#6 [RUBRICA VERDADE NUA & CRUA] Portugal é um país... (In)justo?


Olá amigos,
Tudo bem convosco?
Hoje é dia de [Rubrica Verdade Nua & Crua]. Pois bem, este mês a minha revolta leva-me a falar de…
O mês de Junho contém tanta festividade… A 01 celebrou-se o Dia Mundial da Criança, … A 10 o Dia de Portugal; A 13 Dia de Santo António; A 20 Dia do Corpo de Deus; A 24 Dia de São João e, a 29 festeja-se o Dia de São Pedro.
Tantas datas, comemorações mas… E pararmos um pouco para pensar em injustiças. Sim, elas ocorrem todos os dias e, ninguém disse que a Vida era fácil, pois não?
Este mês e para "comemorarmos" um pouco, recorro ao Dia de Portugal. Então, vejamos:

Este ano começou com a fama das greves de trabalhadores de várias funções/ocupações.

No início do ano, foram os enfermeiros, devido às "não" progressões de carreiras. Desde então tem sido greves e mais greves que prejudicou no fundo, quem? Os doentes! Que aguardavam ansiosamente há imenso tempo (Só para não referir o termo correto… Que seria anos!) a tão esperada cirurgia. Chega ao dia marcado e, puff!
" - O Sr. vai ter de regressar a casa!
 - Então porquê? E a minha cirurgia?
- Pedimos imensa desculpa… Mas o Sr. sabe o que é! Greve dos enfermeiros!"
Até há bem poucos anos quando decidia-se integrar uma certa área… Íamos por intuição, vocação, … Está bem! Imensos anos a estudar, dinheiro envolvido…
"Estudei para um dia ter retorno!"
Ok e, quem disse que em Portugal, no teu país, irias ser reconhecido e em simultâneo receberias pela tua qualificação e anos de carreira?

Foi a meados de abril que, a crise dos motoristas de matérias perigosas entrou em Portugal.

Ora teve inúmeros voos cancelados, transportes públicos ou mesmo camiões de transportes de mercadorias. E porquê?

Por causa da falta de combustível. E, ainda dizem que : "Irão garantir os serviços mínimos!" Isso é exatamente o quê? Continuarem a afundar o vosso país? Porque os prejudicados não são, certamente, os vossos patrões/chefes ou até mesmo as empresas para qual trabalham.  Os maiores prejudicados são aqueles que usufruem dos produtos/serviços.  
Sem querer alongar-me demasiado, dou outro exemplo. E as reformas? Como é?
Foi, também em abril que, Sr. Cavaco Silva, ex-presidente da República numa entrevista (Não sei se foi num programa de Humor ou não) que refere que:
"Em 2050, as reformas poderão passar para os 80 anos".
 Sim, qualquer dia vamos trabalhar de andarilho, cheio de tubos e saquinhos atrás só para quê : Para conseguirmos uma reforma!
Uma reforma que, provavelmente nem alcançará uma cota parte dos impostos em que toda a vida foi para onde? Para o Estado!
Não sei se estão recordados mas, … Este foi o mesmo Sr. que, há uns anos atrás disse que não conseguia viver com 4500 euros de reforma. Estão lembrados?
Pois bem, … Se este Sr. não consegue viver com quase 5000 euros, como poderá uma família inteira (por vezes apenas um membro do casal a trabalhar) conseguir sustentar-se com o ordenado mínimo nacional?
Ainda deixo outra questão… Como poderá um jovem sonhar em adquirir a sua própria casa e organizar a vida?
Ainda temos que "esticar" mais o pouco dinheiro que sobra para termos… Alguma coisa?
Enfim… É triste… Mas é a realidade que temos!
Sabem qual é a solução? "Emigrar!" Tipo… Pega nas tuas "tralhas e, sai do país que te viu nascer!" Sim, esta opção também foi apresentada pelo nosso ex-primeiro ministro.
Temos umas resoluções às questões apresentadas ao mais alto nível, minha gente! A sociedade está feita para que, os pobres fiquem mais pobres e, os ricos cada vez mais ricos. E classe média? Ups! Vai extinguir!
Bem que… No próximo dia 10 poderá ser de comemorações devido ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Mas, o Estado enquanto continuar a dar a razão aos corruptos, será de bem a melhor!
Este foi mais uma Verdade Nua & Crua. Espero que tenham gostado apesar de … Bem, estar completo de meras ironias para não andarmos constantemente a chorar pela desgraça de vida ou de país que temos!
Cumprimentos,

Próximo artigo : Dia 05 de junho, quarta-feira.

