FEMINISMO DE A A SER | LÚCIA VICENTE [OPINIÃO]

 
 
Olá a todos!

Espero que se encontrem bem.

Hoje venho-vos falar um pouco sobre o mais recente livro publicado em Portugal pela Objetiva (Grupo Penguim Random House), onde agradeço gentilmente a cedência do exemplar para ler um assunto na qual interesso-me muito.



 
Foi um assunto que já escrevi tanto e, tantas respostas ficam sempre com a "ponta solta" por não haver simplesmente uma justificação para o facto de nenhuma Mulher conseguir ter mais sucesso do que um Homem !! Ou, pelo que sempre que queiramos algo temos de lutar a dobrar para sentirmo-nos realizadas.

Podes ler mais sobre os artigos que escrevi sobre a temática do Feminismo nos seguintes links:

 
 
Mas… Porque o importante é falarmos do Livro "Feminismo de A a Ser" de Lúcia Vicente,
vamos conhecer um pouco mais…

 


Ficha Técnica:

Título Português: Feminismo de A a Ser
Escritora: Lúcia Vicente | Editora: Objectiva
Género: Desenvolvimento Pessoal | 1.ª Edição em setembro de 2019
Número de páginas: 184 | ISBN 978-989-665-884-7
Lido em Dezembro / 2019 




Sinopse:

 
" O que significa, hoje, ser feminista?

 
Em Portugal, onde 28 de mulheres foram vítimas de femicídio em 2018 e onde a diferença salarial média entre um homem e uma mulher é superior a 22%, o feminismo é uma urgência, não um capricho.

A igualdade de direitos, de deveres e de oportunidade para todos, independentemente do seu género, credo ou raça, está prevista na lei. A vida das pessoas e os números a que dão origem, porém, demonstram que a concretização desta prerrogativa continua longe do horizonte da maioria. Preconceitos culturais profundamente enraizados na mentalidade da sociedade, como o machismo, a homofobia, o racismo, acompanhados de normas socais particularmente penalizantes para as mulheres, fazem do feminismo uma luta universal e premente a que todos devemos juntar-nos.




 

No entanto "feminismo" e "feminista" ainda são palavras que provocam desdém e desconfiança em muitos, que vêem nele uma guerra vingativa contra os homens e contra a sociedade.
O feminismo pode lutar com todas as suas armas contra as desigualdades sociais e contra o machismo, mas o seu maior inimigo continua a ser a desinformação. "


 
 
 
Opinião do livro…
 
"Por isso, Lúcia Vicente, feminista convicta e activista, fez desta a sua luta e escreveu "Feminismo de A a Ser", uma espécie de manual do utilizador feminista, para que todos conheçam a história deste movimento, as suas reivindicações, as suas personagens e momentos mais marcantes, os seus dados mais relevantes, de onde vem e para onde quer ir.

 
Para que todos fiquem a saber o que é - e o que não é - o Feminismo."

 
 
A Lúcia aborda neste seu trabalho "Feminismo de A a Ser" questões muito pertinentes decorrentes nos dias de hoje. Coisas que podemos achar insignificantes mas tudo faz parte de um círculo vicioso, por assim dizer. Além da revisão de conceitos básicos como o Feminismo, Machismo, Sexismo, também é realçado toda a história da luta das Mulheres há - precisamente - 3,2 milhões de anos até hoje. Os dados estatísticos - Aqueles que têm por hábitos assustarem-nos tanto - a mim não foi surpreendente de todo as percentagens em que somos minoria em quase tudo.
 
 
A luta já vem desde há muito, mas há muito trabalho ainda a ser feito em prol das Mulheres. Para todas nós!
 
 
Achei muito curioso o facto de um livro ser publicado e, identificar-me tanto com o que é escrito com muita clareza e suavidade pela Lúcia.
 
 
"Feminismo de A a Ser" é quase um Manual do Feminismo, não só para ser lido por Mulheres, mas pelos Homens em geral.
 
 
Há certos detalhes que decorrem hoje em dia em que nem damos conta. Por exemplo, quando vemos um bebé e, este não está vestido nem azul nem rosa e perguntamos se é menino ou menina, em vez de, como aconselha a autora, questionarmos o seu nome.
 
