[RUBRICA: Verdade Nua & Crua] | Realidades Escondidas nas Redes Sociais | Tudo Sob Linhas [4/2019]


 
 
Foi no passado dia 12 de março que, a World Wide Web - Internet - fez o seu 30º Aniversário de existência.
 
De certo modo, não pudemos fugir à realidade e, não afirmar que, a chegada da Internet veio modificar o nosso Mundo. E, com a aproximação de uma Era mais Tecnológica e Digital, simplesmente não podemos ignorar os perigos escondidos por trás. Nomeadamente nas redes sociais. 

Entre finais de janeiro e princípios de fevereiro, o canal português - SIC - exibiu uma Reportagem, com vários "episódios" intitulada de "A Rede". Estas reportagens consistiam - em grande foco - na influência das redes sociais nas nossas vidas e, como éramos todos vítimas (de uma forma ou de outra) na Internet.

Um dos exemplos expostos foi a história de Nuno Ramos. Explicando por algumas palavras, Nuno conhece "Sofia" através da rede social Facebook. E tudo começa com um simples pedido de amizade. Passando depois a... troca de números de telemóvel.


Até que ponto é perigoso o que partilhamos nas redes sociais? Ou conversamos com quem não conhecemos pessoalmente? Até que ponto uma mentira dita por quem não conhecemos influencia o nosso dia-a-dia?
 
Nuno e "Sofia" conversam na rede social nomeada até que, "Sofia" refere que está doente e, Nuno sente-se na obrigação de a apoiar, levando-o mesmo a apaixonar-se por uma pessoa que não conhecia no seu meio social. Esta paixão torna-se mais grave quando, a "pessoa mistério" idealiza "futuros vazios" e, cheios de ilusões, convencendo todos os amigos de Nuno de que, o conhecia e que em breve iriam casar por exemplo. "Sofia" cria uma rede cheia de personagens. Nuno… a certo ponto já conversa com a mãe, com a irmã, com o melhor amigo e amiga… Uma rede muito bem montada e planeada há muitos e longos anos.
 
Até que ponto a criação de "personagens" nomeadamente de familiares e amigos credibiliza o mundo real?
 
Escusado será dizer que todas as personagens criadas por "Sofia" (como sua mãe, irmã, amiga, …) eram todas a mesma pessoa… Mas com diferentes vozes.
 
Entretanto, já "Sofia" conversava com os amigos de Nuno. Nuno nem sonhara na rede que estava montada em torno dele e, dos turbilhões emocionais a que estava ainda por acontecer e, … por passar!
 
Após Nuno ter recebido uma chamada da "mãe de Sofia" a informá-lo de que, "Sofia" tinha morrido… Este pensava ser o fim de toda a história de manipulação e mentira… Mas o final ainda estava muito longe…

"Perfis falsos, um guião para uma novela triste…" 
 


 
Até que ponto a pessoa sente-se iludida para dar a "alguém desconhecido" todas as informações pessoais e, mesmo profissionais para as utilizar?
 
Nuno sente-se vazio, perdido, … Até que a "mãe de Sofia" continua a insistir em telefonemas, mensagens. O nível de saturação foi enorme que, a paciência e a pressão levou-o a fazer um ultimato num encontro com a suposta família. Mas a desculpa de que "não estavam emocionalmente preparados para o receber…" começou com que, ele desconfiasse de toda a história que já durava há 2 anos e, iniciou uma investigação a todas as conversas, detalhes, até que… "Sofia" deixou uma ponta solta. Nuno descobre finalmente que, "Sofia" estava viva mas, chamava-se Claudia Marinho. Mas Claudia é uma vitima da verdadeira personagem atrás de todo o esquema.
 
Claudia desconhece toda a história e, descobre que, todas as fotografias enviadas a Nuno estavam maioritariamente no Facebook… Mas tem outras que apenas uma pessoa as tinha fotografado.
 
"Sonho ou pesadelo?"
 




Nuno diz que "pensava conhecer tudo sobre "Sofia" e, afinal não sabia nada sobre aquela pessoa".

"Quem havia ter sido esta pessoa durante 2 anos?" Quem era o(a) autor(a) desta rede?
 
