#12 O CONSUMISMO NO NATAL [RUBRICA VERDADE NUA & CRUA]
Esta é a última Rubrica Verdade Nua & Crua de 2019 e, como não poderia deixar de ser… Vamos falar um pouco sobre o Consumismo nesta época de dezembro que é o Natal.
Muitos curiosos olham para as nossas casas como se fosse um troféu ou algo adquirido sem esforço e como um dado adquirido. Eu digo que… A nossa casa é o nosso lar! É onde nos sentimos bem e, custa-nos todos os dias a deixar para fazer a rotina normal.
Muitas pessoas que visitam-nos nesta época olham para a nossa decoração, para a árvore e para os presentes que a família já contém no "sapatinho". Olham para a mesa recheada e, até questionam a receita de cada doce para certificar se foi nós que o fizemos ou não.
Além disso e, o que pretendo focar-me - essencialmente - é nos presentes ou ato simbólico que damos ou recebemos.
Sabem que…
As pessoas olham ao valor do presente e não ao simbolismo do tipo:
"Uau! Lembrou-se de mim!"
"Uau! Lembrou-se de mim!"
Natais melhores do que outros, acho que o importante é conseguirmos reunir a família, os nossos amigos e quem nos quer bem. É uma altura stressante, é verdade, porque quase não paramos em casa e, arranjar um tempo para descansar é quase impossível mas… O importante é aquilo que recebemos dentro de nós. O convívio que gera! E o coração cheio, sobretudo!
As pessoas olham para o valor que - podemos ou não - dar ao próximo. Olho mais à visita inesperada. Às gargalhadas soltas pela casa. Pela quantidade de pessoas que consegue-se juntar na mesma mesa - Que nem sempre é tarefa fácil. Olho mais a um gesto como "Precisas de ajuda?" do que colocarem-me um Ferrari à porta.
Tudo isto para dizer que…
Vivam mais! Esqueçam os bens ou luxos materiais!
Não olhem aos detalhes e, mesquices! É tudo acessório!
Não olhem aos detalhes e, mesquices! É tudo acessório!
Claro que ingénuo é aquele que diz que não gosta de receber mas… Há tanta forma saudável para colher nesta quadra :)
Tinha o assunto ja pensado há longos meses e, achei que dezembro esta o mês propício para o partilhar. Vemos tanto consumismo que - por vezes - esquecemos que com pouco pode-se fazer muito. Basta ter criatividade e originalidade para imaginarmos algo mais simbólico do que monetário.
Espero que tenha transmitido a mensagem e, de certo modo, concordem.
O meu maior presente para vós é continuar ativa neste mundo que tanto gosto e dá-me prazer.
O vosso é continuar desse lado, a acompanharem e a subscreverem o blog por mail :)
Eu amo esta época por puder reunir me com a minha família, mesmo que haja aniversários ou outro tipo de festas, o Natal é aquela época em que nos aquece mais e estamos mais dispostos a partilhar momentos. Hoje em dia já não ligo muito aos presentes, mas amo dar e ver no rosto de quem recebe aquele brilho no olhar de que recebeu algo simbólico mas que gostou e isso deixa me tão feliz!
ResponderEliminarUm beijinho enorme **
https://bauderecordacoes24.blogspot.com
Olá, querida!
EliminarExato. Partilhas um pouco da mesma opinião que eu. Natal, para nós, não é uma árvore cheia de presentes, mas sim, uma família e amigos reunidos ao longo desta quadra.
Beijinhos
Comecei recentemente um blog pra falar sobre meus questionamentos e compartilhar com outras pessoas. Navegando por um site, vi esse seu artigo compartilhado lá. Achei muito interessante sua opinião sobre o natal e acredito que também é a de muitos. Concordo que, hoje em dia, muitos invejam o que temos e não dão valor para nossa amizade ou para nossa atenção. Dão valor apenas para o que podem ganhar estando conosco. Mas do meu ponto de vista, o natal é só mais um feriado no calendário. Podemos fazer o bem para outras pessoas em qualquer época do ano. Podemos visitar familiares e amigos que não vemos a tempos, em qualquer época do ano. Falo um pouco mais sobre isso no meu blog, se quiser dar uma olhada e fazer sua reflexão, vou ficar feliz em ler. Muito bom seu artigo. Espero que continue tendo sucesso, não só com o blog, mas na sua vida.
ResponderEliminarperipeteiadavida.blogspot.com
Olá :)
EliminarExato. Concordo com tudo o que diz.
Que 2020 seja um ano melhor :)
Abraço