Projeto Escreve-te | Setembro Amarelo

Olá a todos! 

Hoje, temos um post diferente! Um post onde visa dois conteúdos que adoro: Projetos x Causas. Adoro desafios e, por isso ou devido a isso liguei-me a um projeto que acho super interessante : O Projeto Escreve-te

Para muitos de vós poderá ser mais um, não? Mas podem acreditar que, para nós bloguers é um desafio, uma honra pertencer a um projeto onde podemos ir um bocadinho mais … além! Desafiarmos a nós próprios! Sempre que posso e, tenho disponibilidade gosto de ligar-me a este tipo de desafios literários. E a dinâmica acordada para este mês e, nada melhor que, pronunciarmos sobre uma causa. 


Referente ao mês corrente temos a Causa "Setembro Amarelo". Já ouviram falar? 

A campanha "Setembro Amarelo" está ligada à prevenção do suicídio. A nível mundial, o dia 10 de setembro foi escolhido para Dia de Prevenção do Suicídio. A ideia é, sobretudo, promoção de eventos que abram portas a debates sobre suicídio, consciencialização sobre a prevenção do mesmo, e, divulgação do tema alertando a população sobre o quanto é importante comunicarmos sobre as situações, combatendo assim, o estigma e pensamentos menos positivos. 

Foi atribuído o amarelo e, durante a campanha alguns lugares públicos no mundo têm por hábito iluminar-se da cor. 

Em Portugal, o movimento foi dinamizado pela primeira vez em Beja, em 2017. O movimento esteve a cargo da Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo. 

Pensamos que não, mas cada vez mais acontece! E, acontece com a maior frequência e, ideia do que imaginamos! 

Acontece por diversas formas. Não podendo dar a minha palavra e/ou testemunho de pessoas ou familiares próximos, todos nós vemos notícias, ouvimos coisas… geralmente em terras pequenas como é o meu caso! E, vemos a acontecer por coisas tão absurdas. Tenho o hábito de dizer que, "tem jovens matando-se com as suas próprias mãos e, crianças, pessoas, velhinhos a lutarem pela vida" e, não deixa de ser verdade!

A vida é o que de mais precioso temos e, se não a gerirmos da melhor forma estamos habilitados a cair num precipício. A vida é difícil para todos. Mas, todos temos que ter a força interior de vencer. Procurar alguém que, sejam os nossos ouvidos e, conselheiros em situações menos fáceis. Em último caso, porque não um profissional? Ao detetarmos o problema a tempo, estamos a ser mais fortes e, corajosos que conhecemos. Não é um ato de fragilidade… Muito pelo contrário. Estamos a ser grandes. 

E, não se esqueça… 






Comentários

  1. Olá!!! Gostei muito do teu texto. Tem muitas e boas informações, está claro e concreto. Gostava só que tivesses explorado um pouco mais a tua opinião pessoal, apesar de saber que é um tema muito difícil e controverso. Eu ainda não tive coragem de falar sobre ele! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marisa, agradeço a sua apreciação. Acho que, como disse, é um tema extremamente difícil de escrever. Quanto mais como disse, nunca testemunhei o "suicídio" de tão perto. Não vou opinar se acho que é um ato de desespero, opção ou coragem porque o motivo está em cada um que o comete. Tento é alertar que há opções para evitar isso, porque a nossa vida é preciosa e, não a devemos por fim por culpa própria. Um beijinho grande :*

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Obrigado pelo seu comentário :) Melhores e mais iniciativas terei em breve :) Fique atenta :*

      Eliminar
  3. Olá tudo bem?
    Adorei a tua publicação mas sim também acho que apesar de tudo podia ser um pouco mais explorado, mas como referiste em comentários acima não podias falar de algo que nunca presenciaste como é óbvio.
    Contudo há que concordar contigo , com o que escreveste.. Em terras mais pequenas como zonas do interior os números são mais intensos e os casos de suicidio entre familiares por vezes acaba por ser uma coisa horrorosa.
    Acho que é importante tentar cada vez mais passar a mensagem de que é importante estar-se alerta para todos os pequenos sinais que podem evidenciar que algo não está bem, para depois não sentir-mos um sentimento de culpa por algo que aconteceu e nem conseguimos evitar.

    Quando aceitei abordar o tema no meu blogue achei muito importante informar quem me segue e quem vai acabando por chegar por outras vias ao meu blogue, de que o mês Amarelo existe e de que os números derivados disso existem e cada vez com uma maior frequência.

    www.meanddiamonddot.wordpress.com

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, como está?
      Sim, foi o que tentei explicar que… Como nunca tinha presenciado de perto não conseguiria chegar a uma opinião mais concreta e precisa do que dei. Como referiste e, bem, os números são cada vez maiores. Nem fazemos ideia da frequência que acontece, infelizmente. Apesar de tudo, quando terminei o post fiquei pensada e, ao mesmo tempo de existir causas como esta. O Suicídio é quase… tipo matar-nos com a nossas próprias mãos, comparando por exemplo, com a causa do Outubro Rosa. Uma causa que, não podemos controlar. Entende o que quero dizer?

      Apesar de tudo, seja bem-vinda colega :) E, felicidades :) Beijinhos :*

      Eliminar
  4. Olá Ana
    Adorei a forma como apelas à vida e ao facto de cada um de nós ser responsável por cuidar dela. Bom trabalho!
    Beijinhos
    https://kidsandgrown-ups.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Guida, obrigada pela sua apreciação :) Mais e melhores posts virão ;) Seja sempre bem-vinda :) Beijinhos :*

      Eliminar
  5. Olá Ana! Que post lindo! Emocionei-me até pela forma como falas da importância que a vida tem. Excelente trabalho que fizeste! Adorei mesmo e estás de parabéns!

    Obrigada por participares no projecto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :) Muito obrigado pela sua análise :) É um prazer sempre participar em projetos que desafiam-nos :) Parabéns a si, porque criou um projeto que faz-nos criar textos e, produtos maravilhosos :)
      Um beijinho grande :*

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]