A PACIENTE SILENCIOSA , ALEX MICHAELIDES [REVIEW]




Olá a todos, 



Sobre o livro de hoje… Era uma história que tenho ouvido muito falar e, como já tinha o livro há algum tempo na estante tinha imensa curiosidade, não só conhecer o trabalho do escritor, visto que em breve o título será adaptado ao cinema, mas também do livro que ultimamente muito se fala. As opiniões são, como sempre, divididas. Muitas pessoas gostam, outras nem tanto. 





Pela capa vejo que, talvez, a personagem encontra-se num estado, desesperado ou pressa no seu "território." Além de que, é uma ilustração um pouco misteriosa. Um bom thriller por vezes tem essa magia. Ou seja, de deixar o mistério bem assente mesmo através da sua ilustração.


Sem desvendar muito mais… Vamos a isto?





Ficha Técnica: 


Título Original : The Silent Patient | Título Português : A paciente silenciosa 
Escritor : Alex Michaelides | Editora : Editorial Presença
Géneros: Thriller, Suspense psicológico | 1.ª Edição em maio de 2019
Número de páginas : 336 | ISBN 978-972-23-6382-2
Lido em julho/2019





Sinopse: 



"Alicia Berenson é uma pintora britânica, jovem e famosa, que vive numa casa sublime nos arredores de Londres com o marido, Gabriel, um conhecido fotógrafo da moda. A vida de ambos parece perfeita. Mas uma noite, quando ele chega a casa depois de uma sessão fotográfica, Alicia mata-o com cinco tiros. E nunca mais diz uma palavra. 
A recusa de Alicia em falar e dar qualquer tipo de explicação sobre a tragédia, transforma-se num mistério que prende a imaginação da opinião pública, e confere a Alicia uma notoriedade sem precedentes. O preço dos seus trabalhos artísticos dispara e ela, a paciente silenciosa, é alvo de um mediatismo implacável. Para evitar isso, é conduzida para uma unidade forense de alta segurança no norte de Londres. 



Theo Faber, um psicoterapeuta criminal, espera há muito pela oportunidade de trabalhar com Alicia. A sua determinação em convencê-la a falar e em desvendar as razões misteriosas do assassínio de Gabriel leva-o por um caminho tortuoso, numa busca pela verdade que ameaça consumi-lo… "




Sobre as Personagens & Narração …


As personagens deste livro são muito completas e, talvez, um pouco subestimadas. 

Relativamente às personagens não vou entrar em grandes pormenores porque são o trunfo de toda a história e, se falar muito até posso contar um pouco da história e, não é de todo o meu objetivo. 

A história passa-se basicamente num hospital psiquiátrico e, imaginem lá… Nem sempre tudo o que parece! Um "doente" por vezes, está mais lúcido do que parece e, o médico para aumentar o seu "ego" como o dito maluco dedica-se a cuidar de pacientes, enquanto quem realmente precisa é ele. 



A Paciente Silenciosa é uma história macabra. Ao contrário dos thrillers a que estamos acostumados, esta não é uma história onde se descobre tudo no final, mas sim, um mistério que vamos descobrindo aos poucos. Quando pensamos que estamos a descobrir um bocadinho do iceberg viramos a páginas e, … Não! Afinal ainda não sabemos de nada e, com isso, voltamos a envolver-nos e a surpreender cada vez mais. 

É um enredo irónico. Na minha opinião segue um lema de "Não faças aos outros, aquilo que não gostarias que fizessem a ti", mas Alex Michaelides faz-nos repensar na verdadeira essência desse ditado. 





Como disse é irónico, mas também diferente do que esperamos por um thriller. Mas no bom sentido, claro. 

Este é um título que irá ser adaptado ao cinema e, com certeza, após a leitura fiquei ansiosa para a sua estreia. 




Avaliação : 4 / 5


Em relação à minha classificação da leitura, além da escrita fluente de Alex, achei o final um pouco aberto no que acontece à personagem principal. Faltou qualquer coisinha… Será um segundo livro? Continuação? Temos o regresso dela (da personagem principal)? 





Este foi um livro que li para o desafio literário aqui no Blog.  ( #desafioliterariotsl ).

Se gostarias de conhecer esta comunidade, sabe mais em Desafio Literário Tudo Sob Linhas

Espero que tenham gostado deste bocadinho.


Quem já leu A Paciente Silenciosa? Pretendem ler? 


Contem-me tudo nos comentários e, não se esqueçam de subscrever o blog :) Como sabem, é sempre importante o nosso trabalho ser apoiado <3

É um Até já? 



Próximo artigo : Dia 15 de julho, segunda-feira.

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Este é um dos livros que ando desejosa de ter e ler. Parece me brutal só pela capa. Mas agora com o teu texto fiquei ainda mais curiosa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, queridos!
      Sim é um livro muito curioso e um thriller bastante simples, por isso é sempre uma boa aposta a quem não está habituado ao género.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Estou escutando e lendo muitas resenhas sobre esse livro, acho que é uma ótima opção de leitura. Mas, não me deu ainda aquele desejo de ler. Quem sabe mais pra frente.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vanessa!
      É uma boa aposta para quem não está habituado a thrillers. Este é muito "soft".
      Beijinho

      Eliminar
  3. Li este livro também neste ano e achei surpreendente! Adorei toda a trama e fiquei com vontade de ler mais do autor. Quero muito uma adaptação para o cinema!

    www.janelaliteraria.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Malu!
      Comparado com outros thrillers que já li, este é bastante suave, mas não deixa de ser bom ou curioso.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Terminei de ler! Sinceramente estava achando fraco
    Porém o final deu todo um sentido, uma reviravolta.
    Só estou profundamente triste pela Alícia.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]