DEMÊNCIA, CÉLIA CORREIA LOUREIRO [LEITURA DO MOMENTO]

Olá, Booklovers!
Hoje venho partilhar convosco mais um livro de uma autora nacional: Célia Correia Loureiro. Estou há imenso tempo para pegar neste livro e, como o próprio título indica, já sei que aguarda-me uma leitura sobre um assunto que toca-me muito.
Antes de mais, conheçam o livro:
↘Ficha Técnica:
Título Original / Português: Demência
Autora: Célia Correia Loureiro | Editora: CoolBooks
Género: Romance | 1.ª Edição em abril de 2019
Número de páginas: 464 | ISBN 978-989-766-211-9
↘Sinopse:
"Numa pequena aldeia beirã, duas mulheres de gerações diferentes leem o seu destino nas mãos de um mesmo homem: Letícia foi vítima de um marido ciumento e manipulador, e Olímpia é a mãe extremosa desse agressor.
Mas quando Letícia regressa para assistir Olímpia, aos primeiros sinais de demência, os traumas que traz na bagagem ameaçam estilhaçar o silêncio conivente dos aldeões. Ainda que ostracizada, Letícia esforça-se por esquecer os tumultos do seu casamento, enquanto Olímpia pede ajuda ao amigo de infância, Sebastião, para reconstruir as próprias memórias e entender o que se passou com o seu único filho. "
↘Sobre a autora: Célia Correia Loureiro
Nasceu em Almada, em 1989.
É Guia-Intérprete Nacional e Técnica de Turismo. Fala italiano, Inglês e Francês. Gosta de gatos e de crepes com Nutella. De todas as cidades que visitou, é por Siena que morre de amores. De todos os autores que leu, destaca John Steinbeck por As Vinhas de Ira, e está sempre disposta a dispensar mais quatro horas da sua vida ao visionamento de E Tudo o Vento Levou. "Demência" foi o seu primeiro romance publicado, em 2011. É um livro que continua a ser-lhe muito próximo, por ser um grito de revolta contra as circunstâncias da mulher portuguesa no século XX, e da mulher ainda vulnerável, isolada e silenciada pelos bons-costumes, no mesmo contexto de ruralidade, em pleno século XXI.


"Demência traz-nos, através das vivências destas duas mulheres, a dura realidade em Portugal rural e ainda tendencioso, e faz-nos repensar o significado de família e de comunidade, de inocência e de culpa."
A verdade é que, apesar de estar muito curiosa com este livro, também tenho algum receio da mensagem que a história me irá proporcionar. Acho que irá mexer comigo, não só pela temática, mas pela revolta que ainda sinto, em relação ao papel da mulher na sociedade.
Antes de concluir o post, aproveito para agradecer à Coolbooks, pela cedência do exemplar. (Grata!) A Coolbooks para quem não conhece, é uma chancela da Porto Editora que, dedica-se a lançar livros de autores portugueses.
Agora sim… Desejem-se boa leitura, porque, penso que irei precisar!
Após leitura, irei partilhar convosco a devida opinião.
Um beijinho grande e, até breve!
Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Fico a aguardar a opinião final :)
ResponderEliminarbeijinhos
www.amarcadamarta.pt
Olá, Marta!
EliminarEstou a gostar muito até ao momento! Depois partilho a opinião!
Um beijinho