A AGENDA VERMELHA | SOFIA LUNDBERG [REVIEW]




Olá meus amores!

Espero que esteja tudo bem convosco.

Antes de mais, quero agradecer gentilmente à Porto Editora por ter-me cedido o exemplar de um dos mais recentes romances publicados por eles (Obrigada!)

Outro facto é que… Esta capa é lindíssima. Acho que qualquer fotografia que tire não irá fazer jus à beleza deste belo início de leitura. Fiquei maravilhada com este design da ilustração (António Pinto) que tanto tem de misteriosa como de fofinhaaa. Espero que toda a história seja melhor ao tipo de romances a que estamos habituados a ler e a conhecer.

Dizem que… Foi "O Romance que maravilhou a Suécia", será que irá agradar ao povo português?

É o que conto-vos já a seguir…
 
Antes vamos conhecer um pouco mais este livro… :)



Ficha Técnica:
 
Título Original: Den roda adressboken | Título Português: A agenda vermelha
Escritora: Sofia Lundberg | Editora: Porto Editora
Género: Romance | 1.ª Edição em setembro de 2019
Número de páginas: 322 | ISBN 978-972-0-03228-7
Lido em outubro/2019
 



Sinopse:

" Doris pode ter noventa e seis anos e morar sozinha em Estocolmo, mas tal não significa que não continue ligada ao mundo. Todas as semanas, aguarda ansiosamente o telefonema por Skype com Jenny, a sobrinha-neta americana que é, simultaneamente, a sua única parente. As conversas com a jovem mãe levam-na de volta à sua própria juventude e tornam mais suportável a iminência da morte, que Doris sente a rondá-la. De uma forma muitíssimo lúcida, escolhe, de entre as inúmeras memórias que uma vida longa carrega, as que estão relacionadas com aqueles que conheceu e amou e cujo nome inscreveu numa pequena agenda vermelha.

As histórias desse passado colorido - o amor platónico pelo pintor modernista Gosta Adrian-Nilsson; o trabalho como manequim de alta-costura em Paris, na década de 1930; a fuga clandestina num barco que é bombardeado pelos soldados alemães do III Reich, no auge da Segunda Guerra Mundial - recriam uma existência plena que, embora se aproxime do derradeiro final, não está isenta de surpresas: um lembrete agridoce de que, na vida, os finais felizes não são apenas ficção."



 
Opinião…

Sobre Personagens & Narração…

Quando li a sinopse do livro, desejei desesperadamente tê-lo na minha estante. Senti que, podia ser um livro que despertasse algumas emoções relativamente a laços familiares.

A capa do livro é linda e a forma cuidada que foi impresso, é simplesmente uma doçura!
 



Resumidamente, o livro retrata-nos a história de Doris, hoje, com 96 anos e reside em Estocolmo. Toda a sua vida enquanto manequim na década de 1930 e um pouco das dificuldades durante o período da Segunda Guerra mundial. A fome, a guerra, a miséria e contatos perdidos durante essa época que "quase falam por si".

Doris com a sua madura idade esconde un conjunto de testemunhos, desabafos endereçados à sua sobrinha-neta, Jenny. Por sinal a sua única familiar. Esse conjunto de textos foi nomeado de "Agenda Vermelha".

Doris, lúcida, hoje vive as suas memórias com ternura e saudade de quem um dia foi e, não voltou.
 



"Desejo-te o suficiente. Sol suficiente para iluminar os teus dias, chuva suficiente para conseguires apreciar o sol. Alegria suficiente para fortalecer a tua alma, sofrimento suficiente para dares valor aos pequenos momentos de felicidade. E encontros suficientes para te poderes... Despedir. "
 
 
O livro motiva-nos a dar valor às coisas mais pequenas e simples da vida. Motiva-nos a criar um espaço para darmos à família. É um livro ternurento onde prende-nos com a simples escrita da autora e, na última página deixa os sentimentos à flor da pele.
 



É o tipo de livro que entramos sem grandes expectativas e, acabamos por levar uma lição. É um livro inspirador.

Quem me dera chegar à idade da Doris e, ter tanto por contar e, sem querer ensinar, como ela.

Lemos sem querer e, ensina-nos tanto!




Avaliação: ****
 
 
Uma vez mais aproveito para agradecer à Porto Editora pela cedência do exemplar.

Recomendo vivamente a leitura deste livro se procuram algo pelo mesmo motivo que apresentei ou, simplesmente para explorarem um pouco a nível emocional.

Neste livro a vida é quase como a personagem principal desta narrativa.

Aproveito para vos alertar que, a votação para o #desafioliterariotsl já abriu e, iremos até ao próximo dia 04 em votação para decidirmos a temática para novembro. Podes aderir à nossa comunidade aqui .

Por hoje é tudo. Espero que tenham gostado. E aproveitem a caixa dos comentários para contarem-me coisas.

Já leram o livro? Têm interesse?

Um beijinho e, até à próxima!


Próximo artigo: Dia 01 de novembro, sexta-feira.

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Adoro esses livros que nos fazem pensar, que quando findamos a leitura, nos deixam com o coração quentinho. A capa é linda. Acho que eu iria adorar o livro caso o lesse.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      Sim é um bom livro para aquecer o coração :)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]