RAPARIGAS COMO NÓS | HELENA MAGALHÃES [REVIEW]




Olá, queridos!

Hoje venho falar-vos de um livro que tem feito "furor" nas redes sociais e, de igual modo, nas estantes de cada leitor. Falo de um livro de uma escritora portuguesa que, outrora, antes deste seu segundo livro, infelizmente, ainda não tinha conhecimento do seu trabalho. 

Raparigas Como Nós foi lançado em maio deste ano pela Editora Planeta e, tem sido um sucesso cá, em Portugal.
Tem sido um livro inevitável em conversa de café e, espero mesmo que faça-me regressar aos bons tempos da minha adolescência e, de certo modo, crie-me momentos de nostalgia.
Pela sua capa cheia a fresco, a Verão, a Praia.

É tudo o que posso-vos revelar por agora… 

Vamos descobrir um pouco mais? 


 



Ficha Técnica: 

Título Original / Português : Raparigas Como Nós
Escritora: Helena Magalhães | Editora: Planeta
Género: Romance | 1.ª Edição em maio/2019
Número de páginas: 424 | ISBN 978-989-777-217-7
Lido em setembro/2019





Sinopse: 

" Uma história de amor irresistível,
que é também o retrato de uma geração 
que cresceu sem redes sociais.

Pode uma paixão da adolescência marcar o resto da vida? Festivais de Verão, tardes na praia, experiências-limite com drogas, traições e festas misturam-se com amores improváveis e velhas amizades. Um romance intemporal nos cenários de Lisboa, Cascais e Madrid, que mostra tudo o que pode esconder-se atrás da vida aparentemente normal de uma rapariga… Como tu. 




<< Beijamo-nos ao som daquela música que ouvia em casa sozinha deitada na minha cama. Durante o resto da vida, não importaria o que estivesse a fazer ou onde, quando ouvisse os primeiros acordes […], recordar-me-ia do olhar do Afonso fixado em mim, da sua mão no meu rosto, do meu coração a tremer e de me sentir a rapariga mais feliz do mundo. Porque Lisboa está cheia de bares a abarrotar de miúdas bonitas que, num piscar de olhos, se colocariam de gatas a ronronar nas suas pernas. Mas ele viu-me a mim. >> "





Opinião… 

Sobre as Personagens & Narração… 

O livro conta-nos a história de Isabel e de alguns seus amigos que marcaram a sua vida. A história contém 2 períodos da sua adolescência (Em 1999 e em 2004) e, passa-se em alguns locais como Lisboa, Cascais e Madrid.  





"Raparigas como Nós" é um livro surpreendentemente fantástico. 
A escrita da Helena prende-nos desde a primeira página.  A escrita formal, mas tão divertida da Helena, torna-se até viciante! Escreve de uma forma, na minha opinião, absolutamente inédito nos dias de hoje. 





O livro lê-se num ápice e, quando termina dizemos: "Queria mais!".





Falando de personagens (Sem querer perder o "fio à meada"), identifiquei-me muito com a adolescência da Isabel


Uma miúda que torna-se "bizarra" aos olhos dos colegas, mas um facto que torna-a muito especial sem ela entender bem o porquê. 



Já ouvi imensas críticas sobre a personagem principal (Para mim, a Isabel) de que ela com a idade que tem na história, ter pensamentos demasiados adultos… Bem, eu não penso assim! 




  
Eu tive muitos desses comportamentos e, aprendi a distinguir o bem do mal. O lado bom e saudável das coisas mais simples e, o ridículo de certas situações. Logo, não concordo com muitas opiniões nesse sentido!

Acho absolutamente maravilhoso o facto de ter sempre com quem partilhar as suas alegrias e tristezas. 

A amizade nos dias de hoje é algo inexistente quando se é diferente e, nem toda a gente "concorda" com esse ponto. 



O livro fala essencialmente na adolescência e nos vícios constituintes dessa face mais "rebelde" das nossas vidas. Adolescência é - quase - sinónimo de álcool, drogas, sexo e paixonetas. Uma quase demonstração de superioridade! São abordadas questões - ainda - bem atuais nos dias de hoje. (Escrevi sobre a Educação na Adolescência nos dias de hoje aqui e aqui , na Rubrica Verdade Nua & Crua deste mês, caso queiram rever os artigos)




O livro criou-me vários momentos de nostalgia e, com este livro (Sim, uma escritora Portuguesa) só posso agradecer isso. 



Muitas pessoas também dizem ser um YA (Young Adult). Apesar de as personagens conterem idades até 20's e poucos… Eu não acho. 

 
Acho que, o leitor deve conter uma certa maturidade e, talvez, alguma história pessoal para o livro ajudar a "brilhar" em certas ocasiões. 



Os meus momentos de avaliação podem por vezes serem um pouco "Injustos" (Não tinhas melhor palavra? (Risos)), mas… Esta além da escrita fluída que prendeu-me, da história, da "magia" que criou-se nos meus momentos de leitura… É uma avaliação de <3 (Coração)!



 
Avaliação: 5* / 5 

Este livro foi lido para o desafio #BookBingoLeiturasAoSol2019, para a categoria "Um livro onde já passaste férias" e, como já passei férias em Lisboa e, umas horitas em Madrid, porque não escolhê-lo? 

Já leram o livro? Têm curiosidade? 


Têm por hábito dar oportunidade a escritores portugueses? 



 
Espero que tenham gostado de mais uma opinião literária. Estarei por aqui em breve. 



Beijinhos, 


Próximo artigo: Dia 28 de outubro, quarta-feira.


Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Já ouvi falar muito deste livro. Acho que iria adorar ler.

    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Acho que sim. É uma leitura muito leve e com uma escrita fluente.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]