HÁBITOS LITERÁRIOS QUE UM BOM LEITOR TEM!




Olá, Booklovers

Espero que esteja tudo bem convosco! 

Hoje, pretendo ter uma "conversa" informal de alguns hábitos que nós - enquanto leitores - temos e, por vezes, não nos damos conta! 



#1 Antes de iniciar uma leitura, faço a catalogação do livro!

É um facto! Tenho os meus livros todos catalogados conforme a leitura. Desde há uns anos, apercebi-me que sentia essa necessidade. Porque, antes de fazer isso, colocava na estante os meus livros por ordem de leitura, mas a certo ponto tinha os autores todos misturados e, era uma confusão! 

Assim, sinto uma maior organização!  E, ao preparar a numeração do livro, também preparo...


#2 O meu caderno de apontamentos


Assim como boa gente utiliza uma agenda (incluindo eu), também uso um caderno ou uma agenda que esteja de lado. E, como a agenda, o meu bloco de apontamentos é, por vezes, a minha memória. Sinto que, se começar a minha leitura sem a numeração, sem o meu bloco de apontamentos, marcadores e post-its, fico perdida! E, este é um bom conselho, não só para quem faz opiniões após as leituras, mas para todos os leitores em geral. 

#3 Não consigo iniciar um livro fora do meu local de conforto!

Sempre que inicio uma nova leitura não o consigo fazer fora do meu local de conforto que é... A minha casa! Na minha opinião, o inicio de uma nova leitura é crucial. É quando começamos a conhecer personagens e a querer entender a história. Por isso, não consigo iniciar a leitura sem ser com silêncio e, concentração. 



#4 Sublinhar citações e colocar posts-its 


Eu faço imenso isto. Quando leio um livro e, se uma citação me chama à atenção é direito a delinear e, colocar post-it a marcar a página. 

Por vezes, as citações que marco ou são resumos da história ou algumas citações que me dizem algo a nível pessoal. Por isso é que… 

#5 Não empresto livros 




Porque como disse, para mim, um livro é um "acessório" muito pessoal. Deixem-me contar-vos um episódio: 

Estava eu com algumas parcerias com editoras já em mão e, vejo um vídeo no Youtube de uma menina (já não sei quem foi, desculpem-me!) que disse que tinha lido o livro e, naquele momento tinha de o devolver à editora. Eu fiquei sem sangue! Sempre pensei que fosse uma oferta e que não houvesse devolução! E, se estou a criar a minha biblioteca é para um dia os meus filhos, caso se tornem leitores, terem várias sugestões literárias para lerem. E... porque acho que era capaz até colocar estantes na casa toda, incluindo o quarto da cama, se fosse necessário (heheheh)! Acho que na casa de banho iria ficar estranho, não? (Risos).





#6 Ter necessidade de estar sempre a modificar a estante 


Meus amores! Só tenho-vos a dizer que... Para mim, a minha estante nunca está bem! Sinto necessidade de a estar mês a mês a renová-la e a alterar a respetiva decoração.

Agora que disse em "voz alta", faz sentido, sentir que os meus livros são como os meus bebés e, que pretendo-os proteger de tudo e qualquer coisa? (Risos)

E, porque também de mês a mês quando coloco já na estante dos livros lidos, as leituras que li no mês anterior, leia sempre mais um volume ou outro de alguma série… E, como pretendo sempre ter um espaço para cada autor e os volumes seguidos, faz-me requerer essa necessidade!


#7 Por falar em séries... 


Quando sai um novo livro, tento sempre descobrir se aquele título pertence a alguma série. Parece moda agora dos novos tempos em que, um autor quando lança um novo livro, já tenha uma sequela idealizada para escrever a seguir. 

E quando se admira muito um autor… 




#8 Queremos ler todos os livros dele! 


É fantástico para as editoras e para as livrarias quando já descobrimos algum autor que nos identificamos já ter lançado alguns títulos no mercado. Já queremos ter um espaço só para eles porque parece-nos o "melhor do mundo", mas a verdade é que... Tem tantos autores bons que fazemos nós? 


#9 E o que fazemos com a nossa carteira


Pois é... Isso é o pior dos males! Quando queremos os livros todos do mundo e, o nosso tempo também é limitado para conseguirmos ler tudo e, ao mesmo tempo! (Risos)






Espero que tenham gostado deste post descontraído. Que se tenham identificado - enquanto leitores - com as enumerações feitas de hábitos que temos. É irónico que, lemos tanto, mas nomear vários dos estilos ou várias "manias" que temos, já torna-se mais oculto! 

Antes de me despedir, não se esqueçam de seguir e subscrever o blog por mail e, comentarem com alguns dos vossos hábitos. Irei gostar muito de conhecer os vossos prediletos! 

Um beijinho grande, 

Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Se não consegue Subscrever por email, aconselho a ler o artigo Aqui Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

  1. Olá Ana!

    Gostei deste teu post, confesso que não catalogo os meus livros, mas tenho a estante organizada por ordem alfabética para ser mais prático encontrar os livros e autores. Também gosto de sublinhar citações, na hora de escrever a resenha é prático.

    Beijinho e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Sim. Neste momento, tenho a estante por géneros, mas quando fizer um "update" na estante, quero-os colocar todos por ordem alfabética também.
      Beijinhos e, um bom domingo!

      Eliminar
  2. Eu adoro sublinhar as minhas citações favoritas! :)

    https://blogda-joana.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joana!
      É um dos factos que muita gente gosta! E, outros que poderão vir a ter no futuro por "necessidade" :)
      Um bom leitor tem as suas manias Heheheh
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]