A AMIGA, DOROTHY KOOMSON [REVIEW]




Hoje, venho com mais uma Review devido à participação assídua de um Clube Literário, onde diga-se de passagem : Estou a adorar participar! 

Em maio, celebrou-se 2 datas importantes : O Dia do Autor Português (No dia 22), na qual decidi ler Foi Sem Querer Que Te Quis de Raul Minh'Alma (Se não fiz o artigo, pode fazê-lo agora. Clique Aqui ) e, no dia 25 de maio, celebrou-se a conquista da libertação dos países do continente africano do colonialismo e do apartheid. Mas, como o grupo já tinha decidido qual seria o tema de maio, este tema tão importante foi desafiado no mês de junho.


 
Então… Em junho, foi o mês que lemos obras de autores negros e partilhamos o nosso ponto de vista ou porquê de ainda não haver mérito e respeito por estes autores, sendo que… Temos grandes escritores negros pelo Mundo todo. E, sim, existe obras fantásticas deles :)

Eu já tinha o livro na estante. Comprei-o a apenas uns meses atrás (Pode ver o artigo sobre a aquisição do livro aqui ). Aliás tinha dois livros que podiam-se perfeitamente ser integrados no tema (A Amiga de Dorothy Koomson e Becoming de Michelle Obama). Mas, visto que, são dois livros que ainda não conhecia o trabalho das escritoras, decidi-me pela Dorothy. 




"Seria capaz de qualquer coisa para guardar um segredo?"


Ficha Técnica: 
 
Título Original : The Friend  | Título Português: A Amiga
Escritora: Dorothy Koomson |  Editora: Porto Editora
Géneros : Supense, Mistério, Romance Psicológico |  1.ª edição em julho de 2017
Número de páginas : 496  |  ISBN  978-972-0-04025-1
Lido em junho/2019
 
 

"Tenho de me concentrar o mais possível nas coisas boas, porque nunca sabemos quando é que vamos perder tudo."



Sinopse:  
 

"Quando o marido é promovido, Cece Solarin muda-se para Brighton com os três filhos, animada com a possibilidade de um recomeço. No entanto, o ambiente do bairro que a acolhe parece-lhe ansioso e os vizinhos sobressaltados. 

Cece descobre que, três semanas antes, Yvonne, uma das mães mais populares da zona, foi deixada às portas da morte, no pátio da escola dos filhos - a mesma onde se vê obrigada a inscrever os seus.




No primeiro dia de aulas, Cece conhece três mães muito diferentes que parecem querer ajudá-la neste novo começo. Mas Maxie, Anaya e Hazel são também amigas de Yvonne, e a polícia desconfia que uma delas poderá estar envolvida no crime. 

Preocupada com a segurança dos filhos, Cece está decidida a descobrir a verdade… "


 
Sobre as personagens… 
 
Cece Solarin é uma mulher humana e apura sempre a verdade. Faz parte do seu ser. É mãe, mulher e, esforça-se imenso para manter a sua família, mesmo que às custas disso tenha sempre de estar a mudar de residência. Com isso, nunca perde as esperanças. A Cece é mulher e é negra. Este último adjetivo quase que a toma sem ar. A luta contra o preconceito que sente por ser mulher e negra enquanto é a melhor no que sonhou para o seu futuro, faz ela sentir-se despresível. 

Adorei muito a personagem de Cece, pois tinha várias semelhanças com a minha pessoa. É liberal e acho que tudo tem um "lado b" ou uma segunda versão dos factos. Ela é uma mulher com um potencial enorme e inteligente demais para a subestimarem ou até mesmo fazerem-na ingénua. 

Maxie (a misteriosa), Hazel (a mais forte) e Anaya (a mais calma) são mulheres que cruzam-se indiretamente no caminho de Cece e, com as diferentes personalidades acabam todas por fazer planos banais de amigas.



"Dizem que a verdade é libertadora, mas não sabia que também nos ajuda a adormecer."

 
Sobre a narração… 

Bem… Vou tentar não dar spoilers. Então… Cece muda-se de cidade devido à promoção de Sol, seu marido. Ela junto com os filhos acabam-se de mudar de residência para ficarem mais perto do marido/pai dos seus filhos para não perder a união da sua família. 

