O FIM DA SOLIDÃO | BENEDICT WELLS [OPINIÃO]




Olá leitores!

Hoje venho falar-vos de um livro que já tinha curiosidade há algum tempo. Foi um livro que ganhou o Prémio de Literatura da União Europeia neste ano. Simplesmente li a sinopse e fiquei delirada. Acredito que é uma história que muitas pessoas irão rever-se neste tão emblemático romance do autor.

Este livro foi escolhido para começar o mês de dezembro para o #desafioliterariotsl em que o tema deste mês é "Ler um livro com Prémio ou Reconhecimento" . Caso ainda não conheças o desafio, podes saber mais sobre este desafio mensal do Blog aqui  .

Sem querer desvendar muito mais sobre a sua premissa, vamos conhecer um pouco mais? 
 




Ficha Técnica:
 
Título Original: Vom Ende Der Einsamkeit | Título Português: O Fim da Solidão
Autor: Benedict Wells | Editora: Edições Asa
Género: Romance | 1.ª Edição em março de 2019
Número de páginas: 312 | ISBN 978-989-23-4439-3
Lido em dezembro/2019




Sinopse:
 
" Jules Moreau tem onze anos quando os pais morrem num acidente de carro. Nessa noite, a sua infância termina. Segue-se a ida para um colégio interno, juntamente com os dois irmãos mais velhos. Pouco a pouco, os laços que os unem quebram-se. Jules isola-se, alimentando-se das suas memórias; Marty refugia-se ferozmente nos estudos; e Liz procura todas as formas de evasão possíveis para preencher o vazio. O único consolo do protagonista advém dos momentos que passa na companhia de uma menina ruiva chamada Alva. As duas crianças leem, ouvem música, partilham o silêncio das tardes no colégio. E nunca falam sobre si mesmas.

Quinze anos mais tarde, os irmãos afastaram-se irremediavelmente uns dos outros. Jules, que continua a reviver o passado interrompido, apenas encontra alento no sonho de se tornar escritor e na ânsia de reencontrar Alva. E quando, por uma vez, tudo parece subitamente possível, uma força invisível - talvez o destino - volta a intervir. O fim da história de Jules está ainda por acontecer."





Opinião do livro…

É um romance que leva-nos a ter muitas perspetivas de vida. Ou seja, coloca-nos muitos "ses" e faz-nos refletir no que fomos um dia, somos hoje ou o que podemos "agendar" para o nosso futuro.

É um enredo irónica que fala - essencialmente - de relatos de pessoas banais, mas a escrita cuidada, intensa e, cruel de Bennedict Wells, baseado em fatos reais, faz o leitor sentir-se especial ao conhecer a história de Jules e Alva.
 



"(…) Desde que nascemos que estamos no Titanic. (…) O que quero dizer é que nos vamos afundar, não vamos sobreviver para sempre, isso já está decidido à partida. Nada pode alterá-lo. Podemos, no entanto, escolher andar por aí a correr, aos gritos e em pânico, ou fazer como os músicos que, com valentia e dignidade, continuaram a tocar, apesar de o navio se estar a afundar."


Jules, o narrador de toda a história faz-nos sentir como se a narrativa passasse connosco através de emocionantes descrições do tempo e espaço.

"O Fim da Solidão" é um livro comovente, melancólico, um verdadeiro "abre olhos" para lutarmos pelos nossos instintos e pela nossa identidade.


"O Fim da Solidão é um romance sublime sobre a vida que vivemos e as muitas vidas que não chegamos a viver."





Avaliação: 3,5 * / 5


Apesar de tudo foi uma leitura fluída, mas a certo ponto, não achei que trouxesse muito de novo para mim. Fez-me lembrar os romances de Nicholas Sparks e, como lemos já tanta história diferente estamos à espera de cenários diferentes.

Este livro foi lido para o #desafioliterariotsl , como disse, em que neste mês de dezembro o tema é : "Ler um livro com prémio ou reconhecimento" e, sendo "O Fim da Solidão" um livro com o Prémio de Literatura da União Europeia estava com imensas expetativas que, não foram de todo, superadas.

Espero que tenham gostado da opinião. Se já leram o livro espero que tenham gostado mais do que eu. Caso já tenham lido, aproveitem para pronunciarem-se na caixa dos comentários.

Não se esqueçam de seguir e subscrever por mail o blog para ficarem sempre atentos aos novos artigos.
Até à próxima! Beijinhos,


Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Olá, Diane! Acho que se não tivesse muito habituada aos típicos livros de Nicholas Sparks, tinha adorado esta história.
    Por isso, aconselho a todos a lerem. É, no conjunto, uma bela história :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Removi o seu comentário por conter spoiler ao título.
      Obrigada pela compreensão!

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]