#3 A RAPARIGA QUE ROUBAVA LIVROS [FILMES DE MAIO] SEMANA TEMÁTICA DOS FILMES




Acho que toda a gente já ouviu falar do livro ou do filme da Rapariga que Roubava Livros. Podem ainda não terem visto ou lido, mas já ouviram falar nem que seja… um pouquinho!

Basicamente, comprei o livro há pouco tempo e, após descobrir que tinha um filme, a curiosidade falou mais alto e foi mais forte do que eu!

Senti aquele impulso tipo… "Tenho de ver isto e já!" Já sentiram esta sensação?


Título Português : A rapariga que roubava livros | Título Original:  The Book Thief

Resumidamente, antes de apresentar-vos o filme a nível técnico. Durante a Segunda Guerra, como bem devem entender um pouco da história do mundo (Eu nunca fui boa na disciplina história, confesso) Liesel Meminger é uma menina alemã mas provém de uma família comunista e, na época do nazista quem está contra Hitler é eliminado.


"Uma pessoa tem o valor de uma palavra. Dás-me a tua?"


Como o título da obra sugere há "Uma Rapariga que roubava livros" e, com o funeral do seu irmão mais novo, Liesel descobre que o coveiro deixa na neve "O manual do coveiro" e decide-o furtar.


"Porquê que uma rapariga como tu quer ler uma coisa destas?"


Após isso, Liesel é entregue a uma família adoptiva (Hans e Rosa) que cuidam da menina como se fosse sua.

Na Rua do Céu (rua da sua atual morada), Liesel conhece Rudy e, tornam-se os melhores amigos um do outro.

(…)


Sem dar muitos mais detalhes… Vamos conhecer um pouco mais?




Sinopse:
 

"Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que ela rouba.

Ajudada pelo seu pai adotivo, ela aprender a ler e a partilhar livros com os seus amigos, incluindo um homem judeu (Max) que, vive clandestino na sua casa.

Enquanto não está a ler ou a estudar, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy."


Ficha Técnica:
 

Elenco: Sophie Nélisse, Geoffrey Rush, Emily Watson, Nico Liersch, Ben Schnetzer |
Realizador: Brian Percival | Autor: Markus Zusak | Géneros: Drama, Guerra
Duração: 145 minutos | Ano de lançamento: 2013


Curiosidades:

O livro já foi nomeado para pertencer ao plano nacional de leitura de inserção no 3º ciclo. Quanto a esta afirmação acho muito bem. Pois, como disse nunca fui boa a história e o livro retrata um pouco da tragédia que foi a guerra. 

Com referência e atenção ao período do Holocausto, ainda hoje na Alemanha, algumas palavras/expressões são "proibidas" por sensibilidade desse período. 

Quando os Beatles lançaram a canção "Hey Jude" depararam-se com o termo em alemão quer dizer "judeu". Sim, até o Paul McCartney foi ameaçado por isso, pois, em homenagem à música, no dia do seu lançamento escreveu o nome em paredes como "ótima ideia de divulgação."

(…)

Continuando e, sem alongar-me muito. No "reino" Hitler, só quem está do seu lado é que "é bom". Ou seja, os judeus, negros, comunistas têm que ser mortos de forma a eliminar os "extraterrestres" da "sua" Alemanha.

Hans e Rosa acolhem Max (um judeu) devido a uma promessa ao seu pai falecido. Nos ataques aéreos tocava a sirene para as pessoas protegerem-se numa cave, mas… Max não podia ir com eles.

Max : " - Tenho de ir pelo teu bem e da tua família."
Liesel : " - Mas és da minha família." 


"Enquanto mais de 100.000 pessoas escondiam-se com medo, um judeu agradecia pelas estrelas que via."


A Liesel é uma miúda doce, curiosa, inteligente, corajosa, muito humana e... "Uma ladra de livros". O que ajuda muito no envolvimento de toda a história. 


Há… Já vos disse que a narradora da obra é a Morte? Sim, é verdade!


"No meu trabalho vejo sempre o melhor e o pior."


Estava há poucos dias a pesquisar o livro, várias reviews em blogs e booktubers a falar sobre o livro, fui confrontada com tal assunto. E eu só pensava : "Como é possível?"

Sim, não tenho por hábito pesquisar algo tão preciso, como um livro que tenho na estante e queria saber mais dele antes de o ler. Nada disso! Como pretendia ler, um dia, um clássico, decidiu-o comprar. Porém como nunca interessei-me por história tentei motivar-me de alguma forma para conseguir pegar no livro.


"Um Facto: A morte é certa e um dia você vai morrer."

Contudo, se virem o filme/lerem o livro perceberão porque faz tão sentido em que a Morte seja a narradora de toda esta bela história. Apesar de ser uma história de guerra é encantadora! O filme é, de certo modo, didático. Adorei!


"A memória é o escriba da alma."


E vocês? Já leram o livro ou visualizaram o filme? Que acharam?


"Queria dizer à rapariga que roubava livros que foi das poucas pessoas que fez-me ver a vida e, como era viver."


Hoje, deixo outro desafio para vós: Se ainda não sabem um pouco da história… Que diz-vos o título da obra?

Terminamos assim a [Rubrica] da Semana Temática dos Filmes de maio.

Podem ver também os artigos sobre esta Semana dos Filmes. #1 A Banca dos Beijos e, também o #2 O Grinch  .

Espero que tenham gostado. Eu por aqui estou sempre a tentar superar os meus limites e, cada vez mais, a superar os meus gostos! Sair da minha zona de conforto!

Bem… É só … Um Até já, sim?!!


 Próximo artigo: Dia 01 de julho, segunda-feira.


Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)

Comentários

  1. Não li o livro ainda; mas vi o filme e gostei imenso. Naquela época onde se praticava tanto mal à humanidade, haver alguém apaixonado pela leitura foi incrível.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Verdade. Eu vi o filme primeiro e depois li o livro. E gostei imenso dos 2. Em breve irei publicar a review do livro :)
      Beijinho

      Eliminar
  2. Ainda nao li o livro nem vi o filme, muito embora já tenha ouvido falar neles e de me ter despertado interesse. Por norma gosto de ler primeiro e livro e ver depois o filme.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, queridos!
      Sim eu também. Mas este desmotivou-me um pouco ao ler tanta opinião má do livro que tive de fazer o inverso.
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá Ana,
    não li o livro, mas vi o filme. Apesar da temática, não há dúvida que tem uma mensagem muito importante. A importância dos livros no combate à ignorância, a crueldade dos nazis ao queimarem os livros, com o intuito de transformarem o povo em ignorantes. Adorei o filme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida!
      Exato. A mensagem é muito forte. Mas o filme é um pouco diferente do livro. As cenas mudam de sequência, por exemplo. Mas, sim, é um bom filme e, o livro partilharei a opinião aqui em breve ;)
      Beijinho

      Eliminar
  4. Não conhecia ambos livro e filme, mas fiquei muito curioso para saber dessa trama e irei atrás da obra, pois gosto de ler primeiro antes de assistir. Excelente dica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Sim eu fiz o oposto. Mas irei explicar o porquê quando publicar o artigo sobre o livro ;)
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]