SITUAÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA TODOS NÓS! [REFLEXÃO]


 

Como devem ter notado ultimamente, tenho colocado aqui no blog algumas reflexões após a minha leitura de Viver Depois de Ti da Jojo Moyes. Situações que, por vezes, não pensamos com clareza ou não queremos simplesmente saber naquele momento.
Mas, a mim choca-me quando cruzo com algumas situações decorrentes nos nossos dias.
 Porque nunca sabemos o dia de amanhã!

Em relação a situações de acessibilidade já pensaram até que ponto o local que vivemos está preparado para receber pessoas com mobilidade especial? Ou quando viajamos e vamos com o nosso próprio pé existe alguém com dificuldade? Ou em alguns casos… Não podem ir visitar locais turísticos, restaurantes, alojamentos ou eventos de cultura (concertos, teatro, desporto, …) como nós?


Acessibilidade, segundo o dicionário, significa "facilidade no acesso; facilidade na obtenção; conjunto das características de um serviço, equipamento ou edifício que permitem o acesso de todas as pessoas, incluindo aquelas com mobilidade reduzida ou com necessidades especiais."

Ora bem, … Será que o Mundo está preparado para receber as pessoas com mobilidades reduzidas? 

Pensamos no turismo… Hoje em dia, as companhias aéreas já estão preparadas para tal… Mas e, os locais turísticos ou Locais de grande interesse? Será que as pessoas que possuem algum tipo de difícil mobilidade não têm direito a visitar de igual comodidade como alguém dito "normal"?

E, os restaurantes e alojamentos? Não podem comer não é? Há … Dormir também não têm direito. Talvez, até os donos de negócios na área da restauração ou de unidades hoteleiras não pensam em tal facto, não é? São ditos "comuns" que mais importa? 

E, locais culturais, como cinema, concertos, teatro ou desporto. Também não podem? 


Deixai-vos ficar no vosso conforto, devem pensar…

Hammm? O quê? Não têm direito? Que raio de mundo é este? 

Tem algumas culturas que são sensíveis à diferença e, até tornam-se hospitaleiras e, se necessário questionam a cada segundo : " Está tudo bem consigo? Está confortável?" ou "Você precisa de algo?".

Mas, em locais onde o dinheiro fala mais alto nem sempre a hospitalidade é aliada. Ou mesmo as ruas contém calçadas ou numerosos degrauzinhos que até nem fazem sentido. 

" - Eu nunca, jamais me vou arrepender de ter feito as coisas que fiz. Porque, quando se está preso numa coisa destas, os únicos lugares aonde se pode ir são os lugares da nossa memória."

Geralmente o que acontece é que, as mentalidades mudam quando têm algum familiar ou conhecido próximo. Isso sim, move vales e montanhas!

O conforto pertence a todos não só de alguns!

No dia-a-dia conhecemos mais doentes mentais (ditos normais) do que aqueles que estão propriamente dependentes de outrem. 

"Havia homens que queriam separar-se das suas mulheres incapacitadas, mas tinham medo da reação da comunidade."


Porque será que, por advertências da vida quando uma mulher torna-se dependente passa a ser facilmente dispensável?

Mas e, quando é um homem que fica incapacitado? Lá está… A mulher está - geralmente - sempre lá. 

Enfim, … Humanidade vazia e pobre de espírito. Quando assim formos, há sempre os "normais" e os deficientes que são - praticamente - tratados como uns atrasados mentais. 

Será que é este mundo que queremos? 

Todos "temos telhados de vidro". Nunca saberemos se poderá acontecer aos nossos filhos, netos, … 

É um mundo com preconceito que lutamos no futuro? 

É a questão deixada no ar para todos nós refletirmos e lutarmos para um mundo melhor, onde a diferença não seja olhada de lado nem haja discriminação por algo que o destino ditou.
Espero que uma vez mais tenham gostado. Se acompanham a Jojo Moyes como eu, podem visualizar já todos os artigos de opinião da saga aqui no blog.
Conto contigo?



Próximo artigo : Dia 18 de outubro, sexta-feira.

Fonte : Viver depois de ti, Jojo Moyes (Situação)

Direitos de imagem : Imagem1 ; Imagem2 ; Imagem3 ; Imagem4 .

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)

Comentários

  1. Um dia pus-me a pensar em como seria o meu trajeto diário caso andasse numa cadeira de rodas e achei horrível a dificuldade que teria!

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida!
      É verdade! Nunca pensei nisso para ser sincera mas... Realmente... O mundo ainda não está preparado para as pessoas com mobilidade reduzida!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Infelizmente, a sociedade continua a mostrar nestas atitudes o facto de não aceitar a diferença. Os direitos deviam ser iguais para todos, mas não são.

    Uma realidade triste.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  3. Infelizmente as pessoas com necessidades especiais precisam de um pouco mais de atenção. Cegos precisam de mais acessibilidade para leitura em braile, cadeirantes a lugares adaptados para que possam passear sem dificuldades e por aí vai. As pessoas tendem a não se colocar no lugar do outro e portanto não ligam muito para tais temas até que estejam inseridos no meio e vejam por si só as dificuldades da minoria.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      O mundo está cada vez mais "feito" pela ignorância e a pensar no seu próprio "umbigo".
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]