Projecto Escreve-te | Outubro Rosa


A Campanha "Outubro Rosa" nasceu nos Estados Unidos em 1990, para movimentar as pessoas na prevenção contra o Cancro da Mama.

O movimento tem como objetivo promover e conscientizar a população sobre a doença, partilhando e, criando momentos, eventos sobre a temática.

Durante este mês existe várias datas próprias contra a doença. No dia 15 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde da Mama e, no dia 30 de outubro, o Dia Nacional de Luta contra o Cancro da Mama. E, é nestes períodos que a Liga Portuguesa contra o Cancro desenvolvem uma "Onda Rosa", procurando incentivar à prevenção e diagnóstico precoce contra o Cancro da Mama.

A participação de todos nesta Campanha/ Causa Nobre pretende potencializar e, precaver diagnósticos tardios.  

"Deus dá as maiores batalhas aos seus maiores guerreiros", certo?

A nível pessoal é uma causa a que estou ligada. Não por necessariamente por ser a "doença do século", mas porque cada vez mais existe casos de cancro e, ver pessoas, familiares e, amigas tão jovens e sofrendo com a doença. O Outubro Rosa ligado ao Cancro da Mama e Útero é um mês de extrema sensibilidade mas, todos os dias devíamos estar ligados e precaver diagnósticos de cancro.

Antes cedo do que tarde, certo?

Outubro Rosa ligado a cancro nas mulheres, penso que, veio de certa forma valorizar o quanto nós, Mulheres somos fortes. 

Não devemos "baixar os braços" e, devemos continuar sorrindo mesmo que passemos por um caso… complicado. E, não deixarmos de ser "menos" mulheres porque a vida obrigou-nos a retirar algo de nós. Não somos menos do que ninguém! E, devemos, seriamente pensar em nós, na nossa saúde e, nos nossos valores do que necessariamente olharmos para o aspeto exterior. 

É uma campanha a que estou ligada e, vou adquirindo bens e, contribuições para a causa. É algo que necessariamente choca-me… aterroriza-me… 

Nunca se esqueça… Hoje Meu, Amanhã Teu!


P.s. Este mês, o Projecto Escreve-te leva a cabo a mais um desafio, responsabilidade enorme. Por vezes é dificíl colocar em palavras a nossa opinião a temas tão dolorosos. A todas as pessoas que sofreram, lutaram e, conseguiram ultrapassar, o meu enorme respeito. São grandes. 👏



Comentários

  1. Olá flor, tudo bem?
    Parabéns pela participação nesse projeto!!
    Esse é um tema que precisa ser abordado sempre, não só em outubro como no ano todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Camila, agradeço antes de mais o carinho. Sim, é o mês referente à campanha mas a prevenção deverá ser de janeiro a janeiro. Beijinho

      Eliminar
  2. Parabens pelo texto. Continua a estar ligada a este tema da forma que estás, é importante para as pessoas que passam por esta situacao. Boa continuação 😊

    ResponderEliminar
  3. Gostei do teu texto. Que bom ver que tantas mulheres como nós estão ligadas a esta causa.
    Parabéns
    Beijocas

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]