Contudo… O que Cece não sabe foi que a escola onde matricula os seus filhos mais novos foi alvo de uma "tentativa de homicídio" e, que a mulher (Yvonne) é encontrada às beiras da morte. Cece quando descobre o sucedido fica angustiada mas não tem outra opção, se não deixar os gémeos na escola por não ter outra opção em Brigton. No entanto, acaba-se por cruzar com outras mães e, pensa que recupera um pouco o sentido de amizade que tivera antes e, termina em querer conhecê-las melhor e, dar também amizades aos filhos e, ficaria tudo bem. 

A Cece (se lerem a história irão entender) sente que tem de fazer alguma coisa não só para o bem dos seus filhos mas em toda a família e das amigas.


 
Quem será que tentou matar Yvonne? E, porquê? 

É o que irão conhecer na leitura de A Amiga de Dorothy Koomson.

Num modo conclusivo posso-vos dizer a minha deixa quando terminei o livro. Foi algo do tipo : "Que livraço!". Um mistério bem enlaçado. O suspense a ajudar a virar página após página para conhecer o porquê de tudo. Um romance psicológico muito bem elaborado.

 


Tudo tem uma forma de ser e, os comportamentos humanos revelam isso. Por vezes, está quase escrito no rosto de cada um. É preciso olhar de fora para dentro. 


Acho que posso dizer que o livro é sinónimo da intuição. Ou seja, por vezes, o que acreditamos ser, é na prática desenhado na realidade. Tudo tinha motivos para estar ligados com a vítima, mas Cece sempre acreditou que havia um "Se não…" e vários "Mas".
 
 


Quando descobri que o livro também era um romance psicológico fiquei um pouco apreensiva. Calculava que iria mexer muito comigo e, durante a leitura iria quase entrar na história e deixar-me levar. Acho que um livro bom tem esse poder em nós. E, claro, recomendo o livro a toda a gente que tenha saudades de uma história diferente, na luta contra o preconceito (onde é sentido muito no início da história), cheia de emoção, mistério e pontas bem soltas mas que, no final, tudo cruza-se. Como se tudo fizesse sentido.


Com isso, a minha classificação para o meu livro de estreia da Dorothy é de 5*/5. Adorei. Acho que, será um livro que ficará para sempre e, um dia que esqueça-me… Irei reler com certeza.
 
 

E, por aí? Já leram algum livro da escritora? Que acharam? 

Há pouco tempo adquiri A Sereia de Brighton da escritora e, estou curiosa para o ler, mas, tudo a seu tempo :)

Espero que tenham gostado do artigo. E, neste momento só tenho a agradecer ao clube pelo tema que tínhamos que ler em junho. Foi devido a isso que, durante estes dias senti aquele íman a puxar-me constantemente para a leitura. Obrigada!

Termino com... "(…) Não ganhas pontos por não ignorar racistas quando o alvo não és tu. Reagir e intervir contra eles é o que qualquer ser humano com bom senso faz por instinto."


 
 
Falando de livros… O Blog Tudo Sob Linhas criou um Desafio Literário ( #desafioliterariotsl ).



 Neste momento já existe um grupo no Facebook e uma sondagem a decorrer para votar entre todos os interessados a participar no desafio até ao próximo dia 30 de junho. 
  
Se gostarias de fazer parte desta comunidade adere em Desafio Literário Tudo Sob Linhas
 

Por cá… Vejo-vos em breve?

Até já, 

Próximo artigo: Dia 28 de junho, sexta-feira.

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Não é uma autora que leia com frequência, com muita pena minha; porém, já li "A filha da minha melhor amiga" e "Um erro inocente" e adorei as leituras.

    Gosto do factor de uma personagem ser de raça negra. Uma excelente autora.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, já ouvi falar desses títulos mas ainda não os li. Estreei-me com este. Espero ler mais trabalhos dela ;)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Olaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
    Não li nenhum dos dois, mas sem dúvida são vem interessantes (ou tu tornas interessantes).
    Beijokitaz




    www.devaneiosdemissl.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida! :)
      É mesmo interessante sem eu abrir o "bico" hehehe
      Beijinho

      Eliminar
  3. Já li alguns livros da Dorothy Koomson. A sinopse deste faz-me lembrar o livro que estou a ler agora, Big Little Lies, de Liane Moriarty.
    Vou aderir ao grupo no Facebook :)
    beijinhos
    allmybooksandmovies.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Maria Inês :)
      Obrigada por juntares-te à nossa comunidade :) Tenho a certeza que será um ótimo desafio :)
      Obrigada pelo carinho, beijinho

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]