Projecto Escreve-te | Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres

 
Este é mais um artigo baseado no Projeto Escreve-te. Um projeto que mais uma vez lançou um  desafio referente a causas importantes e, das quais não podemo-nos esquecer. Ontem, dia 25 de Novembro, assinalou-se a data contra esta grande causa: Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Uma data celebrada todos os anos desde 1999, as Nações Unidas (ONU) reservaram no calendário por todo o mundo.
 
Este marco no calendário está relacionado com a homenagem a Tereza, Mirabal-Patrícia e Minerva, nas quais foram presas, torturadas e assassinadas em 1960, a pedido do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo.
 
Dia 25 de novembro, tem como objetivo alertar a sociedade para os inúmeros casos de violência doméstica contra as mulheres, mais propriamente, casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos.
 
Recorrente a estatísticas, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.
Em Portugal, 85% das vítimas de violência doméstica são mulheres. A violência doméstica contra as mulheres está presente, digamos, em vítimas de todos os estratos sociais, económicos e, condições.
Em Portugal, as vítimas de violência doméstica podem solicitar apoio na APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima). Além de suporte, apoio, esta Associação organiza eventos especiais neste tão dia marcante.
 
Na minha opinião sincera, acho que, nenhuma situação ou acto cometido inconsequentemente dever-se-ia recorrer à Violência. A Violência é um acto irrefletido, indesejado talvez e, até de cobardia. As situações menos felizes (sim, porque ninguém chega a tal ação porque está totalmente feliz!) deviam em primeira instância serem conversadas, debatidas e, por último chegar a uma conclusão. As dicas, digamos, anteriormente referidas, devem sempre surgir em diálogos calmos e, sem violência psicológica.
 
Além de 25 de novembro existem outras datas comemorativas relacionadas com a Violência. São elas:
Dia 30 de janeiro, Dia Escolar da Não Violência e da Paz
Dia 15 de junho, Dia Mundial da Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa;
Dia 02 de outubro, Dia da Não Violência;
 
Este foi um pouco da abordagem e conteúdo sobre o desafio proposto este mês pelo Projecto Escreve-te. Um Projeto onde visa no apoio causas e, ao mesmo tempo, colocar o desafio de escrita (para nós colaboradores do Projecto) e, colocar a nossa opinião ou observação no contexto. Causas tão fortes e, algumas esquecidas deveriam ter mais força para combate a assuntos mais "fortes/sensíveis". É um orgulho fazer parte e, colaborar em causas tão nobres! Obrigado!
 
 
 
 

Comentários

  1. Muito bom, estou sem palavras, este é um tema muito importante e que cada vez vemos mais noticias sobre mulheres que sobrem de violência, a cerca de um ano foi criado um movimento chamado #metoo e #times up para abordar este tema e este ano é pelo "projecto escreve-te" que abordo este tema é por esta e outro temas já abordados e que viram vir que me orgulho cada vez mais de pertencer a este projecto é porque é muito importante abortar temas como estes que ninguém colhesse ou lhe dá a devida importância, muitos parabéns.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]