Crónica: O Diário da Nossa Paixão, Nicholas Sparks

Li, há precisamente 10 anos este livro. Aliás, comecei no Mundo da Literatura com este tão especial livro. Certo dia, muito jovem e, num livro espaço livre entre as aulas, fui com colegas meus a um hipermercado e, então… com tempo decidi dirigir-me ao espaço literário e, deparo-me com este livro. Comprei-o e, ainda quando cheguei a casa, lembro-me vagamente de ficar a olhar e, a leitura não saía. Antes de ler, ainda naveguei pela internet à procura de comentários positivos que incentivasse-me a ler… Uns dias depois comecei a ler e, com página atrás de página li o livro em 3 dias. Acabo de ler e, reli novamente. Soube que tinha o filme e, quis ver. E, assim, muito resumidamente foi o meu "lançamento" para o Mundo da Leitura. 


Ficha Técnica:
Título Original: The Notebook
Título em Português: O Diário da Nossa Paixão
Escritor: Nicholas Sparks
Editora: Editorial Presença
Género: Romance
1ª Edição em janeiro de 1999
Número de páginas: 158

Sinopse:
"Todas as manhãs ele lê para ela, de um caderno desbotado pelo tempo, uma história de amor que ela não recorda nem compreende. Um ritual que se repete diariamente no lar de idosos onde ambos vivem agora. Pouco a pouco, ela deixa-se envolver pela magia da presença dele, do que ele lhe lê, pela ternura dele… E o milagre acontece. A paixão renasce, transpõe o abismo do tempo, o abismo da memória, e por instantes ela volta para ele… Apesar da doença. Mas haverá mais. 
Todos os dias, ele lê-lhe a história de um simples rapaz sulista e de uma rapariga destinada a brilhar na high society. A primeira paixão, clara como uma manhã orvalhada de maravilha e descoberta. Afastados depois pela impiedosa exigência do abismo que os separa. Catorze anos mais tarde, ele é um sobrevivente da guerra e ela está a poucos dias de tornar-se a mulher de outro homem. Mas volta por uma necessidade imperiosa de o rever. O reencontro traz de novo toda a magia. Terá o amor poder suficiente, desta vez?
Mas haverá mais. Sempre."


"Um livro escrito com uma força delicada e comovente, uma beleza surpreendente e arrebatadora como há muito já não se encontrava na literatura recente."


Opinião:
Allie é uma jovem provinda de família nobre. Noah, ao contrário de Allie provém de família humilde. Mas o que os junta é mais forte do que os separa. Com todas as forças da natureza e, após o amor de verão que vivem, Allie é "obrigada" pelos pais a ir para a universidade, conforme planeado antes das férias. Noah e Allie são belos exemplos de um amor genuíno, puro e, sincero. Um amor que nunca se esquece. Uma história que após lida e, revista em filme nunca mais esquecemos da nossa memória. 
Na minha opinião amores como são o deles nos dias de hoje não se encontra. O conceito de amor, nos dias de hoje é fortemente "vandalizado". Foi uma das histórias que durante anos da minha adolescência sonhei fortemente em encontrar o meu "Noah" e, ter um romance cor-de-rosa. Talvez, tenha sido importante ter encontrado "O Diário da Nossa Paixão" naquele dia. Parecia destinado a ser encontrado por mim. Digo que aprendi imenso. E, comecei por ler romances e, viver um pouco de amores que dificilmente passam para a vida real… então decidi viver um pouco de romance fantástico, aqueles que todas nós sonhamos mas nos livros. Assim é a minha história. Assim é o porquê de ler tantos romances. 

Classificação da Narrativa: 5/5

Tempo de leitura: 3 dias

Recomendo a … Jovens adolescentes sonhadoras; Público que goste de romance.

É um livro encantador. E, eu, de momento, lendo "A Alquimia do Amor", um livro onde fala da história de Noah e Allie, ou seja, uma continuação de "Diário da Nossa Paixão", tinha que deixei um artigo sobre o início da história deles. Em breve, sairá a Crónica de "Alquimia do Amor". 
Quem já leu? Quem estará por aí?

Até já :*

Comentários

  1. O primeiro que li do autor foi Juntos ao Luar desde então tenho todos os livros dele. Tornou-me leitora assídua e fã de Nicholas Sparks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rita, o meu primeiro e arranque para o mundo da literatura foi este livro. E, desde então incentivou-me a ler mais e, mais. Até hoje tenho todos os livros dele, excepto o novo que saiu há uns dias… Mas com certeza que pretendo adquirir :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]