Era o grande mistério de momento para Nuno e, agora para Claudia. A insistência de uma colega sua (de Claudia) no secundário em tirar-lhe várias fotografias era a autora por trás de toda a rede.
 
Claudia apresenta queixa na justiça pelo roubo de identidade e, Nuno por difamação e danos emocionais causados. Mas a verdade é que a suposta justiça, nos dias de hoje, ainda não está preparada para atuar pelo "Não há violência psicológica, emocional e/ou sentimental!"

E, já agora… Quando é a justiça arranjará resolução para este tipo de violência? Sim… Porque - maioritariamente - a violência psicológica e/ou emocional é aquela que deixará para sempre marcas na nossa mente, no nosso comportamento. Até mesmo nos sonhos!

 
Mas… e o que leva uma mulher e/ou ser humano a criar tamanha rede?
 
Os profissionais acreditam que, uma pessoa leva a fazer tal acto "procurando atenção, a admiração e o amor dos outros", conseguindo "a compaixão dos outros com o sofrimento da personagem".
 
A Dr.ª Luisa Gonçalves, psiquiatra, presente no debate da Reportagem refere alguns traços que levam à necessidade de criar uma vida aquém da sua, como por exemplo: "Criação de uma personagem "Perfeita"; Criação da compaixão coletiva; Traços psicopáticos óbvios; Ausência de empatia e culpabilidade (Ou seja, meter-se no lugar do outro); Pessoa vazia e com uma vida real "vazia"; Instabilidade e o Aborrecimento".
 
Por outro lado, a Dr.ª Ana Rita Campos, advogada comunica que, "o engano, a mentira e o sofrimento humano não é visível na justiça".
 
Ainda presente no debate, Dr. João Ferreira Pinto, especialista em Direito Digital comenta que, "Costumamos dar muita informação para quem está muito atento!" e, também que, por boas intenções que a pessoal real tenha "muitas vezes, despimo-nos devido a diversos comportamentos (Por exemplo: vida sombria)."

 
 
"Os danos emocionais não são tidos pela justiça, mas deixam marcas." O desfecho de toda esta situação aconteceu há 3 anos atrás… e, hoje Nuno diz que "ainda não ultrapassou totalmente o que lhe aconteceu."
 
"Realidades que escondem-se através das redes sociais" , Porque atrás de um ecrã nunca sabemos quem realmente está.
 
A Reportagem de Conceição Lino está muito bem realizada e, aborda um assunto bem atual e verídico em algumas famílias.
 
É ideal ser vista e re-vista por toda a gente… Acredito que, o maior público pode ocorrer com jovens. Obrigatório os pais verem estes exemplos para estarem sob alerta com os filhos.
 
 
Muitas vezes, a criança não sentindo atenção no seu meio familiar, social, pode dar asas à descoberta de novos mundos e,... por vezes o "monstro" entra sem darmos por ele. A ilusão, … A ignorância, … A falta de atenção,... São tudo meios encorajadores para abrirmos porta, sem darmos conta, às Realidades Escondidas nas Redes Sociais.
 
Para maior detalhe sobre toda a história, poderá visualizar todos os conteúdos multimédia disponibilizados pelo Canal, nos links abaixo.

Fontes

O roubo de identidade, o crime por detrás da internet, a mentira e ilusão escondidos através de um ecrã e a violência psicológica e/ou emocional foram os temas abordados na [Rubrica] deste mês de abril. O foco principal centraliza-se na maior responsabilidade civil de cada um de nós e, na exigência - cada vez mais - na atenção de todos nós e por aqueles que rodeiam e fazem parte do nosso dia.
 
Esta foi a [Rubrica: Verdade Nua & Crua] do mês de abril. Podem utilizar a caixa abaixo (dos comentários) para comentarem, sugerirem novos temas, … Estejam à vontade!

Encontramo-nos aqui no próximo artigo? Até já!

 
Próximo artigo: Dia 05 de abril, sexta-feira.

