LIVRO : A SOMBRA DA NOITE | ROBERT BRYNDZA [OPINIÃO LITERÁRIA]
Olá, booklovers!
Espero que esteja tudo bem convosco.
Hoje venho com mais uma opinião literária. Robert Bryndza é conhecido entre os leitores pelos seus maravilhosos policiais. Foi o primeiro autor que li do género e, por isso, será sempre especial.
O primeiro trabalho que li do autor foi a "Rapariga no Gelo" (Opinião aqui ) e, desde que soube que pertencia a uma série, adquiri-os todos. "A Sombra da noite" é o segundo volume da saga "Detective Erika Foster" e, desde logo também gostei muito da inspetora.
Este livro irá contar para o desafio literário mensal aqui do blog, onde teríamos que ler em janeiro, um livro que no título tivesse uma palavra que nos lembrasse o Inverno. Para mim, no Inverno lembro-me também da "noite" (Palavra que contém no título) porque escurece mais cedo e, quando levanto-me cedo todos os dias ainda está de noite. Se ainda não conheces o desafio, podes sempre procurar pelo nosso grupo no facebook aqui .
Sem mais demoras, vamos conhecer melhor o livro?
Ficha Técnica:
Título Original: Night Stalker | Título Português: A Sombra da Noite
Autor: Robert Bryndza | Editora: Alma dos Livros
Género: Policial | 1.ª Edição em outubro de 2017
Número de páginas: 352 | ISBN 978-989-99933-6-5
Lido em janeiro/2020
Sinopse:
" Numa noite quente de Verão, a inspetora-chefe Erika Foster é chamada à cena de um crime. A vítima, um médico, é encontrada asfixiada na cama. Tem os pulsos amarrados e os olhos parecem querer saltar-lhe das órbitas através do saco de plástico transparente que lhe cobre a cabeça e o sufocou.
As vítimas são homens solteiros, com uma vida muito reservada e um passado envolto em segredo. Porém, podem não ser as únicas pessoas a ser observadas... Erika começa a receber mensagens enigmáticas e a sua própria vida corre perigo. Ela tudo fará para desvendar o mistério que rodeia estes crimes, ainda que isso signifique arriscar a sua carreira na polícia."
Opinião do livro...
Robert Bryndza, na minha opinião é fenomenal nos policiais e thrillers que escreve. A forma cativante que permite o leitor entrar no cenário e descreve as personagens para as idealizarmos.
Outro facto é que cria o suspense já aguardado do género literário e, consegue-nos prender por inteiro. Ou seja, do início ao fim. O autor incentiva, de certo modo, a virarmos a página.
Num bom thriller, acho interessante o mecanismo alternativo. Ou seja, ora estamos a conhecer o local do crime, como estamos a conhecer a história do assassino e, também, ainda os pormenores da investigação. E, todos os detalhes ao juntarmos no fim, cruzam-se muito bem.
Num bom thriller, acho interessante o mecanismo alternativo. Ou seja, ora estamos a conhecer o local do crime, como estamos a conhecer a história do assassino e, também, ainda os pormenores da investigação. E, todos os detalhes ao juntarmos no fim, cruzam-se muito bem.
Confesso que, nos primeiros capítulos em que estávamos a descobrir pistas sobre o assassino criei uma espécie de "amor" e, após ler mais um pouco, senti um "ódio" tremendo. (Risos)
" - Qual é o problema de ser amada? (…)
- As pessoas certas nunca retribuem amor! (…)"
Em relação ao assassino achei que, foi uma forma diferente de o autor dar-nos a conhecer primeiro o lado bom e/ou carente da personagem e, depois o lado mais obscuro. Nos livros mais comuns deste género literário, conhecemos - habitualmente - o assassino nas últimas páginas, o que não aconteceu de todo com este.
Concluindo, neste livro fiquei a admirar ainda mais a Inspetora-Chefe Erika Foster pela sua personalidade tão forte. Neste volume, achei-a mais pacífica, ao contrário do que encontramos "A Rapariga no Gelo" que torna-se quase irritante a rebeldia da Erika.
Avaliação: 4 * / 5
Neste livro, gostei mais da escrita do Robert Bryndza. Achei-a mais cativante, fascinante. Confesso que, prendeu-me muito mais.
No entanto, não sei quando irei ler o terceiro volume de seis livros da saga, mas espero ser para breve.
Espero que tenham gostado da opinião. Caso já tenham lido o livro ou a saga "Detetive Erika Foster" aproveitem para pronunciarem-se nos comentários. Como sabem, gosto sempre das vossas partilhas.
Um beijinho e, até à próxima!
Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.
Ola ola! De todos os que li (so me falta o último - Segredos Mortais) este foi o meu preferido. Beijinho
ResponderEliminarOlá, queridos!
EliminarAcho este um pouco diferente na escrita em relação ao primeiro e, mesmo assim gostei mais do outro, daí ter feito a comparação.
De qualquer forma, espero ter oportunidade de ler a restante série em breve :)
Beijinhos