# 9 EDUCAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA NOS DIAS DE HOJE [ PARTE I ] | [RUBRICA VERDADE NUA & CRUA ]



Hoje em dia para muitos pais é um dilema educar adolescentes. Pois, nunca sabe-se o que está naquelas cabeças e que influências têm juntos deles.

- "Quando se trata de adolescentes, nunca achamos que estamos a fazer as coisas bem. (…) Acho que esse é um sentimento comum."

Bem, não sejamos hipócritas: Também já fomos adolescentes. Já entramos - em certa altura - na fase da rebeldia e queríamos ser os "fixes" lá da "malta". 

Para os pais é difícil entender porque… Os filhos - por exemplo - não entendem que a escola é importante para os seus futuros?





- " - Mas ela nem resmunga. E parece deprimida.
- Todas as adolescentes parecem. É o seu aspeto por defeito. É com as bem-dispostas que nos devemos preocupar; porque essas andam provavelmente a esconder um enorme distúrbio alimentar ou a roubar bâtons na Boots."

Muitos dos adolescentes entram na fase da rebeldia em busca de atenção e afeto que não têm nos seus lares. Algumas vezes não é questão de querer juntar-se ao grupo mais popular da zona, mas sim, por situações que estão muito longe de terminar. Os pais chegam - simplesmente - cansados do trabalho, muitos nem limitam-se a dar atenção aos filhos ou pelo menos questionar se têm trabalhos de casa. E, por vezes, quando ocorre consequências  (como expulsões da escola, multas por invasões de propriedade de outrem, andarem com estupefacientes, etc), os pais metem as mãos "à cabeça" e queixam-se dos marginais que andam a educar.

- "(…) Lembro-me de  ter lido uma coisa em psicologia social sobre os adolescentes acharem o contato cara-a-cara cansativo."



- "Quando tiver filhos, Louisa, poderá fazer uma ideia do que eu quero dizer."

Isto é a típica conversa dos pais enquanto conversam e tentam chegar à razão. Mas não é por aí o caminho correto para chegar a "acordo" com um adolescente.

- "...Ter de lidar com a explosão de desarrumação típica dos adolescentes…".
Quem é o adolescente que não é desarrumado? Hmm…

Muitos pais cansam-se simplesmente da rebeldia do filho que saiu do seu ventre e trocam a razão de um ser do seu sangue pela a da pessoa amada. "Ele é tudo para mim e irá cuidar de mim quando for velhinha e o meu filho é um marginal."

What?? 

Muitos até fechaduras trocam para não cruzarem-se com os filhos e a razão fica sempre do lado do seu "amor eterno", porque … Não se sabe o que leva uma mulher/homem a dizer que "sim" à sua "cara metade" e não compreender a situação/dor do seu próprio filho. Estes casos acontecem com mais frequência do que aquela que imaginamos. Especialmente se não forem filhos do casal.  Muitos dos jovens "abandonados" acabam como mendigos nas ruas e, a lutar desde cedo para saírem de lá.

- "Não podia acreditar que fosse possível dar à luz uma criança, amá-la, criá-la, e aos 16 anos mudar a fechadura da porta por estar demasiado farta de a aturar. Claro que aos 16 anos ainda se é criança. Era visível em todas as suas atitudes que a Lily ainda era uma criança. Via-se na sua agitação e nas explosões de entusiasmo. Via-se nos amuos, no constante ensaiar de visuais diferentes diante do espelho da minha casa de banho e no sono abrupto e inocente."



Sim… Muitos jovens são entregues ao mundo do crime e, poucos são aqueles que vêm a atitude do(a) progenitor(a) como um ato de crescimento e, que saíam "ilesos" da situação.

Também… Que coragem não?

A continuação da #9 [Rubrica Verdade Nua & Crua] continua no próximo artigo, de forma a que, não faça hoje mesmo um livro. (Hehehehe)

Espero que estejam a concordar com tudo o que tem sido a ser descrito. E, encontramo-nos um dia destes ;)

Até já,


Próximo artigo : Dia 04 de setembro, quarta-feira.


Fonte : Viver sem Ti, Jojo Moyes


Direitos de imagem: Imagem1 ; Imagem2 ; Imagem3 .


Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica :)

Comentários

  1. A adolescência é uma fase de mudanças complicada, que nem todos os pais têm capacidade para entender porque muitas vezes vêm de outra geração.

    Imagina quão difícil deve ser educar um adolescente, acho que só percebemos os nossos pais quando somos adultos.

    Excelente reflexão!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Concordo com tudo o que dizes!
      Obrigada pelo carinho ;) Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]