O AVÔ TEM UMA BORRACHA NA CABEÇA, RUI ZINK [LEITURA DO MOMENTO]





Olá, Booklovers



Hoje dou-vos a conhecer um livro de um género que não tenho por hábito ler : Livro infantil. Sou da opinião que, por vezes, aprendemos muito mais com as crianças ou com pequenices infantis do que muitos calhamaços filosóficos que por aí andam. 



Para quem ainda não conhece uma das mais recentes novidades da Porto Editora, apresento-vos: 




⏩Ficha Técnica: 



Título Português: O Meu Avô tem uma Borracha na Cabeça
Autor: Rui Zink | Ilustrações: Paula Delecave 
Editora: Porto Editora | Género: Infantil | 1.ª edição em Portugal em janeiro de 2020
Número de páginas: 48 | ISBN 978-972-0-03259-1





Sinopse:


"O que fazer quando alguém de quem gostamos nos começa a esquecer?

Esta é a história da amizade entre um avô que lentamente vai perdendo as memórias e o neto inventor que se dedica a descobrir uma cura.

Através da sensibilidade de uma criança, chega-nos a lição mais importante: o amor é mais forte do que o esquecimento. "





Sobre o autor: Rui Link


Rui Zink nasceu em Lisboa em 1961. Escritor e professor no Departamento de Estudos Portugueses na Faculdade da Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, é autor de uma obra diversificada e multifacetada. No âmbito da literatura publicou, entre outros, os romances Hotel Lusitano, Apocalipse Nau, O Suplente e Os Surfistas. É ainda coautor de Major Alverca, dos livros infantis da série O Bebé... e de Pornex. Publicou mais recentemente o ensaio O Manual do Bom Fascista e recebeu, em França, o prémio Utopiales para melhor romance estrangeiro, pelo livro A Instalação do Medo. 

A sua obra está traduzida em inglês, alemão e hebraico, encontrando-se também publicada no Brasil.




⏩Sobre a ilustradora: Paula Delecave 


Paula Delecave nasceu no Rio de Janeiro e reside em Lisboa. Designer, ilustradora e atriz, é formada em teatro pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL, Rio de Janeiro) e pós-graduada em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa.

Ilustrou o livro Que aventura ser Matilde, da Associação Pais em Rede, com texto de Rui Zink (Lisboa, 2015) e Quando João ficou sem palavras, de Ana Helena Rotta Soares (Memória Visual, Rio de Janeiro, 2017). Em Portugal, desenvolveu, em parceria com António Jorge Gonçalves, os espetáculos Frutoscópio e O convidador de Pirilampos, a partir do livro de Ondjaki.

Utiliza a colagem como linguagem gráfica, trabalhou com várias revistas e editoras no Brasil e realiza regularmente oficinas de construção de livros de família em Portugal e no Rio de Janeiro.





Como disse, não tenho por hábito ler livros infantis apesar de, achar que - nós adultos - aprendemos muito com estes. Além disso, é sempre bom termos um livro infantil por perto e, explicar às crianças ao nosso redor que, o alzheimer é presente e real. Tendo eu, casos na família, foi uma temática que despertou o meu interesse quando assim pedi a cedência do exemplar à Porto Editora (Um muito obrigada!). 


Tenho a certeza que será um bom serão de leitura, com as boas ilustrações que tem! (Sim, já tive a "cuscar" as páginas :) ) 


Conhecem o livro? 


Depois vos darei a conhecer melhor quando partilhar a respetiva opinião mais precisa do título. E, só posso dizer-vos que… Irá me emocionar e, numa linguagem fluída - própria para crianças - e, ajudar a desmistificar juntos dos novos esta doença! 


Um beijinho e, até breve! 


Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Se não consegue Subscrever por email, aconselho a ler o artigo Aqui Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]