DEMÊNCIA, CÉLIA CORREIA LOUREIRO [OPINIÃO]





Olá, Booklovers!

Hoje partilho mais uma opinião convosco de um livro que adorei, está muito bem escrito e, certamente, o irei levar para a vida.




➤ Opinião:

Este livro conta-nos a história de Letícia, uma mulher vítima de violência doméstica por parte do marido e, de Olímpia - uma idosa já demente - que, por sua via, é a mãe desse agressor.

Com um passado que as perturba, e afastadas pelo tempo, numa pequena aldeia, estas mulheres acabam por se cruzar novamente. Letícia é contatada para vir ajudar a sogra, pois esta encontra-se num estado já debilitado e, sem ter mais família.

Na minha opinião, Letícia é uma força da natureza, pois tenta deixar as marcas do passado e, tentar dar conforto a Olímpia. A idosa, por obra do destino, pede ajuda a um velho amigo de infância - Sebastião - e, este tenta reconstruir todas as suas memórias e entender o que se passou com o seu único filho. 


"Parecia-lhe ter sido vítima de um assalto, só que os objetos levados eram as suas recordações."

(Pag. 373)



Demência é um livro com uma escrita simples, comovente e, intenso. É um livro com capítulos curtos, o que mantém o suspense do leitor enquanto vamos conhecendo as memórias, o "porquê" de alguns comportamentos de algumas personagens e o passado de cada e, faz com que o final seja simplesmente… Empolgante e uma grande lição de vida. 


"Em menos de nada, o homem é indispensável e a mulher, de raiz naquele espaço, substituível. Qualquer mulher cozinha, qualquer mulher cose, qualquer mulher cuida."
(Pag. 198)




Avaliação : ⭐⭐⭐⭐⭐


É um livro que contém temáticas fortes como a Demência, Violência doméstica e, o papel da mulher perante a sociedade. Achei-os muito bem desenvolvidos, de uma forma leve mas aprofundada. 

"A pessoa habitua-se à ideia de que não vale nada e depois acha que perdeu o direito, inclusive, à própria integridade física. Quando dá por ela, é miserável todos os dias e já nem se atreve a querer mais do que aquilo."
(Pag. 278)


É um livro que tem o seu qb de romance, o retrato da mulher atual, o perdão, a vingança, a inocência e, sobretudo, o papel feminista em prol da família. Diria até, que é um livro maternal, pelo constante amor representado entre uma mãe e as filhas, perante o acolhimento familiar.

Espero que tenham gostado da opinião. Neste momento, também estou presente no Youtube e, podem seguir o meu canal Aqui

Beijinhos,



Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Se não consegue Subscrever por email, aconselho a ler o artigo Aqui Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Olá Ana!

    Já li muito boas opiniões acerca deste livro, deixaste-me curiosa.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      O livro é realmente muito bom! Aconselho vivamente :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Fiquei bastante intrigada com o livro depois de ler a tua avaliação!

    Um beijinho*

    http://by-pattyy.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!
      Recomendo-te vivamente esta leitura! Quem a lê não irá ficar indiferente!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Fiquei curiosa :p

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joana!
      O livro é muito bom! Recomendo-te!
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]