BONECA DE TRAPOS , DANIEL COLE [REVIEW]




Olá, queridos amantes de thrillers!


Hoje venho com mais uma opinião de um livro que foi-me gentilmente cedido pela Suma de Letras, na qual agradeço muito!

O livro pela sua capa tem tanto de mistério como uma "pitada" de terror. Esta foi a minha estreia com o escritor - Daniel Cole - e, estava muito ansiosa por conhecer o seu trabalho. Aproveito para dizer que a "Boneca de Trapos" faz parte de uma triologia (Fawkes and Baxter) e, neste momento estão editados pela mesma editora cá em Portugal (Suma de Letras) até ao segundo volume. Sim, "O Carrasco" é o segundo livro da série. 


Sem querer alongar-me muito… Vamos conhecer um pouco mais sobre o livro? 






Ficha Técnica:

Título Original: Ragdoll| Título Português: Boneca de Trapos
Escritor: Daniel Cole | Editora: Suma de Letras
Género: Thriller | 1.ª Edição em março de 2018
Número de páginas: 472 | ISBN 978-989-6652-920
Lido em setembro/2019




Sinopse:


" William Fawkes, um controverso detective conhecido por "Wolf", acabou de ser reintegrado no seu posto após ter sido suspenso por agressão a um suspeito. Ainda sob avaliação psicológica, Fawkes regressa ao activo, ansioso por um caso importante. Quando se encontra com a sua antiga colega e amiga, a inspectora Emily Baxter, num local de crime, tem a certeza de que é aquele o grande caso: o corpo que encontram é formado pelos membros de seis vítimas, suturados de modo a formar uma marioneta, que ficou conhecida como "Boneca de Trapos". 

Fawkes é incumbido de identificar as seis vítimas, mas tudo se complica quando a sua ex-mulher, que é repórter, recebe uma carta anónima com fotografias do local do crime, acompanhada de uma lista na qual constam os nomes de seis pessoas e as datas em que o homicida tenciona assassina-las. 

O último nome da lista é o de Fawkes. 

A sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf. O detective teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele - e com o seu passado - do que qualquer um possa imaginar. "





Opinião…

Sobre Personagens & Narração…


A história foi muito bem escrita e é muito detalhada nas suas caracterizações de cenários, personagens e, até quando se passa a ação. A ação passa-se atualmente em 2014, mas a história já vem desde 2010. Ou seja, o caso e a investigação do caso passa-se em 2014 e, ao longo da história vamos descobrindo pormenores importantes do passado do inspector William Fawkes (Wolf) que passaram-se nos quatro anos antes. Digamos que, faz todo o sentido que assim seja e, um bom thriller tem sempre a componente psicológica.





Wolf é confrontado com vários desafios, mas após uma situação em 2010 que o fragilizou foi suspenso da polícia e, agora é chamado para ajudar na investigação.

Emily Baxter (Baxter) inspetora da mesma Polícia Metropolitana de Wolf, vê o bom regresso do seu colega e amigo e, sabe que tem novamente o seu apoio.

O caso intitulado por "Boneca de Trapos" vai dar muita "dor de cabeça" à Polícia e, muitas pontas soltas vão aparecendo, mas no final, tudo é muito bem cruzado.




"Com protagonistas imperfeitos, carismáticos e únicos, aliados a um ritmo veloz e a um delicioso humor negro, Boneca de Trapos é o mais promissor dos thrillers na literatura policial contemporânea."

Para mim, a estreia com Daniel Cole não podia ter começado melhor e de outra forma.

 Foi absolutamente fantástico. 

Uma leitura fluente que, prendeu-me imenso do início ao fim com esta macabra e, envolvente narrativa. Posso dizer que, andei a viajar e a vislumbrar-me - praticamente - em todo o livro.



Achei o livro muito cinematográfico. Num thriller é ótimo para conseguirmos visualizar as ações, desenvolvimentos, as personagens, tudo ao mais ínfimo pormenor no momento da leitura. 

Como disse, na minha opinião, este livro tem uma vertente psicológica, o que nos faz "ir montando todas as peças do puzzle". No final, não encontrei uma única "peça" em falta. 

Para além de ter alguns episódios arrepiantes, neste livro, achei a amizade uma componente muito forte.




"Qualquer cobarde pode entrar numa batalha quando tem a certeza da vitória; mas mostrem-me um homem que tenha coragem de lutar quando está certo de que será derrotado."






Avaliação: 5* / 5


Terminado assim, o primeiro volume da Série "Fawkes and Baxter", estou empolgadíssima para ler o segundo volume. 




Uma vez mais, agradeço à editora Suma de Letras pela cedência dos dois exemplares desta série e, também, por fazerem com que todos os leitores portugueses coloquem esta nova visão de thriller contemporâneo nas suas leituras obrigatórias. (Obrigada!)

Recomendo, obviamente, a leitura deste livro a quem gosta de enredos diferentes, dinâmicos e, muito bem escritos.


Aproveito a oportunidade para chamar à atenção para o desafio deste mês do #desafioliterariotsl (Podes ver aqui ) e, junta-te a nós :) 

Espero que tenham gostado da minha opinião… 

E, vocês… Já leram o livro? 

Têm interesse ou gostam de um bom thriller?



Beijinhos e, até ao próximo artigo, 


Próximo artigo: Dia 06 de outubro, domingo.

Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. Não se preocupe! O seu comentário irá para aprovação :)

Comentários

  1. Eu li e adorei o livro.
    Tem uma escrita muito cativante que prende o leitor logo nas primeiras páginas.
    Só houve um senão, o autor tanto colocava o nome dos detectives no primeiro nome, como no último, como também a alcunha.
    Agora falta ler o carrasco, já o tenho na minha posse.

    Beijinhos
    Os Piruças

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, queridos!
      Sim, achei em certa parte um "jogo psicológico" existente. Não só com os nomes mas em toda a narração e, vejo esse fator como ligado a um bom thriller.
      Sim, neste momento, já estou a ler O carrasco 😊
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Oie

    Não conhecia esse livro e nem o autor ,mas achei bem interessante a sinopse e amei a sua resenha .Entrou na lista dos livros que algum dia eu vou ler.
    Beijos

    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá 😊
      Não se irá arrepender. Foi uma ótima leitura, cheia de dinamismo e suspense.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu amo este tipo de livros e para mim são dos meus favoritos! Fiquei curiosa com o livro e estou a pensar seriamente em comprar para ler!

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá :)
      Será uma boa aquisição, com toda a certeza!
      Caso tenhas oportunidade de ler, depois partilha a tua opinião :)
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]