LIVRO: TUDO O QUE NÃO DISSEMOS | NICK ALEXANDER [OPINIÃO LITERÁRIA]


 

Olá, booklovers!  

Espero que encontra-vos bem. A opinião literária de hoje é uma leitura que comecei um pouco "a medo" porque não conhecia o autor nem o seu tipo de escrita. 


O que conhecia deste livro antes de o ler? (Perguntam-me vocês


Apenas que seria um romance e pelo título do livro "Tudo o que não dissemos" diz muito porque - por vezes - queremos dizer tanto e não aproveitamos os momentos para pronunciarmo-nos e, quando damos por nós já é tarde. E na minha opinião, evitar isso é sinal que vivemos e não perdemos tempo com pormenores desnecessários. Mas, se forem como eu, tenho de dizer tudo o que tenho na mente, se não, sacrifico-me muito por isso. Por isso, digo : Este título tem muito que se diga. 


Antes de divulgar mais detalhes, vamos conhecer o livro? 

 



Ficha Técnica:
 

Título Original: Things We Never Said | Título Português: Tudo o Que Não Dissemos
Autor: Nick Alexander | Editora: Edições Asa (Grupo Leya)
Género: Romance | 1.ª Edição em maio de 2019
Número de páginas: 352 | ISBN 978-989-23-4513-0
Lido em janeiro/2020
 


 
Sinopse: 

" Ela amou-o como ninguém.
Mas só agora lhe revela os seus segredos…


Catherine, o grande amor de Sean, acaba de morrer. Mas a história de ambos não termina aqui. Ganha, sim, um novo rumo pois Catherine deixa a Sean um legado surpreendente: Uma caixa embrulhada em papel castanho e atada com um cordel. Essa caixa contém a vida que partilharam. Todo um universo íntimo, intenso, inesquecível. E secreto, pois há partes que Sean não reconhece…
 
Catherine está a abrir finalmente o seu coração ao marido e a revelar tudo o que ficou por dizer. E muito ficou por dizer.
 
Mas, por mais desconcertante que possa ser esta "nova" história, Sean mergulha nela de alma e coração. Sem vacilar, sem nunca perder a esperança de confirmar as suas suspeitas de que o Destino existe… e que o amor de ambos não foi apenas o resultado do acaso.
 
E quando, por fim, Sean cede e questiona a sua fé no poder superior do Amor, algo - talvez o Destino em que Catherine não acreditava - lhe dá a resposta por que sempre ansiou. "
 

 


Opinião do livro… 
 

Antes de mais, digo-vos que não tinha grandes expetativas, mas a verdade é que a história da Catherine e de Sean é vista como algo comum nos dias de hoje Por exemplo, o(a) sogro(a) não gostar do(a) companheiro(a) da(o) filha(o). Este é um dos temas retratados, mas existem mais temas existentes.
 
Está perante várias formas de amor e, certamente, de o demonstrar também. 

Além do romance tentar persuadir-nos a não deixarmos nada por dizer, tornou-se uma história banal de amor entre um casal (Sean e Catherine) que conheceram-se, tiveram a sua oportunidade para amar e, quando ela morre deixa um embrulho ao marido a fim de, revelar vários segredos da vida e relação destes. 

Ao chegar a metade do livro, confesso que, ponderei abandonar a leitura, porque, na minha perspetiva é - simplesmente - um conjunto de "diálogos" e lembranças de outrora e, algo não dito pela Catherine a Sean. Este, ao descobre várias omissões da sua falecida esposa quando esta já não se pode pronunciar. 


 
 
" Perder alguém que amamos
Está para lá da compreensão
O coração despedaça-se
E o desgosto não tem solução
Pensei muitas vezes em ti
E o choro foi desmedido 
Se o meu amor pudesse salvar-te
Nunca terias partido."



Apesar de ser uma temática forte, não imagino tal situação da Catherine ao preparar e organizar o tal "embrulho" e o conteúdo que nele contém. Não trouxe-me nada de novo, apenas um romance com uma escrita simples. Não senti o fator de surpresa nem simpatia pelas personagens. Senti que, foi uma leitura monótona. Um livro com mais de 300 páginas, gostei de uma situação que acontece no final.
 


Avaliação: 3 * / 5 

 
 
Recomendo a leitura do livro a leitores que leiam romances muito suaves, calmos mas não criem grandes expetativas. Quem já lê com alguma regularidade como eu e, gosta de romances, achará que pode ser mais um livro. 

Aproveito para dizer-vos que, este livro pertence a uma série, mas só este título (o primeiro volume) foi lançado em Portugal até à data. Caso tenham curiosidade, podem sempre ler este volume e, ler o segundo em inglês ou então aguardar pelo lançamento a nível nacional. 




Por hoje, não tenho muito mais a dizer-vos. Não se esqueçam de subscrever o blog por email (ao preencher o formulário abaixo da assinatura) e, seguir-me através do instagram @tudosoblinhas. 

Este livro foi inserido no Desafio Literário Tudo Sob Linhas 2020, na categoria "Livro com lançamento em Portugal em 2019". Caso estejam a participar, já sabem que têm uma recomendação. Caso ainda não conheça o desafio, veja as informações aqui.
 
Aproveitem para dizerem-me nos comentários se já leram o livro ou se têm por hábito gostar deste género de livros. 

Beijinhos e, até à próxima!


Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Olá...
    Ainda não conhecia esse livro e não sei se já foi publicado aqui no Brasil, vou ter que dar uma pesquisada <3
    Achei a premissa bem legal e acho que seria uma leitura bem legal pra mim.
    Bjo

    http://coisasdediane.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Diane!
      Sim, pelo que pesquisei no teu espaço, gostas de romances mais "softs" . Penso que seria o ideal para ti :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Fiquei mesmo curiosa com este livro, mais um para a lista de leituras interminável.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]