Projeto Escrita Criativa : 5 Dicas para Encontrarmos Inspiração
O Projeto Escrita Criativa deu-se um desafio bastante poderoso. Desafio esse que, para mim, é difícil descrever porque não é um tema fácil. O mesmo consta em apresentar 5 dicas sobre como encontrar inspiração. Por vezes, encontrar inspiração não é fácil. Mas vou tentar dar umas luzes, visto que escritores, bloggers, artistas sentem dificuldade em encontrar inspiração e, exprimir o nosso verdadeiro ser em tudo o que fazemos.
As (minhas) dicas não passam de utilizar os nossos (cinco) sentidos para ganhar inspiração. Como já conhecem, são eles:
1) Visão
2) Audição
3) Olfacto
4) Paladar
5) Tacto
6) Dica Extra!
6) Dica Extra!
1) Visão:
A nossa visão é muito importante para a inspiração. Duas pessoas estando no mesmo lugar e, tendo a mesma visão, não irão, certamente, obter os mesmos comentários, observações.
Por vezes, passear muito sem destino é um grande meio em busca de inspiração. Viajar e conhecer novas culturas e personalidades é sempre um pouco "estranho", principalmente para quem não está habituado a sair da sua zona de conforto. Aconselho a ter sempre um bloco de notas, agenda, espaço onde se possam anotar ideias para mais tarde refletir e, expressar do que os nossos olhos viram e, captaram.
Por vezes, passear muito sem destino é um grande meio em busca de inspiração. Viajar e conhecer novas culturas e personalidades é sempre um pouco "estranho", principalmente para quem não está habituado a sair da sua zona de conforto. Aconselho a ter sempre um bloco de notas, agenda, espaço onde se possam anotar ideias para mais tarde refletir e, expressar do que os nossos olhos viram e, captaram.
2) Audição:
Uma das tarefas mais importantes na audição é por exemplo, ocasionalmente, irmos na rua ou irmos a um café com os amigos e, ouvirmos uma conversa e, sentirmos necessidade de comentar e, expressarmos. Ouvir música (a mim inspira-me muito), escutar algo através da audição e, colocar escrito e, em papel tudo o que interpretamos é fantástico.
3) Olfacto:
A Sensação de tocarmos em algo e, sentirmos a textura, espessura, tamanho dos objetos é enorme e, podemos compará-los com outra situação antes sentida é no mínimo inspirador.
Captar sensações através do toque é outro ponto essencial na escrita de um belo artigo.
4) Paladar:
Paladar ou Gosto, obviamente, é sempre associado a algo que degustamos, mas não só. Podemos sempre utilizar adjetivos, expressões utilizadas como se saboreássemos realmente, seja bom ou mal, com algo que esteja acontecer connosco ou com o próximo.
5) Tacto:
Falamos de todos os sentidos e, o Tacto não é exceção na busca de inspiração. É um sentido muito semelhante (na procura de inspiração) com o olfacto mas com outro meio e tarefa diferente. Não é menos importante tudo o cheiramos através do nosso nariz e, poder descrever uma mera situação do dia-a-dia como se tivéssemos realmente associar a um cheiro. É no minímo, desafiante!
Extra Dica: A sexta dica.
E, porque não a sexta dica talvez associado ao Sexto Sentido da Mulher ligada às relações e, sentimentos que guardamos para nós?
Inspiração? Podemos "ganhá-la" através de situações no contexto pessoal, social, profissional, familiar, meras situações do quotidiano.
Ler um pouco, criar antipatia com o escritor X e personagens, querer escrever qual seria o nosso critério ou prepósito. Seres Humanos têm direito a pensar de forma diferente e, idealizar pensamentos por nós próprios, certo? Porque não ser um ponto forte de inspiração?
O importante é realmente descobrir qual a parte do dia em que ganhamos esse poder. Marcar um tempo na nossa agenda apenas para nós. Estarmos a sós e, pensar apenas em nós não é egoísta, muito pelo contrário. Ter tempo para fazermos algo que realmente gostamos é inteligente!
Este foi o tema desafiado pelo Projeto de Escrita Criativa. Espero ter correspondido ao desafio. Para mim, não é praticamente fácil falar e, dar dicas sobre algo que hoje em dia por vezes, deparo-me com situações que gostaria imenso de expressar e, não sentir que encontre as palavras e, expressões corretas para escrever sobre o que vejo, oiço, toco, saboreio, cheiro e, que sinta. Alguma sugestão será sempre bem vinda! Podem (e, devem) fazer através dos comentários :)
É um Até Já? :*
P.s. Este foi mais um desafio ligado ao Projeto de Escrita Criativa. Um projeto que ajuda a todos os amadores de escrita e, escritores propriamente ditos a desenvolver e, a recriar temas jamais imaginados. É um Projeto que ajuda-nos a crescer e, a tornar-nos mais fortes. Obrigado por todo o carinho :)
Adorei as dicas e confesso que já usei dessas dicas na hora da escrita.
ResponderEliminarVisão, audição e o nosso tal sexto sentido é o que mais utilizo.
Ótima semana,
http://estante-porcelana.blogspot.com
Olá :)
EliminarComo deve ter conhecimento, nem sempre escrever é fácil… e quando temos um bloqueio? As dicas são no sentido de tentar facilitar esse processo…
Um beijinho :*