LIVRO: O HOMEM DAS CASTANHAS | SOREN SVEISTRUP [OPINIÃO]

 


Olá, booklovers! 

Hoje venho com mais uma opinião literária de um thriller, um género que tenho-me deliciado a ler nos últimos meses e, estou a adorar conhecer novos mistérios e formas de o desenvolver. 

"O Homem das Castanhas" foi um livro que, após a leitura da sua sinopse e, respetivo lançamento em Portugal pela editora, cativou-me logo. Então e, para mo "obrigar" a ler ainda este ano, coloquei-o como leitura obrigatória no primeiro mês do ano que, com alguns desafios literários não consegui chegar até ele, apesar de ter iniciado a sua leitura nos últimos dias de janeiro. 
 

A sua capa e sinopse são misteriosos e, eu estou muito curiosa para vos contar o que achei do livro, mas… Vamos conhecê-lo um pouco mais? 




Ficha Técnica: 

Título Original: Kastanjemanden | Título Português: O Homem das Castanhas
Autor: Soren Sveistrup | Editora: Suma de Letras (Grupo Penguin Random House)
Género: Thriller | 1.ª Edição em fevereiro de 2019
Número de páginas: 448 | ISBN 978-989-665-739-0
Lido em fevereiro/2020




Sinopse: 

"Uma tempestuosa manhã de Outubro. Num tranquilo subúrbio de Copenhaga, a Polícia faz uma descoberta terrível. No recreio de um colégio, uma jovem é encontrada brutalmente assassinada, e falta-lhe uma das mãos. Pendurado por cima dela, um pequeno boneco feito com castanhas. 

A jovem e ambiciosa detective Naia Thulin é designada para desvendar o caso. Com o seu colega Mark Hess, um investigador que acabou de ser expulso da Europol, descobre uma misteriosa prova sobre "o homem das castanhas", nome com que os media baptizaram o assassino. Existem evidências que o ligam a uma menina que desapareceu um ano antes e foi dada como morta: a filha da ministra Rosa Hartung. Mas o homem que confessou o assassínio da menina, um jovem que sofre de uma doença mental, já está atrás das grades e o caso há muito encerrado. 

Quando uma segunda mulher é encontrada morta e, junto dela, mais um boneco de castanhas, Thulin e Hess suspeitam de que possa haver uma ligação entre o caso Hartung e as mulheres assassinadas. Mas qual…? 

Thulin e Hess entram numa corrida contra o tempo. O assassino tem uma missão… e está longe de a terminar."





Opinião do livro… 
Confesso que, quando adquiro um livro tento sempre conhecê-lo a nível visual. Ou seja, ver a capa de perto, ler a sinopse e, começo a folheá-lo. Uma das coisas que assustou-me desde o início foi o tamanho do livro que não é propriamente pequeno e, também o tamanho de letra. Pensei eu que, era um livro que não iria desenvolver porque o tamanho de letra (Pelo menos para mim que sou frágil dos olhos) que iria ser um suplício. Mas não!
 
 
Digo-vos que, se soubesse o que sei hoje, não teria aguardado um ano desde o seu lançamento em Portugal para o ler.
 

"A tristeza é um amor que ficou sem casa…"
(Pag. 125)
 
 
Este thriller é simplesmente arrebatador. Cheio da dose certa de mistério e suspense. Muito bem escrito e "pressiona" de certo modo ao leitor a ler mais e mais e, quando chegamos ao fim dizemos
 
"Já acabou? Queria mais!"
 
E quanto ao tamanho de letra, na minha opinião, não foi impeditivo de chegar a casa e organizar-me sempre para ter o meu tempo para a leitura e, desvendar mais a cada instante que avançava na história. Os capítulos também são pequenos e, são alternados com as várias ações e histórias das personagens, o que ajuda imenso.


Tornou-se viciante ir descobrindo todo o mistério por detrás de "O Homem das Castanhas", como é intitulado através dos media.
A escrita de Soren Sveistrup fica no "ouvido" pela forma correta de impressionar e agarrar o leitor, talvez pelo o autor ser guionista e saber tocar no ponto da curiosidade e, também a certa altura parecemos que estamos no cenário e a assistir a tudo.
 
Quase como se fossemos um figurino da história.
 
 


"(…) Sente-se como um espectador num teatro que procura a saída enquanto uma peça bizarra se desenrola diante dos seus olhos."
(Pag. 143)
 
 
Em relação às personagens, gostei muito dos inspetores Thulin e Hess e, das suas histórias de vida que, numa fase inicial não nos é dado esses detalhes, mas ao longo do livro vamos conhecendo mais a fundo todas as personagens e, incluindo algumas, o seu passado.
 


Avaliação: 5 * / 5

Para concluir um pouco a minha opinião sobre o livro, e, conforme já pesquisei foi que o autor pretende dar continuidade à história (Ou seja, um segundo volume) e, também algures li que, "O Homem das Castanhas" irá ser adaptado a uma série na Netflix. E, eu estou tão curiosa por assistir aos "frutos" deste títulos e/ou dos próximos que possam vir do autor.
 
Espero que tenham gostado da opinião. Caso já tenham lido ou tenham interesse em ler, não se esqueçam de utilizar a caixa dos comentários.
 
Um beijinho e, até à próxima!

Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Fiquei mesmo curiosa com este livro, adoro thrillers. Tenho que ler.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Super recomendo a leitura deste livro para quem gosta do género :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Olá, Teresa!
      Se gostar do género, super recomendo :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Oi
    que bom que gostou dessa leitura e eu curti a capa, eu gosto desse gênero, mais acaba lendo poucos livros com essa temática.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Denise!
      Não se irá arrepender se ler este livro. Depois diga-me se gostou :)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]