AUSENTE NA PRIMAVERA | AGATHA CHRISTIE [REVIEW]




Olá a todos! 

Espero que se encontrem bem. 

Hoje falo-vos de um livro duma escritora que já tinha curiosidade, tipo… Há séculos, anos-luz, que quiserem chamar!


Quando foi-me oferecido pela minha colega, um nome na literatura mundial que, estava empolgante para conhecer o trabalho da Agatha, foi basicamente… Daqueles melhores presentes que uma pessoa pode dar. :) 


Também iniciei o meu desafio literário do #BookBingoLeiturasAoSol2019 na categoria "Último livro que te ofereceram", este livro, uma vez mais, "piscava-me" na estante. E, … Não pude resistir! (Risos)

Sem mais demoras, dou-vos a conhecer melhor o livro :)




Ficha Técnica: 

Título Original: Absent in the Spring | Título Português: Ausente na Primavera
Escritora: Agatha Christie / Mary Westmacott | Editora: Edições Asa
Género: Romance, Romance de época | 1.ª Edição janeiro de 2011 
Número de páginas: 172 | ISBN 978-989-23-1086-2
Lido em agosto/2019




Sinopse: 

"Ao regressar do Iraque, onde foi visitar a filha, Joan Scudamore dá por si sozinha numa pensão isolada. A viagem de comboio foi inesperadamente interrompida, obrigando-a a permanecer no deserto. Esta súbita solidão leva-a a avaliar a sua vida pela primeira vez e a encarar algumas verdades sobre si própria. 


Ao olhar para trás, Joan reexamina dolorosamente as suas atitudes, relações e acções, e fica cada vez mais apreensiva com a pessoa que lhe é revelada. Decidida a recuperar o tempo perdido, ela está finalmente de volta a Inglaterra e à vida que pretende transformar drasticamente. 


Relato imenso da vida emocional de uma mulher, Ausente na Primavera foi, segundo palavras de Agatha Christie, "escrito com integridade, com prazer. O resultado final foi aquele que eu desejava, e isso é a maior alegria que um autor pode ter."




Opinião: 


Sobre as Personagens & Narração… 



O livro fala de Joan Scudamore, uma mulher que viajava imensas vezes de Londres a Bagdade (Iraque) para visitar a sua filha mais nova, Barbara que, após casar tinha-se mudado para lá. Num dos regressos a casa, o comboio que Joan iria apanhar fica retido devido a condições meteorológicas e, ela é obrigada a alojar-se numa pensão praticamente no deserto. Com esta paragem "obrigatória", Joan tem tempo que sobra para pensar na sua vida, no seu casamento, nos filhos e nas pessoas que foi cruzando ao longo da sua existência. Esta estada leva Joan a descobrir-se a si própria. 



"Lagartos a saírem de buracos…"


A Joan é uma mulher que se auto-recrimina mutuamente e, pensa estar preparada para pedir perdão a toda a gente após a sua chegada a casa e, pensa que tudo ficará bem. 


Até que ponto fazemos algo que nos arrependemos e, um simples "Perdão" apaga todas as memórias?

Sobre a história do livro não posso falar muito mais, se não daria spoilers. Mas se já leram ou têm intenção de o ler, conseguiram (ou conseguirão) responder à questão feita acima. :)





O que achei do livro?



Nunca tinha lido nenhum trabalho da Agatha e, fiquei encantada com a sua escrita. No entanto, gostaria que, algumas partes do livro tivessem sido mais desenvolvidas. 



No entanto, é uma leitura leve, curta e muito fluente. 



Obviamente, gostei muito do curto romance que Agatha Christie (Ou melhor, Mary Westmacott) nos oferece com o seu "cruel" e, de certo modo "rebelde" romance. Por outro lado, Agatha através de "Ausente na Primavera" dá-nos uma visão diferente do que é o romance ou daqueles livros do género a que estamos habituados.




Avaliação: 4* / 5 


Claro que, recomendo a leitura deste livro a todos os leitores que, gostam de romance e, também, de uma escrita diferente e um modo de pensar excecional. 


Caso já tenham lido o livro ou tenham interesse, aproveitem a caixa de comentários para pronunciarem-se. Sabem que, gosto sempre de ouvir da vossa parte :) 


Aproveitem para seguir e subscrever o blog que, como sabem, é muito importante :)

Beijinhos,


Próximo artigo :  Amanhã, dia 19 de setembro.

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]