[REVIEW] Sentir, Cristina Ferreira



Neste dia tão especial, não poderia fugir ao tema. E, quanto mais não dar reconhecimento a uma Mulher que a nível nacional ficará marcada para sempre. Sim, falo da Cristina Ferreira. Com o seu livro autobiográfico "Sentir", onde transmite - nem tão pouco - a humildade e, do Ser que ela é. 

Quanto ao Livro… 

Ficha Técnica: 

Título Original: Sentir
Escritora: Cristina Ferreira
Género: Biografia
1ª Edição em novembro de 2016
Número de páginas: 197
ISBN 978-989-666-139-7

Sinopse: 

"Sentir, de Cristina Ferreira, é um inspirador livro de memórias a que ninguém fica indiferente. 
Cheio de revelações, tocado pela surpreendente magia da sua escrita, mostra o percurso de trabalho e sacrifício de Cristina na busca determinada pela realização de um sonho.

O passado não guarda só as memórias. É nele que se inscrevem as histórias que nos moldam e nos transformam. A sorte de uma família perfeita faz o resto. Muitos me perguntam como consigo, qual o segredo do meu sucesso. Talvez aqui encontrem respostas. 

Este livro é uma partilha muito pessoal dos meus momentos, do que fez a diferença na minha vida. Não é um romance, mas está cheio de amor. E também de algum desamor. As imagens tornam-se aliadas de uma memória que me foi passada ou que vivi. Não sou mais do que gente normal à procura do sonho. Nunca tive a pretensão da escrita, mas encontro nas palavras uma forma de me revelar. Cabe a cada leitor encontrar os seus momentos-chave. E neles descobrirá a sua chave do sucesso."



 
Opinião:
 
O livro de Cristina inicia-se com uma mensagem da sua mãe com as palavras escritas na fita de final de curso. Sim, aquelas palavras calorosas que tenho a certeza que, nós gostaríamos que alguém escrevesse para nós.

A Cristina introduz, escrevendo que, algumas das frases que estão escritas ao longo do livro bem que poderiam ser as nossas. E, a razão que ela tem! Revi-me em muitas das frases. Escreveste sobre ti… Mas talvez um pouco de todas nós! Sublinhei praticamente o livro todo! (Risos) e, tenho a certeza que será sempre um grande guia para todos nós mulheres buscarmos forças positivas quando elas nos faltar um dia. 

Um dos episódios que revi-me - completamente - e, até ao momento não conseguia encontrar explicação para tal facto é … Tenho imensos vestidos, sobretudo que, uso-os uma vez e não os consigo voltar a usar. Porque, 
 

"Não se volta a usar o que nos faz feliz."


Talvez por aí, tenha conseguido encontrar uma das respostas. 


 
A Cristina deixa bem claro que, no mundo profissional chega-se longe com trabalho árduo. Não com as artimanhas e brincadeirinhas no mundo da sedução. 

Acredito por outro lado que, ser figura pública e, além do mais… Mulher, não seja de todo tarefa fácil. Como a Cristina diz, cito: 
 
 
"Não atribuo importância a energias negativas que, de algum modo, possam desviar-me do caminho. (…) O carinho é o que realmente fica. A opinião é livre. Já a ofenda tem barreiras."
 
 
Concordo plenamente. E, quanto a isso, penso que nunca partilhei. Pelo menos em público. 
 
 
Tinha eu, escrito um artigo aqui no blog sobre a minha primeira doação de cabelo e a explicar de certo modo como, era importante para mim tê-lo feito. A nível de gesto e, como sentia-me feliz e especial comigo mesma. Num modo de, querer juntar mais pessoas à causa e sensibilizar as pessoas à causa de doação de cabelo para a Associação Little Princess (Quem não conhece o artigo, deixo-o aqui), onde em algumas mensagens privadas que, enviaram-me foram no mínimo cruéis. Só tive e tenho intenções de ajudar o próximo… Porque hoje ajudamos e, amanhã podemos precisar de ajuda! De certa forma, o impacto deixou-me triste.  Mas aprendi a não lidar com desconsiderações e raivas que, provavelmente o alvo nem era eu. Aprendi a banir as energias negativas perto de mim. Hoje, sinto-me melhor com isso. Em modo conclusivo deste meu pequeno testemunho, … o que deixou-me realmente mais "frustrada" foi que, a maioria dos comentários menos felizes que obtive, foram de mulheres. Pensava eu que, o "nosso" objetivo era apoiar e confortar umas às outras, afinal… Era tudo ilusão!



 
"Enquanto as mulheres perceberem que se pode subir na vida de forma vertical, haverá sempre espaço para a mediocridade. Evoluir tem muito que se lhe diga. É uma história de milénios."
 
 
Acho eu, um excerto curto, simples e, direto. Hoje em dia, parece que as mulheres fazem "competição" entre si. Coisas sem sentido, sem nexo algum. Tem coisas que, poderei viver mais uns bons anos e, voltar a nascer noutra vida que, nunca irei entender. Penso seriamente se tudo o que nos rodeia terá tudo explicação?!



 
Sobretudo o livro fala-nos de laços familiares, nas diferentes formas de amor (até no amor próprio), no percurso profissional, memórias e, … o Ser Mulher na Sociedade de Hoje. Este último tema abordei-o na última [RUBRICA: Verdade Nua & Crua] aqui no blog. E, ler o livro da Cristina Ferreira, ajudou a dar um complemento ou uma segunda parte, como preferirem, à Rubrica Exclusiva aqui do Blog, como bem já conhecem. 

É um livro que, recomendo a todos nós. Todas as recordações, memórias, histórias de infância contadas na primeira pessoa, são ditas com uma frescura e leveza… Que somos "chamadas" a virar página após página. Um livro que, prende-nos do princípio ao fim, com ânsia de querer mais e mais. 

Classificação da Leitura: 5/5

Tempo de Leitura: 1 dia
 

É um livro que, certamente não se irão arrepender! 
 
 
Obrigada Cristina por dares-nos a oportunidade de conhecermos mais de ti e, do belo Ser Humano que és.

Nós por aqui, é um Até Já? :*



Próximo artigo: 12 de março, terça-feira

P.s. Para quem pretende conhecer melhor a Cristina e, outros escritores pode consultar aqui.

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)

Comentários

  1. Me parece um ótimo livro, daqueles que nos fazem pensar na vida e refletir.

    Adorei a resenha

    Ótimo final de semana
    http://estante-porcelana.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rapha,
      É sim. Um ótimo livro sobre uma grande Mulher :)
      Beijinhos :*

      Eliminar
  2. Apesar de não conhecer a moça, já ouvi falar uma outra vez desse livro e também foi uma resenha positiva, deve ser bom! Isso de mulheres competirem é realmente muito triste, infelizmente a rivalidade feminina existe e precisamos de vez bani-la, falei até sobre isso no último post do blog sobre como praticar a sororidade no dia a dia <3

    Um beijão,
    GABS | likegabs.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gabriela,
      É no mínimo triste ainda acusarmos e ferirmos umas às outras!
      Beijinhos :*

      Eliminar
  3. Não sou fã deste tipo de livros, mas quem sabe um dia não leio :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,
      Se admiras a Cristina é um bom livro e vais gostar…
      Um beijinho :*

      Eliminar
  4. Não conhecia esse livro, deve ser uma leitura muito gostosa e leve de se fazrf! Gosto muito de biografias, livros mais nesse estilo, e fiquei curiosa. Amei sua resenha! 💛

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida :)
      Sim é uma ótima leitura. Você vai gostar :)
      Um beijinho :*

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]