QUEM MEXEU NO MEU QUEIJO ? | DR. SPENCER JOHNSON [REVIEW]




Olá, queridos! 

Hoje venho falar-vos de um livro que tinha curiosidade há imenso tempo de o ler. Só o título penso que já desperta a incógnita há vista, quanto mais com o seu conteúdo. 

Estou a contar que seja um livro que seja na base do desenvolvimento pessoal, social ou profissional. 

Por vezes…  Temos que lidar com várias mudanças ao longo da nossa vida que não esperávamos de todo ou que, sejamos obrigados a elas. Contudo, este livro penso que, irá descodificar um pouco essa questão e, ajudar na expedição do mesmo. 


Têm curiosidade em conhecer um pouco mais?


Então venham daí :)



Ficha Técnica:

Título Original : Who moved my cheese? | Título Português: Quem Mexeu no Meu Queijo?
Escritor: Dr. Spencer Johnson | Editora: Gestão Plus (Berthand Editora)
Género: Desenvolvimento Pessoal | 1.ª Edição em novembro de 2001
Número de páginas: 104 | ISBN 978-972-711-496-2
Lido em agosto/2019




Sinopse:

" Há muitos anos, quando eu estava a passar por dificuldades na minha vida, criei a história de Quem Mexeu no Meu Queijo? para me ajudar a lidar com a mudança seriamente, mas sem perder o sentido de humor. Mais de vinte anos depois de ter criado, a história foi publicada e, para meu espanto, passado pouco tempo já tinha sido lida por milhões de pessoas em todo o mundo. Muitas delas escreveram-me a dizer aquilo que aprenderam salvou as suas carreiras, as suas relações ou a suas empresas. Por outro lado, os críticos não compreendem como tantas pessoas podem achar esta história tão preciosa. Dizem que é demasiado simples e que os seus ensinamentos são apenas senso comum. Parece-me que tanto os meus fãs como os meus críticos têm razão, cada um à sua maneira. Não é o conteúdo da história de Quem Mexeu no Meu Queijo? que tem valor, mas a forma como cada um a interpreta e aplica à sua vida. O verdadeiro desafio, contudo, consiste em lembrar-se de pôr em prática a lição que você colheu da história. Espero que a forma como interpretar e puser em prática a história de Quem Mexeu no Meu Queijo? o ajude a encontrar o "Novo Queijo" que merece!. "




"Esta original fábula de negócios conta a história de dois ratinhos e de dois pequenos seres humanos que vivem num labirinto e procuram queijo, aquilo que os alimenta e faz felizes. Como haviam encontrado um recanto do labirinto cheio de queijo, o suficiente para durar o resto das suas vidas, viviam sem muitas preocupações. Até que, um belo dia, o queijo desaparece…

Esta fábula simples e criativa ensina-nos que tudo muda e que até aquilo que consideramos seguro e fundamental se pode vir a tornar obsoleto. Os seus ensinamentos aplicam-se a todos os aspetos da vida: o "queijo" desta história representa aquilo que queremos alcançar - seja a nível pessoal, social ou profissional - e o labirinto representa o mundo real, cheio de zonas desconhecidas e perigosas, becos sem saída, recantos obscuros… e armazéns cheios de queijo!

Venha à descoberta do labirinto - aprenda a mudar com os tempos e a evoluir, com Quem Mexeu no Meu Queijo?"






Opinião sobre o livro …


Nesta fábula, o queijo é como se significasse o "objetivo" ou "sonho a concretizar".

Fala essencialmente de 2 ratos (Fungadela e Correria) que,  acharam nunca encontrar o seu "queijo" e, continuaram a sua vida e rotina dita normal.

Por outro lado, temos 2 humanos (Pigarro e Gaguinho) que não lutaram pelo seu "queijo" e com a primeira oportunidade dada de "bandeja", a arrogância do seu suposto "sucesso", ainda tão pouco alcançado, lhes eram suficiente. Para mais, nunca lutaram pelo seu "queijo" e, esperavam que iria "cair do céu" para sempre. Subestimaram os ratos. Tomaram o bem por garantido e, nunca pensaram no dia de amanhã ou num suposto plano b. 




Com o fim do "Queijo" à vista, os humanos sentiram-se sem opções nem planos, enquanto os ratos já estavam a procurar mais "Queijo".

O livro fala essencialmente da mudança que, por vezes, temos de fazer. Fala, também, da capacidade que temos em aceitá-la, devido ao medo e/ou entrar num "labirinto" fora da sua zona de conforto ou proteção. 




Ao encontrarmos uma mudança à "nossa frente" temos de decidir se vale a pena ultrapassar todo o desconforto e seguir ou se desistimos de continuar a lutar pelo nosso "Queijo".


Acho que, o livro tem como objetivo alertar a todas as pessoas - seja a nível pessoal, familiar, profissional - que, temos de estar sempre recetivos à mudança, porque nem sempre o mercado é estável. Por vezes, é necessário mudar para as eras que vamos ultrapassando.


Uma coisa aprendi:

Temos de respeitar se o próximo tem receio ou não à mudança! E, apesar de todos os nossos erros, temos de simplesmente… Aprender e sorrir com eles! 




Avaliação: 3,5 * / 5  


"Funciona melhor, claro, quando todas as pessoas que trabalham numa determinada empresa conhecem a história (…), porque a organização só consegue mudar quando um número elevado de pessoas também muda."




Coincidência ou não, falei há pouco tempo sobre o assunto de "Mudança" em vários aspetos e contextos. Tiveram a oportunidade de ler? Se não, pode encontra-lo aqui .


É um livro que, aconselho a todas as pessoas a lerem. A todos os líderes de empresas, colaboradores, … Irá - certamente - ajudar-vos a abrir mentes e, estarem mais ágeis na mudança, seja em que tempo ou espaço for. 


Lêem livros de desenvolvimento pessoal? Gostam? 

Já leram este livro? Têm interesse? 

Contem-me coisas ;) 

Beijinhos, 


Próximo artigo: Dia 22 de setembro, domingo. 

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]