# 9 EDUCAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA NOS DIAS DE HOJE [ PARTE II ] | [RUBRICA VERDADE NUA & CRUA ]




Como o artigo estava a ficar grande, decidi este mês fazer por duas partes em que a primeira saiu no passado dia 02 de setembro. Caso não tenhas tido oportunidade de acompanhar, podes ler aqui.

 
Continuando …
 

- " … Há demasiadas pessoas que só procuram a sua própria felicidade sem sequer pensarem nos danos que causam pelo caminho. Não imagina a quantidade de miúdos que eu apanho ao fim-de-semana, bêbedos, drogados, perturbados de alguma maneira. Os pais vivem absorvidos pelos seus próprios problemas, ou desapareceram completamente, e eles acabam por existir numa bolha, fazendo depois más escolhas."


Penso que, muitos males provém de ramos familiares ou do círculo de amigos da família. Todas as pessoas representam uma personalidade particular e especial. Ninguém é insubstituível! E, a comunicação com um jovem adolescente nem sempre é … Fácil!


- " (…) Pensando em como era esgotante viver com alguém para quem um discurso mais longo do que um grunhido era simplesmente um passo sobre-humano."

 

- "Tinha descoberto que o mais difícil nas conversas com adolescentes era que, dissesse uma pessoa o que dissesse acabava sempre por parecer uma tia velha num casamento."

Na visão dos pais… Cansados do trabalho, chegar a casa e ter as lidas domésticas à espera e, ainda questionar pelo filho não é de todo uma matéria fácil.

Mas a comunicação em casa pode ser a resolução e providência para o futuro. Os pais, até certa altura, são os únicos "melhores-amigos" dos filhos. Mas depois, … Crescem, vão à escola, fazem amiguinhos no parque, … É um cruzamento de personalidades que, sem controlo, … Quando acontecer algo mal... A comunicação de tão pouco serve!

- " - Espera-se que sejamos aquela pessoa serena, conhecedora e sensível que sabe lidar com qualquer situação. E, às vezes, quando o Thom é mal-educado ou eu estou cansada, só me apetece fechar-lhe a porta na cara ou deitar-lhe a língua de fora e chamar-lhe parvalhão." 



- "A Lily era um caos, confusão, uma rapariga que recebia e nada dava em troca. "

Mas todos os adolescentes não são assim? Qual é a diferença?

- "Estas são as coisas que aprendi sobre o que é ser mãe, (…). Quer eu fizesse o que fizesse, faria provavelmente a coisa errada. Se fosse cruel, indiferente ou negligente iria deixa nela cicatrizes pelas quais seria responsabilizada. Se fosse compreensiva e carinhosa, incentivando-a e elogiando-a mesmo nas mais pequenas coisas (…) iria estraga-la de várias maneiras. Aprendi que, quando se era mãe de facto, (…) todas estas coisas se aplicavam, mas que não tinha nenhuma autoridade natural que legitimamente esperamos ter quando sustentamos e cuidamos de outra pessoa."

Pois é. Muitas das vezes os pais, mães não são aqueles que estão registados nos cartões de cidadão mas sim aqueles que dão-nos amor, afeto, atenção e, sobretudo nunca nos abandonam, sob qualquer pretexto.
Um pai, mãe pode não crescer connosco a nível de experiência/conhecimento que cada jovem tem. Pois, as "eras" de cada ser não são iguais. A vivência dos meus avós não foram iguais aos dos meus pais. A geração dos meus pais não é igual à minha. A educação dos meus filhos - certamente - não será igual à minha.
Não só os filhos têm de manter o equilíbrio sob a educação dos pais. Tem de acontecer o inverso igual.
Claro que, tantas coisas que pensamos não deverão ser ditas para magoar aqueles que mais amamos na vida.
Em tudo na vida tem de existir uma margem de equilíbrio, estabilidade e, sobretudo, amizade.
Em modo de conclusão e baseado na situação do livro O Meu Coração Entre Dois Mundos da Jojo Moyes, podemos entender realmente alguns dos pretextos e, dificuldades apresentadas durante toda a Rubrica.
Este é um assunto tão importante nos dias de hoje. Na era digital, em que todo o mundo senta-se a uma mesa e, agarram, compulsivamente, os telemóveis (tecnologias) e, onde a comunicação é feita através das redes sociais.

Para algumas pessoas… Se for necessário, sentam-se à mesa com várias pessoas e, trocam entre si, mensagens para comunicar!

É triste mas é a realidade de hoje!
 
 Termina assim a #9 [Rubrica Verdade Nua & Crua] deste mês de setembro. Como sabem podem sempre partilhar a vossa opinião nos comentários. 
Com o início das aulas à porta, a abordagem deste assunto vem em "boa altura". Nem que seja apenas na ajuda de "abertura de mentalidades". 
 
Encontramo-nos em breve com as publicações preparadas neste mês de setembro.
Até breve,



Próximo artigo : Dia 06 de setembro, sexta-feira.

Fonte : Viver sem Ti, Jojo Moyes

Direitos de imagem:  Imagem1 ; Imagem2 ; Imagem3 .

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)

Comentários

  1. Tenho exemplo dessas situações de má comunicação entre pai e filho dentro de casa. Nunca tive um relacionamento muito bom com a minha mãe justamente porque não sabíamos como nos comunicarmos e no fim, sempre acabava em briga. Sem contar que até hoje pensamos muito diferente. Minha mãe vêm de uma família humilde, teve uma criação extremamente conservadora e eu já venho de uma geração mais mente aberta e isso nos faz ter debates acalorados sobre diversos temas que mtas vezes acabam em briga, o que é bem ruim. Acho que tudo se resolve com calma e um bom diálogo. Hoje estou terminando a faculdade de Pedagogia e posso dizer com o que aprendi na faculdade é que o segredo é ter paciência e saber dialogar. Adolescente sempre acha que o que é dito pelo adulto é uma crítica e forma de ataque, que não deve lhe serem postos limites porque já se acha adulto o suficiente. Está cada vez mais difícil educar hoje em dia.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      Concordo com tudo o que dizes!
      Acrescento ainda mais que… A educação tal como a tecnologia, hoje em dia, se não seguirmos as novidades do "mercado" parece que ficamos perdidos. O que acontece é que, tal como a tecnologia, a educação é outro tópico que temos que ir adaptando com a mudança da mentalidade da sociedade e temos que estar em constante atualização.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]