 
Direitos de imagem:

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)

Comentários

  1. No tempo dos fotologs e depois do hi5 passava o tempo a ter as minhas fotos roubadas e usadas em perfis falsos. cheguei a conhecer um moço cujo amigo acreditava que "namorava" comigo e foi triste quando ele descobriu que andava a ser enganado por alguém que usava as minhas fotos. No entanto a verdade é que até ver esta reportagem nunca tinha dado grande atenção a este facto. é que além da pessoa que rouba e da que é iludida existe a dona real das fotos que nunca faz ideia do que se passa e que se pode ver no meio de um problema muito serio porque algum louco resolveu usar as suas fotos.
    Acredito que hoje em dia é muito mais fácil desmascarar estas coisas (é fácil pesquisar no google e chegar até aos verdadeiros donos das fotos) mas mesmo assim todo o cuidado é pouco.

    Sonha mas Realiza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Armanda,
      Sim é verdade hoje existe mais formas de descobrir quem está por de trás de toda a "mentira e ilusão". Mas a verdade é que existe mais meios para conseguir escapar-se à verdade. Ir pela justiça demora anos e o desgaste emocional é aterrador.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. As redes sociais é um lugar onde devemos sempre andar de olhos abertos!

    Vim lhe convidar para visitar meu blog, que acabei de criar! Ficarei feliz com sua visita, abraços! https://vitoria-bastos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Gostei bastante de ler este post, super atual e interessante!
    Eu cheguei a ver dois episódios desta reportagem, infelizmente não vi os finais e pensava que não tinha na internte! Agora quando tiver tempo vou vê-los a todos.
    Como disseste, é importante mostrar os jovens e aos pais (que muitas vezes desconhecem) este tipo de comportamentos! Beijinhos :)

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita,
      Podes sempre ver todos em simultâneo (como fiz) consegues acompanhar melhor a história para não deixar escapar nenhum detalhe.
      Um beijinho grande :*

      Eliminar
  4. Realmente a internet pode nos trazer várias armadilhas , assim temos que ter muito cuidado principalmente com as redes sociais .

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    Que post mais necessário e importante. A internet realmente veio para mudar as nossas vidas em todos os sentidos, mas sempre precisamos tomar algumas cuidados ao utilizá-la, principalmente quando estamos lidando com crianças e adolescentes.
    Belo texto e que me proporcionou muitas reflexões. Adorei!

    Beijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Alice,
      Sim, o intuito era esse mesmo. Para refletir e pensar no próximo que pode ser muito bem o(s) nosso(s) filho(s) ou adolescentes mais ´chegados.
      Beijinho

      Eliminar
  6. Oi Ana!!
    Primeiramente, parabéns por esse post mais do que necessário. A internet é algo que veio para mudar completamente a nossa vida, mas frequentemente esbarramos em situações como essa do nosso post. É um local muito bom, mas também tem muita gente se aproveitando e é aí que temos que proteger crianças e adolescentes.
    Texto muito, muito bom. Parabéns!!
    Bjs
    Adriana Cardoso
    https://almde50tons.wordpress.com

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Muito bom o post, é sempre bom ler e ficar atento sobre esse tema, vivemos muito tempo na internet e "conhecemos" pessoas que não conheceríamos se não fosse pelo meio virtual. É sempre bom tomar cuidado pois não sabemos realmente quem está do outro lado e muitas vezes confiamos tanto que pode ser algum golpe.
    Na MTV passava(não sei se ainda passa) um programa que se chama Catfish, eles sempre descobriam casos de pessoas que se passavam por outras na internet, eu recomendo caso interesse.
    Adorei o post
    ótima segunda
    Tati C.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Tati,
      Exatamente. Eu também em certos tempos vi... 😊
      Beijinhos 😘

      Eliminar
  8. Um caso horrível com tanta mentira e dor envolvida. Situação que se repete lamentavelmente mais e mais. Talvez você também conheça um programa dedicado a esses casos de Catfish: encontra-se na rede.

    ResponderEliminar
  9. Eu concordo que é muito importante que os pais estejam cientes das crianças mais jovens, especialmente aquelas que são geralmente as mais vulneráveis ​​na rede.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida,
      Sim também já vi o Catfish. Foi baseado na reportagem e nesse programa que achei importante falar sobre ele.
      Mas sim, quanto aos pais estarem mais perto das crianças / adolescentes quando ligados à rede foi outra mensagem que pretendi passar. Um beijinho 😘

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]