COMER, ORAR, AMAR | ELIZABETH GILBERT [REVIEW]




Olá, queridos!

Hoje partilho convosco a opinião literária de um livro que li muito recentemente. Ele não estava na minha TBR para outubro, muito menos para novembro, mas como tinha terminado uma leitura e, estava em véspera de viagem, procurei na estante um livro com uma história simples e que há partida já conhecida, pois já vi o filme há alguns meses.

Comer, Orar e Amar é uma história da própria autora (segundo pesquisei) e, queria muito a versão escrita.

Sem muitas demoras... Vamos conhecer melhor o livro?





Ficha técnica :

Título Original : Eat, Pray, Love | Título Português : Comer, Orar, Amar
Autora: Elizabeth Gilbert | Editora : Bertrand
Género : Romance | 1.a edição em Fevereiro de 2009
Número de páginas : 512 | ISBN 978-972-25-1893-2
Lido em novembro/2019




Sinopse:


"Aos trinta anos, Elizabeth Gilbert tinha um marido, uma casa de campo, uma carreira de sucesso - tudo aquilo que uma mulher pode desejar. Ou talvez não…

Deixa então tudo para trás e, depois de uma arrasadora crise existencial e de um divórcio difícil, parte à aventura. Dividida entre o desejo de prazeres mundanos e a aspiração a uma transcendência divina, experimenta as delícias da dolce vita em Itália e o rigor ascético na Índia.

Na Indonésia, procura o equilíbrio e encontra o amor.
O relato desses doze meses de viagem constitui um mosaico de emoções e experiências culturais, recheado de personagens envolventes, descrições vívidas e histórias apaixonantes."




Opinião...

Sobre as personagens & Narração...

Nesta narração, a autora utiliza a sua história no fundo para se encontrar novamente, principalmente o seu equilíbrio e o seu amor próprio. Inocentemente, retrata a bela cultura e gastronomia italiana através dos belos "manjares" que o país oferece.

Na Índia através da meditação tenta encontrar a sua paz interior, mas é na Indonésia que reconhece que… A tem e não sabia e, assim, reencontra o amor.



"No fim de contas, há sempre duas figuras num casamento: dois votos, duas opiniões, dois conjuntos de decisões, desejos e limitações incompatíveis."


O livro não era de todo o que esperava, pois pensava que a autora retratava muito mais os países em sim (A nível turístico, por exemplo) do que propriamente da rica cultura de cada um deles.

Não foi de todo uma leitura fluída devido a talvez ser um livro que tenhamos que ler muito de cada vez para nos agarrar e, ultimamente com o pouco tempo que tenho dispensado para a leitura não o conseguir fazer. Também, na fase inicial a autora utiliza muitas expressões típicas de Itália, o que aborreceu-me um bocado.



"A única coisa mais impensável do que ir embora era ficar, e a única coisa mais impossível do que ficar era ir embora."

No fundo, "Comer, Orar, Amar" teve o seu prepósito que é de entretenimento e, também pelas mensagens, lições e, inspirações de vida que transmite. Contudo, entre o livro e o filme achei-os muitos semelhantes mas, gostei muito mais do filme. (Isto é inédito!)

Esta comovente e divertida viagem de autodescoberta através do desconhecido foi adaptada ao cinema num filme protagonizado por Julia Roberts e Javier Bardem. Podem ver a minha opinião do filme na Rubrica da Semana Temática dos Filmes aqui .




Avaliação : 3 / 5 *



Resumidamente, foi uma boa leitura de um livro que estava há muito tempo para ler e, aconselho a quem o leia ler às grandes "doses" e não aos poucos (como eu).


Penso que, este trabalho da Liz será uma história que iremos para sempre recordar mas…

 Um conselho: Leiam primeiro e, depois vejam o filme. 




Para quem conhece a história que acha? Gostou deste livro e da forma de escrita da autora?

Já desiludiram-se com a leitura de algum livro após terem visto o filme? 

Contem-me coisas :)

Até à próxima! 


Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. O caso que tenho mais presente é da trilogia das 5o Sombras, péssimos os filmes. Cortaram imensos detalhes importantes, não percebi a histeria das pessoas. Achavam mesmo que os filmes iam ser iguais aos livros. Nem sequer se assemelham.

    Do livro em questão nunca li, mas já ouvi falar muito do filme.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana! Concordo! Da triologia da EL James gostei mais dos livros e mesmo assim não é das minhas sagas preferidas. Quanto a este título da Elizabeth, gostei mais do filme.
      Beijinho 😘

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]