SETEMBRO AMARELO NOS AÇORES

 
 
 
O Setembro Amarelo é uma causa de prevenção do suicídio. Neste mês, por todo o país é promovido vários eventos da causa. Tem como principal objetivo a consciencialização da prevenção do suicídio, alertando assim, à população em geral dos riscos e causas desta campanha.
 
Como já tinha falado do Setembro Amarelo em geral aqui no blog (Pode consultar o artigo aqui), decidi falar um pouco sobre a minha terra, os meus Açores.
 
 
 
 
Os Açores, um arquipélago constituído por 9 ilhas (Ilha Terceira (de onde sou natural e vivo atualmente), Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, São Miguel, Santa Maria, Corvo e Flores) talvez por ser um meio mais isolado de Portugal Continental pode-se constatar mais de 30 suicídios por ano.

As razões que podem levar a tal ato, seja açoriano ou não, pode, invariavelmente, são:

- Medo, questões económicas, confusão, saúde, dor, tédio, no sentir-se solitário, entre outras.
 
 
 

Nos Açores, em especial, sendo o arquipélago ao lado de Portugal Continental, pode dever-se a:

Somos uma região ultra periférica com mais de 200.000 habitantes, com isso, os habitantes açorianos vêm-se com menos oportunidades seja a nível profissional, económico, geográfico, ou até mesmo na aceitação à diferença, levando ao preconceito enorme devido às mentalidades, ainda hoje, fechadas.

Somos pequenos, mas somos bons no que fazemos. Somos um local pequeno onde apenas uns quilómetros com carro próprio estamos no outro lado da ilha. Somos um conjunto de beleza com mistura de uns belos dias de lazer ou mesmo para os turistas passarem as suas férias. Contudo, nos sítios mais fechados deteta-se um maior número de acontecimentos de criminalidade ou suicídio.
 
 
 

Na minha opinião, o suicídio não é opção. Por vezes, temos uma força interior que nem imaginamos que ela lá está reservada. Seja que motivo for, a opção é agarrar-nos à vida e ao que temos.
 
A causa do Setembro Amarelo é, sobretudo, a prevenção do suicídio. Um suicídio não demonstra o quanto em vida fomos fortes e "grandes", antes pelo contrário. Temos de fugir do precipício e agarrar-nos à luz do sol e, deixar que o amanhã venha com um novo amanhecer.
 
 
 A vida é preciosa, porque não conservá-la?
 
 
Espero que tenham gostado do artigo. Tenho pena de ter tido oportunidade de o partilhar já um pouco tarde, mas pelo "bem" nunca há tempo certo de o fazer!
 
Beijinhos e, até ao próximo artigo,


 
Próximo artigo: Dia 26 de setembro, quinta-feira.
 
Direitos de imagem: Imagem1 ; Imagem2 ; Imagem3 .

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Oláá, gostei muito do post e um dia adorava ir aos Açores, deve de ser magnifico.
    Segui o seu blog, quero convidá-la a visitar e a seguir o meu de volta <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Sim, é um lugar fantástico e tranquilo. Não se irá arrepender!
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ah, hoje mesmo quando voltava para casa vi um moço no meio da rua esperando resgate da ambulância e apenas quando cheguei em casa descobri se tratar de um caso de suicídio, ele infelizmente falecera ao se jogar no meio dos carros na rodovia. As pessoas precisam de amor e de apoio, de desabafar em um ombro amigo de confiança.

    Abraço,
    Parágrafo Cult

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Larissa!
      Exato! Por vezes, é necessário uma "mão amiga" sem que esta seja pedida.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]