Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto [Projecto Escreve-te]

Dia 27 de janeiro, ano após ano é celebrado o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto.

Todos os anos a ONU - Organização das Nações Unidas, escolhe um tema de modo a refletir dentro da causa. Em 2019, o assunto escolhido é a Defesa dos Direitos Humanos em memória de todas as vítimas deste evento que, foi marcado na história entre 1941 e 1945

Resumidamente, o holocausto é identificado como um grande desastre humano significando assim o genocídio do povo judaico pela Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais, opositores do partido nazista, entre muitos outros, durante a Segunda Guerra Mundial. 

No século XIX, muitas comunidades judaicas oriundas de países europeus pensariam ter o respeito e igualdade relativamente às dos seus países de origem. Por vezes, os judeus eram traídos por grupos/comunidades semelhantes. 

Neste dia ocorrem várias cerimónias de homenagem às vítimas do holocausto, o secretário da ONU transmite uma mensagem especial, entre outros eventos.




27 de janeiro foi a data escolhida para a comemoração. Foi a 27 de janeiro de 1945 que teve a libertação do principal campo de concentração nazi, Auschwitz (na Polónia), pelos exércitos da União Soviética. Atualmente, o local é um ponto de visita para os mais curiosos. 

O Dia Mundial da Memória do Holocausto foi criado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 01 de dezembro de 2005.

Em Portugal e, em muitos outros países do mundo realizam-se ações de sensibilização, eventos, exposições fazendo assim, com que o horror vivido não seja esquecido e, se possível, não voltar-se a repetir no futuro. 

A esta data juntam-se outras relacionadas com a temática:

11 de Março | Dia Europeu das Vítimas do Terrorismo
04 de Junho | Dia Internacional das Crianças Inocentes Vítimas de Agressão 
26 de Junho | Dia Internacional de Apoio às Vítimas de Tortura
23 de Agosto | Dia Europeu da Memória das Vítimas do Estalinismo e do Nazismo
20 de Novembro | Dia Internacional da Memória dos Transgéneros 

Este foi um grande acontecimento histórico, infelizmente, não de vitória mas sim do grande preconceito existente entre o povo. Basicamente todo o povo que não acreditava na ideia nazista era "banido" da humidade. 

Era praticamente proibido ter uma crença diferente! 

Acredito que, devido ao Holocausto a sociedade foi aceitando a diferença nos dias de hoje, porém, penso que é um conceito esquecido e ignorado em inúmeras situações no dia-a-dia. Ainda existe uma grande falta de aceitação para o povo fechado que não aceita o dito "comum" e, é mau quando nem existe uma tentativa de… 

Isso revolta-me profundamente! Do povo esquecer-se dos antepassados e de guerras que houve para que a sociedade dos dias de "amanhã" tivessem outras mentalidades do que tempos houve. 

A sociedade simplesmente não aproveita o contexto de opinião do outro! Não aceita a diferença nem a capacidade de aceitação! 

Falar do holocausto é uma grande responsabilidade, pois merece um enorme respeito! Houve luta e garra para que, as mentes do "amanhã" fossem diferentes!




Espero que tenham gostado do artigo escolhido e escrito por mim, para este mês do Projecto Escreve-te ! Dentro de algumas horas irei estar de férias, mas o "mundo" por aqui não para! Não percam o próximo artigo, no dia 01 de fevereiro, sexta-feira! É a estreia da [Rubrica: Verdade Nua & Crua], um exclusivo aqui do Blog Tudo Sob Linhas.

Eu estou ansiosa para mostrar-vos. Quem estará por aí para acompanhar? 

Um beijinho grande :*

Direitos de imagem ilustrativa

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)

Comentários

  1. Parabéns pelo texto... não é fácil falar no tema... sobretudo depois de ler "Os Bebés de Auschwitz".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho ☺ não ouvi falar antes do livro, é bom?

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]