Crónica: Sorriste-me de Joana Veríssimo

Joana, quando aceitei o desafio de ler um dos teus trabalhos, em forma de colaboração/parceria,  pensei eu, ser mais um livro que a (nossa) Literatura Portuguesa colocaria no mercado e, seria mais um… nas bancas que poderiam ler. Uns iriam gostar e, outros certamente não, como tudo na vida. Aceitei a colaboração e, desafiei-me a mim mesma visto que ultimamente parece-me que o tempo passa a correr e, não tenho tempo para nada. Assumi sem compromissos nem prazos para dar-te o meu veredito final. Com isto, passo a apresentar-te ao Mundo :
 
 
Joana Veríssimo, nascida em 22 de julho de 1996 em Coimbra. Atualmente, vive em Mira. Licenciou-se em Jornalismo e Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, sendo o jornalismo uma das suas grandes paixões. A maior de todas das suas paixões é, no entanto, a escrita, que serve-lhe de refúgio para as feridas causadas pela vida. Publicou o seu primeiro livro "Há Pesadelos Que Nos Fazem Acordar" em 2017, numa edição de autor e, a partir desse momento, percebeu com clareza que era este mundo que pretendia abraçar. 
 
 
Apresento agora o Teu livro.
 
Ficha Técnica:
Título Original: Sorriste-me
Escritora: Joana Veríssimo
Género: Romance
1ª Edição em julho de 2018
Número de páginas: 81
 
Sinopse:
"Deu de caras com ele e percebeu, naquele instante, que estava perante alguém que iria mudar a sua vida. Muitas vezes, basta um instante para percebermos se alguém vai ou não ter impacto nas nossas vidas. Bastou uma troca de olhares para saber que queria ser dele para sempre - ou, pelo menos, até algo os separasse, porque, não sendo ingénua, sabia que havia sempre algo a separar duas pessoas que se querem. Na verdade, há sempre alguma coisa a separar duas pessoas e, na maioria dos casos, é o facto de não se quererem da mesma forma. Quantas vezes teremos a sorte de querer alguém que também nos queira?"
 
 
"Há sorrisos que nos transformam, sorrisos que iluminam a estrada escura em que, por vezes, caminhamos , e nos fazem voltar a acreditar que vale a pena caminhar. Esta é a história da Laura e do Pedro, mas podia ser a tua história. Ou a história da tua amiga ou amigo, da tua irmã ou irmão, dos teus pais, dos teus avós, de alguém que conheças.
Esta é a história de duas pessoas que se encontraram e perceberam que não queriam voltar a trilhar caminhos separados. É uma história de amor, sem tempo nem lugar, que podia ser a tua história de amor ou de qualquer pessoa que escolha lutar em vez de fugir quando o amor aparece. E tu: lutas ou ficas à espera que o amor te caia no colo?"
 
Opinião:
Querida Joana, como dizes, não há tempo nem lugar para encontrarmos o amor. Como existem muitas "Lauras" e, "Pedros", digo-te que revi a minha história de amor com o meu companheiro no teu último capítulo. Retiro o excerto: "Por muito que acredite que é possível haver um clique à primeira vista, sei que contigo não foi assim, não houve um clique à primeira vista, não houve amor nos primeiros dias nem sequer no primeiro mês, … nem sei qual o momento exato em que isto se tornou amor…, mas quis-me apaixonar-me por ti porque sabia que iria valer a pena amar-te, e tem valido cada segundo."
É um livro (um pouco ingénuo) no que toca ao amor. Simplesmente, não conhecemos alguém na rua, sorrimos e, no dia seguinte "estamos casados". Contudo é um livro doce, genuíno e inocente. Adoro romance e, serei (para sempre, digo eu), uma romântica incurável. É uma história adorável onde tem princípio, meio e, fim. E sim, acho que consegues perfeitamente transmitir a mensagem. É um livro pequeno, mas faz-nos querer virar página sob página e, se for necessário reler a mesma página n vezes. Belas frases, belas lições que escreves.
 
Classificação da Leitura: 4/5
 
Tempo de Leitura: 1 dia (Algumas horas)
 
Recomendável a... Todo o público que adora romance e, de conhecer novos "projetos" da Literatura Portuguesa.
 
O mundo simplesmente devia ter mais "Lauras", "Pedros", "Joanas", para criarem trabalhos genuínos deste género. O mundo precisa disto… e, de mais amor, claro :) Não conheço outro trabalho teu, mas adorei o que li. Agradeço-te eu pela oportunidade. E, tenho a certeza que, no futuro, chegará aos Açores livros/trabalhos teus nas bancas. E, acredita que cá é muito difícil chegar muitos e bons :) Desejo-te tudo de bom e, no futuro, caso precises de mim, sabes onde encontrar-me.
Um beijinho enorme :*
 
"Foi o sorriso dele que a fez perceber que a simplicidade é das coisas mais bonitas que existem e que é nas coisas simples que reside o que é inesquecível."
 
"O tempo é inimigo do amor, passa sempre depressa quando devia abrandar e insiste em voar quando devia demorar só mais um bocadinho."
 
Pessoal, caso pretendam adquirir e, conhecer o trabalho de Joana Veríssimo, uma talentosa escritora Portugusa, deixo-vos os contatos:
 
Instagram: @joanaverissimoautora
Facebook: /jisrv
 
Será um Até Já? :*

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]