[REVIEW] Quando a Neve Cai de John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle

Olá a todos!
 
Hoje trago-vos mais um artigo de opinião e, apresentação do Livro "Quando a Neve Cai", constituída por três contos de Natal com diferentes escritores, sendo eles: Maureen Johnson, John Green e, Lauren Myracle.
 
 
Este era um dos livros que tinha destinado para início em janeiro (no meu plano literário para 2019), mas comecei-o praticamente na véspera de Natal, terminando antes do final de ano.
 
É curioso, porque o meu gosto de livros nunca tinha-me feito pensar que,  o Natal poderia ser bem mais especial tendo como uma mascote acessória à época e, à minha pessoa!
 
Tendo eu, acabado de ter lido uma saga ("Adivinha Quem Sou" de Megan Maxwell, na qual irei partilhar convosco em breve) foi interessante ter começado um livro para aquecer-me no Natal e, a alma!

Aproveito para, apresentar-vos de uma forma muito breve, as duas escritoras que fazem parte do livro e, que eu antes da leitura do mesmo, desconhecia-as. Então:

Maureen Johnson é autora bestseller de vários livros, entre os quais se destacam "The Name of the Star (nomeado para o Edgar Award), "13 Little Blue Envelopes", "Devilish", "Girl At Sea" e "Suite Scarlett".

Lauren Myracle é autora de vários livros para jovens e jovens adultos, incluindo os bestsellers do New York Times Thirteen, ttyl (talk to you later) e ttfn (Ta ta for now), estes dois últimos da série "The Internet Girls".
 
Quanto ao Livro…
Ficha Técnica:
Título Português: Quando a Neve Cai
Título Original: Let it snow
Escritores: Maureen Johnson, John Green e Lauren Myracle
Editora: Topseller
Género: Romance Contemporâneo
7ª Edição em outubro de 2015
Número de páginas: 317
 
Sinopse:
"Numa cidade isolada por uma das maiores tempestades de neve dos últimos cinquenta anos, três histórias, oito raparigas e rapazes a mais uns quantos caminhos vão cruzar-se num romance brilhante, mágico e divertido, a que não faltarão fragmentos de amor, laços de amizade, uma maratona de filmes do James Bond e beijos muito apaixonados."
 
 
 "Com um enredo bem estruturado, cada ponta solta deixada por um autor é devidamente atada pelo que lhe segue. Uma leitura maravilhosa para qualquer altura do ano." - Booklist
 
 
 
Opinião:
Na minha opinião, gostei do pormenor de, as personagens principais de um livro serem secundárias noutro conto. A dada altura, para quem ainda não leu, é confuso porque reconhece-se os nomes e, pensamos fazer parte tudo de um único conto, mas não.
Por ser Natal e, este ter sido o meu primeiro livro associado à época foi especial por isso.
 
Como tinha-vos dito, o livro contém três contos. "O Expresso de Jubilee" de Maureen Johnson, "Um Milagre de Natal Fantabulástico" de John Green e, "O Santo Patrono dos Porcos" de Lauren Myracle.
 
Em "O Expresso de Jubilee" fala-nos da história de uma adolescente: Jubilee. Os pais da adolescente foram presos devido a uma das paixões da família e, a mesma tem de deslocar-se de comboio até à Florida para passar o Natal com os seus avós. Entretanto, devido à maior tempestade de neves dos últimos cinquenta anos estar naquele momento a decorrer, o comboio a "meio trânsito" não avança mais e, fica retido. A jovem que, não pretende ficar retida junto com o comboio e, os restantes passageiros sai e, dirige-se à Waffle House para tentar ficar mais quente e confortável. É a partir daqui que, toda a aventura começa!
 
"Um Milagre de Natal Fantabulástico" conhecemos a história de três adolescentes (Tobin, Duke (ou Addie) e, JP) que, na noite de Natal e, com a (maior) tempestade dos últimos cinquenta anos decidem chegar de carro à Waffle House que, até não fica muito longe de casa, mas devido à neve acabam por debater contra um monte e, a aventura começa quando… decidem ir a pé!
 
"O Santo Patrono dos Porcos" conhecemos Addie. Addie que, gosta de ser o centro das atenções e, está habituada a isso mesmo. Muitas das vezes, por preocupar-se e, pensar imenso esquece-se dos compromissos com o mundo ao seu redor. Uma das melhores amigas de Addie tem como presente um porquinho de estimação e, Addie oferece-se para o ir buscar à loja dos animais pelas 09h00 da manhã do dia seguinte… O problema é que, de ser tão desastrada e, perdida nas horas, esquece-se… Quando se lembra do compromisso vai à loja dos animais mas, o porquinho já foi vendido.
 
Contudo, foi uma leitura pontual e, mais direcionada (na minha opinião) para adolescentes. No próximo Natal espero encontrar outro livro associado à época, pois, de certa forma, ajuda-me a dar alguns valores como laços familiares, espírito de aventura, reencontros e, a magia do Natal. Digo-vos desde já que, não sou grande fã desta época natalícia e, ao ler conto após conto vai-nos contextualizado na época, gosto por livros de Natal e, a magia que ali se incorpora.

"Este livro é, sem dúvida, um dos meus livros preferidos. Na realidade é um livro mais que perfeito. Quando a Neve Cai será a minha leitura de Natal por muitos anos, e tenho a certeza de que se lerem este livro maravilhoso também virá a ser a vossa…" - The Guardian


Classificação da Leitura: 3/5

Tempo de Leitura: 4 dias

Deixo-vos com alguns testemunhos que o livro contém.
 
"Três dos mais bem-sucedidos autores norte-americanos de ficção para jovens adultos juntam-se para interligar três histórias passadas em plena véspera de Natal na mesma pequena cidade da Carolina do Norte. Cultura contemporânea, acontecimentos cheios de humor e romantismo e personagens fortes engrandecem esta colaboração empenhada." - Kirkus Reviews
 
"Ternurentas mas sem serem piegas, estas histórias cuidadosamente trabalhadas irão aquecer os corações dos leitores." - School Library Journal
 
"Os três autores partilham de um sentido de humor irónico e muito particular, o que ajuda a colar as suas histórias num único livro pleno de romance e de espírito festivo." - Horn Book


Para quem já leu e, sendo um livro mais direcionado para a época Natalícia, espero que tenha gostado como eu :) Para mim, do escritor John Green apesar de o admirar imenso não gosto particularmente do seu trabalho. Mas este tornou-se especial. Especial no Natal! :)
 
Quem já leu ou tem interesse, podem aproveitar o setor abaixo para deixarem a sua opinião, crítica.

Um beijinho grande e, é um Até Já? :*


Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)

Comentários

  1. Nunca li nenhum livro de natal na altura que lhe corresponde. O livro parece bonito sim, mas de facto concordo quando dizes que está direccionado mais para adolescentes!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Sim, há sempre uma primeira vez para tudo e, este livro foi o meu primeiro de Natal :)
      Mas sim, foi bonito na visão de pureza e, inocência que a época traz-nos :)
      Beijinhos :*

      Eliminar
  2. é um dos livros que quero ler este ano! Tenho muita curiosidade com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rafaela!
      Apesar de ser um livro que lê-se bem durante todo o ano, aconselho vivamente que, seja na época do Natal :)
      Beijinhos :*

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]