Crónica: Will & will - Um nome, um destino, de John Green e David Levithan

Termino assim mais uma história. Mais um livro. Com os dias frios a chegar e, sendo esta a altura que mais adoro ler, sabe tão bem! Sabem a sensação de estarmos no nosso conforto e, ouvir chovendo e o barulho do vento lá fora e, chegarmos simplesmente com o cobertor por cima de nós a entrar em novas personagens e a conhecer novos trabalhos? Digo-vos… É Fantástico! Se pudesse, não faria mais nada na vida (Risos).

Termino mais uma história, mais um trabalho de John Green em parceria com David Levithan: Will & will - Um nome, um destino.

"Esta colaboração peculiar mas terra-a-terra por dois excelentes contadores de histórias irá manter os leitores a virarem as páginas", School Library Journal

Após ter lido nos últimos dias um dos trabalhos de John Green, nomeadamente "As Cidades de Papel" e, ter-me simplesmente afastado uns dias de livros, literatura, porque simplesmente levou-me uma "Ressaca Literária", devido à desilusão e, acho eu, perca de tempo nesse livro, sou surpreendida por esta incrível história. Um tema que nunca abordei e, é de forma especial e, muito atual. Sim, o mundo evoluiu sabiam? E, já vão descobrir o porquê!


Ficha Técnica:
Título Original: Will e Grayson
Título em Português: Will e will - Um nome, um destino
Escritores: John Green e David Levithan
Editora: Edições Asa
Género: Romance
1ª Edição em outubro de 2014
Número de páginas: 304

Escritores:
John Green é autor de vários bestsellers do New York Times. Também é coautor, com David Levithan, de Will e will. Em 2006 recebeu o Michael L. Printz Award, em 2009 um Edgar Award, e foi duas vezes finalista do Los Angeles Times Book Prize. 

David Levithan é um autor premiado de vários livros para adolescentes que foram bestsellers do New York Times. Também é coautor, com John Green, de Will e will. Trabalha ainda como editor e, no seu tempo livre, tira muitas fotografias.



Sinopse:
"Evanston não fica muito longe de Naperville nos subúrbios de Chicago, mas os jovens Will Grayson e will Grayson bem que podiam viver em planetas diferentes. Quando o destino os leva à mesma encruzilhada, os Will Graysons veem as suas vidas a sobreporem-se e a seguirem novas e inesperadas direções. Com um empurrão de amigos novos e velhos - incluindo o enorme e enormemente fabuloso Tiny Cooper, jogador ofensivo na equipa de futebol americano da escola e autor de musicais - Will e will embarcam nas suas respetivas aventuras românticas e na produção épica do musical mais extraordinário da história."



"Numa noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra… will grayson. Os dois adolescentes partilham o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas mesmo circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar numa aventura de proporções épicas."




Opinião:
Após a minha última desilusão com um dos trabalhos do escritor, admito que tive receio, pois como adoro ler acabei-me por afastar por um pouco. Será que alguém leu "As Cidades de Papel" e, gostou? Por favor, ponham o dedo no ar!! 
Referente a Will & will, … Alguém acredita em coincidências? Pois bem. Qual é a probabilidade de não conseguires por algum motivo não entrares num sítio ires até a um lugar apenas para passar o tempo e,... encontrares outra pessoa com um nome igual ao teu? O destino dos dois jovens (Will Grayson), simplesmente cruzaram-se. Esta história cheia de destinos marcados, amor, orientação sexual, carência, depressão, aparência física, entre outros pontos sensíveis, a meu ver, estão retratados em apenas 304 fabulosas páginas. 
Muito resumidamente, Will Grayson é um jovem normal, comum até encontrar o outro will grayson. Por coincidência encontram-se… will grayson, um jovem não "saído do armário", cheio de inseguranças, depressivo, vai até Chicago para encontrar-se com o seu amor virtual Isaac. Isaac no momento é apenas uma personagem virtual e, inventado meramente pela sua melhor amiga Mara que, dada a altura, apaixona-se pelo amigo e, desconfiada decide pregar-lhe a partida. Por coincidência will vai até ao local marcado e, encontra o outro Will e, tudo muda a partir daí. will conhece um dos melhores amigos de Will, Tiny Cooper, que é, Gay assumido e, os dois desenvolvem o seu mundo e, apaixonam-se. 
Tiny Cooper é um actor, escritor de musicais e, decide escrever uma peça onde realça a sua vida amorosa e, descreve todos os seus finais e, pessoas com quem se cruzou até então. Por circunstância entre os dois, acabam por separar-se. 
Achei Will & will fantástico porque, além de retratar as vidas sociais dos jovens revela, ainda hoje em dia, um problema de aceitação na sociedade por apenas a sua orientação sexual não ser igual a muitos dos outros. Quando era adolescente, posso admitir que fazia-me confusão. Hoje, o que importa-me seriamente é que independentemente da orientação sexual, cor, nacionalidade, idade, habilitações, whatever, é necessário e, o mundo cada vez necessita mais de pessoas felizes. 
Além do mais é um livro mágico. E, só quem leu ou irá ler é que verá o valor da história e, de toda a ação. 

"Uma história de amor intelectualmente existencial, eletricamente efervescente que mescla de forma brilhante o ridículo com o realista.", Kirkus

Classificação da leitura: 4/5

Tempo de leitura: 6 dias

Recomendável a... A todo o público jovem (quando digo jovens o que importa é o espírito e, não propriamente a idade que temos no passaporte), público que goste de musicais, público que goste de romance, suspense e, de ler coisas diferentes com muitos sentimentos misturados. 

"Uma história cheia de energia de amor adolescente, luxúria, intriga, fúria, dor e amizade intercalada com doses generosas de comédia", Booklist

Retiro uma citação que achei fantástica e, muito sincera :

"Podes escolher a dedo os teus amigos e podes meter o dedo no nariz para o limpar, mas não podes meter o dedo no nariz do teu amigo." 

Para bom entendedor de metáforas, compreende o significado. 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]