Outras questões a nível social, político, familiar, profissional e, mesmo pessoal, para mim, foi quase como elemento obrigatório, não só para os nossos companheiros começarem a ler e, começarem diretamente por este título, mas para alertar as mulheres que há muito por fazer.
 
O sexo feminino não é o género mais fraco. Muito pelo contrário. E quando todos os Homens não pararem de olhar somente para o seu umbigo e, chegarem a casa e chegarem-se em pleno sofá à espera que tudo lhes caía no colo, temos um problema.
 
 
Porque, as Mulheres são o género mais forte, mais corajoso e mais versátil que existe. (E, não! Não é por eu ser apenas mais uma.)
 

 
Avaliação: 5 * / 5
 
Adorei simplesmente esta leitura. Sei que é um livro para ir lendo, conhecendo e, de certo modo, aprendendo. Mas simplesmente, o devorei. É um assunto que interessa-me muito e, não podia estar mais grata por existir um livro, em que tive a oportunidade de o ler, em que identificasse-me tanto a nível humano, pessoal.
 
É uma leitura que - claramente - não recomendo a sua leitura apenas a mulheres, mas aos Homens. Aos maridos, aos companheiros, aos professores, aos doutores, enfim… A todos! Porque todos nós somos filhos ou somos (ou seremos) um dia pais e filhos de alguém.
 
 
Ninguém nasce para ser - praticamente - escravizado.

 
E, quando formos vistas assim… O mundo está parado e, não em constante atualização de igualdade de géneros e de direitos.


Hoje fico por aqui. Agradeço uma vez à editora por ter-me cedido e dado a oportunidade de conhecer a Lúcia Vicente e o seu trabalho. (Obrigada!). Espero que tenham gostado uma vez mais da opinião.

Este é o último artigo publicado de 2019, mas voltarei em "massa" novamente em 2020. Espero que o ano trago-vos tudo de bom e que realmente merecem.

 
E, mulheres?

 
Se estiverem a organizar alguma festa de final de ano, não pensem que são infalíveis e as Super-Mulheres. Deixem os vossos companheiros ajudarem. Ou estão a organizar uma festa apenas para si? Sozinha?
 
Um beijinho grande e, até para o ano :)
 


Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Olá...
    Ainda não conhecia esse livro, mas, achei a premissa super interessante! Adoro ler livros que tem como tema central o feminismo, então, já anotei aqui na lista de desejados ;)
    Não sei se aqui no Brasil foi publicado, mas, vou procurar...
    Bjão

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Diane! Também achei o livro à partida muito interessante e adorei-o 😊
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Nos últimos anos que fui conhecendo e me identificando cada vez mais com o feminismo, vendo o quanto ele se faz necessário. O estado onde moro, por exemplo, é o que mais mata mulheres no país inteiro. Infelizmente enquanto acharem que ao sermos feministas, queremos a superioridade do sexo feminino e não igualdade, não avançaremos. Não conhecia essa obra mas me interessei muito pela temática e pela forma como foi abordada, com essas frases ditas por grandes mulheres. Vou procurar por aqui.

    Abraço,
    Larissa | Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      Fico triste em saber... Mas acredito que um dia tudo irá melhorar!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Ainda bem que cada vez há mais livros e informação sobre o feminismo. Existe, mesmo entre mulheres com educação académica, a crença que o feminismo não é preciso e que é extremista. Isto não passa por mais nada sem ser a pura ignorância, por isso é que fico sempre contente por ver um novo livro de autoras feministas.

    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Nem tem ideia do quanto fico revoltada também!
      É um livro e a meu ver com uma temática forte. Se ler entretanto, partilhe a sua opinião 😉
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Hey Ana! Tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas com certeza o assunto tratado nele é um daqueles que devem ser expostos em massa pra ver se pelo menos assim a população compreender. Infelizmente aqui no Brasil não muda em nada.
    Obrigada por comentar lá no blog.
    Volte sempre!

    | Blog Misto Quente |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá querida!
      Fico triste por saber que a situação no Brasil continua pendente no que diz respeito às mulheres! 😔
      Acredito que um dia tudo irá melhorar!
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]