Fontes: Caso1 ; Caso2 .

Direitos de Imagem: Imagem 1 ; Imagem2 ; Imagem3 .

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)

Comentários

  1. Olá Ana.
    Tudo bem contigo? Nós estamos bem.
    Ana eu até acho que foste meiga a escrever o texto, porque deveria estar no meio umas palavras feias, como chulos, gatunos e etc.

    Uns anos atrás mas bastante mesmo, lembro de o meu pai, dizer que vai deixar de haver a classe média e vai passar existir só a classe trabalhora (o pobre que paga os imposto dos ladrões do estado) e a classe rica.
    E não é que está a bater certo...

    É muito triste sim, quando leio notícias que ainda gozam com o povo á descarada.
    Temos o exemplo do Berardo, temos o exemplo da brisa e outros mais que nem vale a pena referir para não chorar de vergonha.

    O governo quer por a reforma aos 80 anos e os jovens a tirar cursos com dinheiro do estado.
    Jovens querem trabalhar para ter a própria casinha e o próprio carrito... os bancos não emprestam... sabem porquê? Porque é mais facil emprestar milhões a chulos que não pagam.

    Se Camões e outros que tanto fizeram por Portugal, viessem cá abaixo, morriam de desgosto.

    Tenho mais para dizer mas não vale a pena prolongar.
    Beijinhos Ana.

    Cumprimentos
    Os Piruças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Piruças!
      Sim, concordo com tudo o que dizem. Aliás, ontem recebi umas quantas com uma questão semelhante : "Porque foste tão "soft" numa oportunidade para colocares a tua frustração no artigo em nome de todos os Portugueses?" E, eu simplesmente respondi que, esse não é o meu direito. Aliás, sou uma cidadã dita comum como todos eles… Enfim… Nunca fui muito boa a discutir política mas tem casos que acho que uma pessoa bem mais simples conseguiria opinar.
      Beijinhos grandes :*

      Eliminar
  2. Ana, o post até está muito bom e sim tens de falar por ti e não por todos os portugueses.
    Falar de política... epá já não sei se é mais fácil de falar de política ou mais fácil de falar como vamos roubar o próximo. Ahahah.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Olha que acabaram de dar-me uma ideia para um próximo artigo sobre política. "Como roubar o próximo!". Acho muito bem pensado, sim sr. Vou pensar no assunto kkkkkkkk (Risos)
      Beijinhos queridos :*

      Eliminar
    2. É só boas idéias. Ahahah
      Beijinhos e espero ver esse post. 😜

      Eliminar
    3. Acho que era logo banida do mundo da blogosfera kkkk
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gostei muito da sua reflexão, eu sou bem desligada a datas, eu particularmente só comemoro aniversário de casamento e casamentos mesmo. Nada além disso então nunca sei bem qual data especifica para cada evento. Mas, em junho como li no seu post são muitas comemorações. são muitas reflexões e de acordo com seu post temos que ver até mesmo nossas ações diárias para ver como estaremos vivendo daqui há alguns anos.
    Se cada individio jogar um papel de bala ou um palito de picolé no chão por exemplo. Onde vamos parar? Precisamos começar a nos conscientizar por nós mesmos, porque cada um faz a diferença. E juntos conquistamos muitas coisas.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Vanessa! Sim, a observação feita é mais na ótica da política/democracia e, não tanto a nível ambiental. Se fosse por aí… Acho que nem dava para um artigo apenas.
      Beijinho

      Eliminar
  4. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Essa é a parte mais suave deste País machista, preconceituoso, preguiçoso e sem futuro. É triste...
    Beijokitaz





    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida!
      Mesmo e, sem oportunidades e opções para nós!
      Enfim… Beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]