ONDE CANTAM OS GRILOS, MARIA ISAAC [OPINIÃO]

Olá, Booklovers!
Hoje venho partilhar mais uma opinião e, desta vez, na "companhia" de uma autora portuguesa.
↳OPINIÃO:
Nesta narrativa, conhecemos o Formiga - um rapaz abandonado à entrada da Herdade do Lago - e, o crescimento deste enquanto rapaz e, homem posteriormente. Esta história é-nos narrada pelo Formiga já crescido (homem).
O Formiga - alcunha que lhe assenta muito bem - é um miúdo que se destaca pelas suas habilidades e competências de ouvir "as conversas/atrás de uma porta" ou mesmo trepar por uma árvore para coscuvilhar os segredos guardados. É uma personagem muito afetuosa, onde o termo "família" é conhecido após o seu resgate pela família Vaz e, é muito importante para ele, pois sente-se abençoado pelo consolo que esta família lhe deu ao longo dos anos. Com a ajuda de Clara torna-se num menino mais culto e até poeta.
"(...) A Herdade do Lago, como qualquer corpo quente e com vida, tinha um coração e ele não estava no lago - esqueçam as lendas -, o coração da herdade seguia a tradição da casa portuguesa, aconchegado na cozinha."
(Pag. 21)
A família Vaz, na perspetiva do Formiga, é uma família portuguesa como todas as outras - cheia de segredos, mentiras, mas com muito amor à mistura.
Através dos olhos do Formiga, conhecemos as várias lendas, tradições, hábitos e costumes da herdade e da família Vaz. Com os segredos bem guardados consigo, ele vai-se apercebendo que algumas lendas que conhece - próprias da Herdade do Lago - são vivas e bem atuais.
"(...) Existem verbos que não aceitam o imperativo, e o amar é um deles."
(Pag. 155)

Avaliação: ⭐⭐⭐⭐
A escrita simples e cativante da autora, faz com que nos percamos neste relato do Formiga e, nos faça virar página sob página para conhecermos esta história fabulosa.
" A sua simplicidade era dificil de explicar e impossível de entender. Só podia ser entendida."
(Pag. 120)
Nesta história, podemos conhecer o melhor e o pior da vida, através dos olhos do Formiga - um miúdo que também não desobedece e não se atreve a conhecer o mundo fora dos portões da herdade.
"Onde Cantam os Grilos" é uma história sublime - bonita -, mas trágica, dramática, com o valor da tradição presente e, bem inocente visto ser narrada pelo Formiga.
É uma história onde - facilmente - nos apaixonamos pelo narrador e, ao longo do tempo, vamos assistindo ao crescimento dele.

"Sempre que tiverem a sorte de receber um elogio, um verdadeiramente sincero, ouçam-no com o coração e guardem-no, eles são mais raros do que se pode imaginar e podem tornar-se nos únicos pontos de luz a orientarem-nos na escuridão."
(Pag. 240)
É sem dúvida, uma leitura fluída e à medida que vamos lendo esta história vamos ganhando afeto e admiração ao Formiga e a algumas outras personagens da família. Mas quando pegamos neste livro, torna-se quase uma leitura compulsiva, lendo-o quase de uma só assentada.
É um livro que recomendo-vos vivamente a ler e a descobrir por vós próprios a doçura e beleza desta história.
Espero que tenham gostado da opinião. Até breve!
Estou curioso sobre a história das figuras do Formiga. Eu quero ler a história. Obrigado por suas recomendações de livros e boas críticas.
ResponderEliminarSaudações de amizade.
Olá!
EliminarSim, é uma história deliciosa e muito bonita que certamente ninguém ficará indiferente.
Beijinhos
Olá Ana,
ResponderEliminarQuando vi esse livro pela primeira vez fiquei cheia de vontade de ler. Com o tempo, conhecendo um pouco melhor do que se tratava fiquei na dúvida se seria um tipo de livro que eu gosto. Sua resenha mudou minha opinião, achei a história encantadora e acho que eu iria adorar.
Beijo!
www.amorpelaspaginas.com
Olá!
EliminarAconselho esta leitura leve, mas com uma temática muito complexa, a ser lida por todos nós. É um livro obrigatório a termos nas nossas estantes.
Beijinhos