LIVRO: O CORAÇÃO VIVE DE SORRISOS, CAROLINA CRUZ [OPINIÃO]

 
 

Olá, booklovers!

Hoje venho com mais uma opinião literária. Desta vez com uma autora portuguesa que, lançou o seu livro em 2018, mas só a alguns meses atrás o mesmo foi-me cedido pela própria autora, na qual eu agradeço imenso.

Este é um livro que penso que todos nós conhecemos ou que pelo menos… Devíamos conhecer! Era um livro que tinha curiosidade há algum tempo, não só pela escrita da Carolina, como conhecer a história por trás de um título que nos diz tanto.
 
 
Mas antes de dizer-vos a minha opinião, vamos conhecer um pouco mais sobre o livro?
 


 
Ficha Técnica:
 
Título Original: O Coração Vive de Sorrisos
Autora: Carolina Cruz | Edição de autor
Género: Romance | 1.ª edição em 2018
Número de páginas: 146 | ISBN 978-989-20-8763-4
Lido em fevereiro/2020
 
 


Sinopse:

"Acham que não é possível apaixonarmo-nos por alguém dito diferente?

Então venham!

Quero que conheçam o Cláudio (um adulto com paralisia cerebral, apaixonado pela vida), a Alice (uma adolescente com síndrome de Down, que com sorrisos enfrenta a vida, depois de todas as mil razões que esta lhe dera para chorar), o Samuel (um jovem adulto com esquizofrenia com grande espírito de perseverança), a Madalena (uma menina de treze anos, com síndrome de Tourette, mas com mil sonhos na mão) e a Maria Inês (uma adolescente com síndrome de Asperger, tremendamente apaixonada pela musicoterapia) - personagens fictícias das cinco histórias que o livro apresenta e que provam que o amor não tem forma ou feitio e que é das formas mais sinceras de se viver.

Entrem nas suas vidas e deixem-se encantar por todos os sorrisos e por todos os sonhos que envolvem esta ficção que absorve a realidade de que o amor vence sempre."
 
 



Opinião do livro…
 
 
Confesso que, quando peguei neste livro para o ler no momento e, li a sinopse antes de conhecer pensei: "Esta sinopse revela demasiado e, além da sensível temática parece que já nem preciso de o ler porque já sei… ". O que não sabia é que era um pensamento tão banal e estúpido.
 
 
 
"O amor-próprio é o amor mais fundamental que existe e sobretudo o mais importante para amarmos quem nos rodeia."
 

Introduzindo no livro, ele contém cinco diferentes contos de personagens que bem poderíamos encontrar no nosso dia-a-dia. Falo obviamente no Cláudio, na Alice, Samuel, Madalena e da Maria Inês. Todos eles têm de tão diferente na sua personalidade e, um ponto em comum: São alvos de exclusão por serem diferentes do dito "normal". São jovens que, além da sua diferença e oferecerem lições a nós "normais", os seus corações vivem de sorrisos. Essa é a melhor lição que podemos ter, porque focamos tanto em situações estúpidas que por vezes não damos o valor à vida e à nossa independência e, complexamos com "mesquices" diariamente.
 
 



"(...) A sociedade infelizmente tem dificuldade em ver a beleza no que é diferente."

 
Na minha opinião é um livro que poderia ser mais desenvolvido nos comportamentos do dia-a-dia de cada jovem, mas após entender o que a Carolina pretendia com o livro, tornou-se uma ideia banal idealizar tal objetivo.
 



"O Coração vive de sorrisos" tem uma missão muito especial e, através da simplicidade tida em cada página, cada história, a autora transmite-nos que o amor prevalece tudo e o ser "diferente" não devia ser fator de exclusão quando o coração e o brilho no nosso sorriso escolhe por nós e, também quando somos capazes de dar o nosso melhor, independentemente de alguma característica.
 
 
Eu tentei simpatizar-me com uma das personagens em particular, mas cada uma tocou-me de uma forma especial e intensa.
 

Acho que, cada uma das histórias são exemplos nos dias de hoje e, sim… Acredito que ainda exista quem escute o seu coração, apesar de toda a beleza exterior que os nossos olhos possam ver.

É um livro especial e, que nunca esquecerei desta mensagem tão forte que é impossível ficarmos indiferentes. Fala-nos acima de tudo do preconceito da diferença, da inclusão social, de amizade, de "intrigas" familiares" e, acima de tudo... De amor.
 
 


Avaliação:  5 * / 5
 

"Na verdade, se formos a ver, ser inteligente é muito relativo. Porque ser inteligente também tem a ver "com a habilidade para". (...) Não se é mais inteligente ou menos inteligente. Cada um é inteligente à sua maneira ou manifesta-o de diversas formas. "

 
Antes de terminar, quero fazer um agradecimento especial à autora, Carolina Cruz, não só pela cedência do exemplar mas, sim por ter-me dado a conhecer estes jovens e a sua mensagem tão importante. Obrigada! Foi uma oportunidade para lutarmos cada vez mais contra a diferença e, também mudarmos o mundo à nossa volta. 
 

"O Coração Vive de Sorrisos" é um livro que guardarei sempre com muito carinho e, apesar de ser pequeno (no seu número de páginas) é um livro enorme.


Espero que tenham gostado da opinião literária desta autora portuguesa.  Eu volto em breve!
 
Beijinhos!




Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Já li este livro da Carolina e adorei. Cada vez é mais importante sensibilizar a sociedade e as pessoas para a diferença.

    A Carolina escreve com alma e sentimento. E este livro é a prova disso mesmo.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Concordo com as tuas palavas :) Adorei esta abordagem e sensibilização para a diferença :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Não conhecia, mas parece mesmo ser um livro especial e "diferente" do usual no bom sentido (:

    http://arrblogs.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Respostas
    1. Olá, Teresa!
      Sim é uma leitura muito agradável :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Não li o livro, mas parece muito interessante pela forma como o descreves.
    Talvez a minha curiosidade desperte pelas "diferenças" pelas "personagens" que o livro fala e descreve devido ao facto de trabalhar e conviver com muitas pessoas do género. Fico sensibilizado com isso.

    Obrigado por apresentares o livro não conhecia.

    https://andrefrodrigues.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, André!
      Sim é um livro especial pela temática e, da forma como é escrito pela Carolina. Um livro que todos nós deveríamos ler.
      Abraço

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]