A VIDA ESCONDIDA ENTRE OS LIVROS | STEPHANIE BUTLAND [REVIEW]




Olá, queridos!

Hoje trago-vos mais uma opinião de um livro de uma escritora estreante, pelo menos para mim.

Confesso que, não era a curiosidade de todo conhecer mais uma escritora ou um novo modo de escrita diferente (Isso tenho sempre), mas também pelo título. Atraiu-me muito.

A minha vida não está propriamente escondida no meio dos livros, mas, como já confessei muitas vezes, para mim, ler um livro é uma terapia e um modo de relaxar. Além do prazer enorme que dá-me pegar num livro e ir, aos poucos, conhecendo uma nova história, novas personagens e, por alguns dias, mergulho num "mundo" diferente.




Não sei se muitos vêm a leitura, tal como eu, mas, em todo o caso, lamento muito informar-vos, cada um vê de forma diferente. Se virem o "mundo dos livros" diferente do meu, não vai por aí que, vamos deixar de ser amigos, certo?

Este livro foi lido para o desafio #bookbingoleiturasaosol2019  para a categoria "Um título que contenha as letras S-O-L".


Sem mais demoras… Vamos conhecer melhor este livro?




Ficha Técnica:

Título Original: Lost for Words | Título Português: A vida escondida entre os livros
Escritora: Stephanie Butland | Editora: TopSeller (Editora 2020)
Género: Romance | 1.ª Edição em março de 2019
Número de páginas: 304 | ISBN 978-989-8917-73-7
Lido em agosto/2019


Sinopse: 

" Era uma vez uma rapariga que confiava os seus segredos aos livros… 

No coração de York, em Inglaterra, uma pequena livraria tornou-se o refúgio da jovem Loveday Cardew - o único sítio em que a tímida livreira se sente segura. Só aí pode cuidar dos livros da mesma forma que os livros cuidam de si, ensinando-a a entender os sentimentos que a inquietam: a solidão, com Anna Karénina; a alegria de viver, com A Feira das Vaidades; as paixões avassaladoras, com o Monte dos Vendavais. 

Depois de uma tragédia que lhe roubou tudo, uma infância passada com uma família de acolhimento e uma relacionamento falhado, não é de admirar que Loveday prefira os livros às pessoas. Até que um dia, numa paragem de autocarro, ela encontra um livro perdido. Em busca deste livro surge Nathan, um poeta que se deixa encantar pela jovem livreira mas que não consegue quebrar a sua barreira de gelo, a não ser com a ajuda de Archie, o excêntrico dono da livreira onde trabalha. 

Mas é quando os livros da sua infância começam a aparecer misteriosamente na livraria, que Loveday terá de aprender a confiar nos outros, para descobrir quem será a pessoa do seu passado que está a tentar contactá-la. 

Terá ela coragem para revelar a vida que, durante tantos anos, tentou esconder entre os livros? "


Opinião… 

Sobre as Personagens & Narração… 




Tenho tanto para dizer sobre este livro e, tenho que… Começar por algum lado. 

A Loveday um nome invulgar e igualmente uma pessoa diferente (personagem principal), com os obstáculos da vida ela refugia-se nos livros. É uma miúda (que ao longo da narração torna-se uma mulher) inteligente, trabalha numa livraria e, luta pelo seu gosto enquanto ninguém ao seu redor compreende o "porquê de ter uma aliança tão forte com os livros e com a escrita". É tímida e, para si, o único tema de conversa fiável são os livros. 




"Uma livraria não é magia, mas pode lentamente curar um coração."



O livro contém uma linguagem simples e toda a história é muito interessante. É sinistro na história de Loveday que… Torna-se quase incompreensível o amor que ela cria entre si e os livros. Ela acha que não pode sonhar porque não tem direito ao "sonho" porque o seu passado não a permite e que não o merece. A Loveday é uma mulher que passou algumas situações menos felizes na sua infância e, torna o seu "mau exemplo" para não o seguir no futuro. 


Ela encontra nos livros a paz e o conforto para o seu dia-a-dia no meio da livraria e dos mundos. Para si é o essencial na vida. 



Loveday, acho que será sempre (para mim) uma personagem muito especial e, debaixo da sua "capa" há uma pessoa, um coração frágil que bate e, ela espera ter novamente a oportunidade de o amor "bater à porta" e, também, de amar.



É uma história diferente do habitual, apesar de várias pessoas (certamente, como eu) encontrar nos livros um refúgio e terapia na vida. 




A Vida Escondida Entre Os Livros aborda temas como a violência doméstica, abandono familiar e dos "borburinhos" da sociedade. Fala também, de segurança, confiança, perdão para com o próximo.


"Um livro é um fósforo com que se acende um cigarro, naquele instante entre a faísca e a chama."

O livro prendeu-me desde o início. Gostaria que uma das personagens tivesse sido mais desenvolvida e, de ter conhecido o veredito final de outra. 

É um livro apaixonante, acolhedor na sua escrita e adorável pela descrição e forma que a Loveday comunica com o próprio leitor.  Achei "engraçado" este último pormenor. 

O livro faz-nos refletir em muitos tópicos atuais como por exemplo: Quem somos realmente; Quem é a nossa verdadeira família; Quem são os (nossos) amigos e que estão ao nosso lado. Todas as ligações que temos é porque… Realmente alguém importa-se connosco, certo?

Esta foi a minha estreia com a escritora, pois, ela antes não tinha um livro publicado em Portugal e, fiquei encantada na sua liberdade e criatividade de escrever algo tão… Irregular aos romances contemporâneos a que estamos habituados.  



"Quem não salvaria um livro?"





Avaliação: 5* / 5 


Arrisco-me a dizer que este livro entrará junto com o Isto Acaba Aqui de Colleen Hoover (deixo-vos o link da Review aqui) no meu top 5 na categoria dos Romances. É simplesmente fantástico! Adorei <3 

Espero que tenham gostado deste bocadinho. Como sempre peço-vos que… Sigam e subscrevam o blog e, aproveitam a caixa dos comentários para disseram-me se …



 Já leram o livro? 



Têm curiosidade? 


Um beijinho grande, 


Próximo artigo : Dia 24 de setembro, terça-feira.

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Simplesmente amo quando livros levam a nota máxima do leitor hahaha Eu não conhecia esse livro mas me encantei demais pela resenha. Por muito tempo também me escondi atrás dos livros e com eles criei uma barreira. Acho que me identificaria demais com a personagem. Será que tem ele aqui no Brasil para compra? Vou procurar *-*

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      Podes sempre tentar pesquisar pelo nome original "Lost for words".
      Obrigada pelo carinho querida :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Para mim livros são um mundo em que gosto de mergulhar. Adoro a sensação de estar rodeada por um mundo completamente diferente, com pessoas completamente diferentes e uma história verdadeiramente interessante a acontecer! .. Mesmo que seja só na minha cabeça, haha.
    Por acaso não conhecia nem o livro, nem a autora!
    Beijinhos

    littlewonderlandxo.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Mariana!
      Por vezes é bom mergulharmos num mundo em que não é o nosso! hehehe
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Oie.
    Eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro,mas achei interessante.
    O nome dessa garota é bem diferente haha

    Amei a resenha
    Beijos
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Eu adorei o livro, conforme podes ter lido. Experimenta a procurar pelo nome original do livro :)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]