*
Olá Ana,
ResponderEliminarTambém tenho essa versão e ano passado decidi ler pela primeira vez os livros, pois adoro os filmes. Li o primeiro e de certa forma foi uma decepção, esperava bem mais. Talvez, por não ser mais a adolescente que era no tempo que estourou, não consegui sentir toda a emoção que esperava. Comecei a leitura do segundo livro, mas parei na página 60, e isso faz uns 4 meses. Mas, quero terminar a leitura. Adorei seu post!
Beijos!
Olá Alice,
EliminarExato. Acredito que existem livros que chamam por nós em certas alturas da vida. Quando somos adolescentes existe certos livros que aplicamos a nós - por exemplo, o nosso estado de espírito. Porém existe outros que parece que na leitura "estamos fora de época".
Beijinhos
Li toda a saga, mas não releria, pois a escritora, na minha opinião, escreve muito mal. gostei apenas no volume 1 da coleção, os demais li sofrendo, acho que foi por causa da febre daquela época em que estava com os livros e o filme.
ResponderEliminarOlá Gustavo,
EliminarSim eu passado tantos anos quis foi conhecer o trabalho da Stephenie e pelos vistos escolhi logo mal hehehe
Abraço
Na época que li me apaixonei pela história, praticamente devorei a saga inteira, hoje não sei se ia gostar tanto assim, mas não se pode tirar o mérito da autora, é um livro bem adolescente mas não significa que seja ruim né?
ResponderEliminarOlá querida Andy,
EliminarEu não desgostei da versão do Crepúsculo. Pode ler o meu artigo sobre o livro reimaginado para ver um pouco da "confusão" da escritora. Beijinho