Projeto Escrita Criativa : 5 Dicas para Encontrarmos Inspiração

O Projeto Escrita Criativa deu-se um desafio bastante poderoso. Desafio esse que, para mim, é difícil descrever porque não é um tema fácil. O mesmo consta em apresentar 5 dicas sobre como encontrar inspiração. Por vezes, encontrar inspiração não é fácil. Mas vou tentar dar umas luzes, visto que escritores, bloggers, artistas sentem dificuldade em encontrar inspiração e, exprimir o nosso verdadeiro ser em tudo o que fazemos.



As (minhas) dicas não passam de utilizar os nossos (cinco) sentidos para ganhar inspiração. Como já conhecem, são eles:
1) Visão
2) Audição
3) Olfacto
4) Paladar
5) Tacto
6) Dica Extra!


1) Visão:
A nossa visão é muito importante para a inspiração. Duas pessoas estando no mesmo lugar e, tendo a mesma visão, não irão, certamente, obter os mesmos comentários, observações.
Por vezes, passear muito sem destino é um grande meio em busca de inspiração. Viajar e conhecer novas culturas e personalidades é sempre um pouco "estranho", principalmente para quem não está habituado a sair da sua zona de conforto. Aconselho a ter sempre um bloco de notas, agenda, espaço onde se possam anotar ideias para mais tarde refletir e, expressar do que os nossos olhos viram e, captaram.

2) Audição:
Uma das tarefas mais importantes na audição é por exemplo, ocasionalmente, irmos na rua ou irmos a um café com os amigos e, ouvirmos uma conversa e, sentirmos necessidade de comentar e, expressarmos. Ouvir música (a mim inspira-me muito), escutar algo através da audição e, colocar escrito e, em papel tudo o que interpretamos é fantástico.

3) Olfacto:
A Sensação de tocarmos em algo e, sentirmos a textura, espessura, tamanho dos objetos é enorme e, podemos compará-los com outra situação antes sentida é no mínimo inspirador.
Captar sensações através do toque é outro ponto essencial na escrita de um belo artigo.

4) Paladar:
Paladar ou Gosto, obviamente, é sempre associado a algo que degustamos, mas não só. Podemos sempre utilizar adjetivos, expressões utilizadas como se saboreássemos realmente, seja bom ou mal, com algo que esteja acontecer connosco ou com o próximo.

5) Tacto:
Falamos de todos os sentidos e, o Tacto não é exceção na busca de inspiração. É um sentido muito semelhante (na procura de inspiração) com o olfacto mas com outro meio e tarefa diferente. Não é menos importante tudo o cheiramos através do nosso nariz e, poder descrever uma mera situação do dia-a-dia como se tivéssemos realmente associar a um cheiro. É no minímo, desafiante!

Extra Dica: A sexta dica.
E, porque não a sexta dica talvez associado ao Sexto Sentido da Mulher ligada às relações e, sentimentos que guardamos para nós?
Inspiração? Podemos "ganhá-la" através de situações no contexto pessoal, social, profissional, familiar, meras situações do quotidiano.
 Ler um pouco, criar antipatia com o escritor X e personagens, querer escrever qual seria o nosso critério ou prepósito. Seres Humanos têm direito a pensar de forma diferente e, idealizar pensamentos por nós próprios, certo? Porque não ser um ponto forte de inspiração?
O importante é realmente descobrir qual a parte do dia em que ganhamos esse poder. Marcar um tempo na nossa agenda apenas para nós. Estarmos a sós e, pensar apenas em nós não é egoísta, muito pelo contrário. Ter tempo para fazermos algo que realmente gostamos é inteligente!
Este foi o tema desafiado pelo Projeto de Escrita Criativa. Espero ter correspondido ao desafio. Para mim, não é praticamente fácil falar e, dar dicas sobre algo que hoje em dia por vezes, deparo-me com situações que gostaria imenso de expressar e, não sentir que encontre as palavras e, expressões corretas para escrever sobre o que vejo, oiço, toco, saboreio, cheiro e, que sinta. Alguma sugestão será sempre bem vinda! Podem (e, devem) fazer através dos comentários :)

É um Até Já? :*


P.s. Este foi mais um desafio ligado ao Projeto de Escrita Criativa. Um projeto que ajuda a todos os amadores de escrita e, escritores propriamente ditos a desenvolver e, a recriar temas jamais imaginados. É um Projeto que ajuda-nos a crescer e, a tornar-nos mais fortes. Obrigado por todo o carinho :)

Comentários

  1. Adorei as dicas e confesso que já usei dessas dicas na hora da escrita.
    Visão, audição e o nosso tal sexto sentido é o que mais utilizo.

    Ótima semana,
    http://estante-porcelana.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Como deve ter conhecimento, nem sempre escrever é fácil… e quando temos um bloqueio? As dicas são no sentido de tentar facilitar esse processo…
      Um beijinho :*

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]