UMA VERDADE SIMPLES, JODI PICOULT [OPINIÃO]



Olá, Booklovers


Hoje venho partilhar convosco mais uma opinião de uma das minhas mais recentes leituras terminadas, na qual gostei muito de ler. 

⏭ SINOPSE

OPINIÃO


Como já tinha partilhado convosco, este título foi a minha estreia com Jodi Picoult e, tinha algum receio, visto tratar-se de uma cultura que nunca tinha ouvido falar e, também do facto de ouvir tantas boas opiniões e de eu ser a única em não gostar. (Já aconteceu!)


"- Sabes qual é o teu problema? Se nunca te aventurares, nunca saberás o que estás a perder."
(Pag. 218)


Ao começar esta leitura - conhecemos uma família Amish, tal como os seus hábitos e costumes desta comunidade - e, depois somos "atirados" para o meio do tribunal, devido a uma suspeita de uma jovem amish de 18 anos ter morto o seu próprio filho. E, posso-vos dizer que o receio foi facilmente posto de lado, pois a autora ao longo da história apresenta-nos - por assim dizer - a comunidade e, vamos percebendo alguns comportamentos das personagens.


Posso dizer-vos que, tem alguns comportamentos da comunidade Amish que meteram-me impressão, tal como por exemplo, não poderem conduzir ou ir num carro de alguém que foi excomungado da comunidade. Também outro exemplo que vos posso dar é "abrir mão ao ensino". Ou seja, chega a um nível de ensino que temos de deixar de estudar para aprender os hábitos e costumes da comunidade Amish - seja rapaz ou rapariga.



"Quando somos ingleses, tomamos decisões. Quando somos Simples, submetemo-nos a uma decisão que já foi tomada. (...) Submetemo-nos à vontade de Deus. Submetemo-nos aos nossos pais, à nossa comunidade, à forma como sempre se fizeram as coisas. (...) Os outros pensam que as Pessoas Simples são estúpidas, que deixam o mundo espezinhá-las, mas as Pessoas Simples são espertas; não sabem ser egoístas."
(Pag. 209)


Não posso negar que é um livro muito rico em cultura.

À medida que este processo vai decorrendo, achei curioso o facto de, a arguida - Katie -, vai-se lembrando de como tudo acontece e, vamos encaixando as peças. Ou seja, é-nos dado pecinhas ao longo da narrativa para entendermos esta história.


A escrita da autora é cativante, pois, a certa altura damos por nós a ler compulsivamente para descobrir qual o mistério seguinte e o outro... E, até que ponto "Uma Verdade Simples" nos vai levar.



"De que servia uma vitória pessoal para alguém que tinha passado a vida a perder-se em benefício dos outros?"
(Pag. 287)


É uma história cheia de mistérios e, quando pensamos que o factor de surpresa irá abradar, somos novamente surpreendidos com um novo dilema ou viragem da história.

Confesso que, esta história para mim teve um início lento e, nas primeiras páginas foi difícil compreender, mas acho que também não faria sentido ter começado de outra forma. Ao longo da leitura, apesar de ficarmos cada vez mais ricos (de cultura), começamos por admirar algumas personagens.

Na minha opinião, gostei muito da Ellie - Advogada e prima de Katie -, pois esta defende-a com toda a garra e determinação possível, não só para ganhar o caso, mas também a liberdade da sua cliente. Também gostei imenso do Samuel. É uma personagem consistente nos seus valores e foi sempre ele próprio, apesar do seu sofrimento e das circunstâncias. Por último, acabei por gostar muito da Katie, apesar de ter existido vários traços da história que tinha raiva dela e, achar que era uma personagem muito inconstante.


Avaliação: ⭐⭐⭐⭐

"Uma pessoa pode ficar contente com a sorte de outra pessoa, mas isso não significa que esqueça a sua má sorte."
(Pag. 356)


Apesar de ser "Uma Verdade Simples", esta história trás muitas lições e aprendizagens. Esta leitura, para mim, foi um misto de emoções - amor, traição, amizade, perdão, união, comunidade, compaixão e, até raiva.

Achei a parte do julgamento muito descrita - demais até - e, estava à espera de um final mais ao estilo do livro e, não o final "apressado" que teve.

Em suma, foi um livro que gostei muito de ler. Aprendi imenso. E, certamente, irei ler mais Jodi Picoult. 

Espero que tenham gostado da minha opinião, e, em breve, irei partilhar mais opiniões literárias das minhas leituras do momento. 

Até breve! 


Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Se não consegue Subscrever por email, aconselho a ler o artigo Aqui Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Olá Ana,
    Gostei da sua resenha. Tem tempo que quero ler algum livro da Judi e gostei do tema que esse aborda. Uma pena o início ser lento e o final apressado, mas acho que o tema vale a pena. Pelo menos a mim, já conquistou.

    Beijo!
    www.amorpelaspaginas.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, querida!
      Sim, a leitura deste livro vale muito a pena. Recomendo.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Oi, o livro parece interessante, pena der do jeito q já dito aqui, mas tb acho q vale a leitura. Fico aguardando mais opiniões!

    Abraços e boa leituras!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Amanda!
      Sim, apesar do início e fim, é uma leitura que vale a pena.
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]