A MULHER QUE CORREU ATRÁS DO VENTO, JOÃO TORDO [OPINIÃO]





Olá, booklovers

Hoje venho com mais uma opinião de um autor português: João Tordo. 

Um autor que desde que li o primeiro livro, tornou-se quase um vício. Um vício bom, por sinal! 

Antes de vos dar a conhecer a história e a minha opinião, aproveito para deixar-vos o link com os pormenores do livro, onde já falei do livro aqui no blog, caso pretendem rever.

SINOPSE







Antes de dar-vos a minha opinião, faço um breve resumo da história… 



⏩O livro fala-nos… 

De quatro mulheres, em três cidades distintas e, vários anos separados pelo tempo, em que  - indiscutivelmente - as une. 

Em 1892, em Baviera, Lisbeth Lorentz, uma aclamada professora de piano apaixona-se por um miúdo autista de treze anos. Ao conhecê-lo melhor, descobre que é um génio e, incentiva-o a compor durante as suas lições e, num dia, sem qualquer explicação aparente, fá-lo desaparecer do "mapa". 

Em 1991, em Lisboa, Beatriz, uma mera estudante universitária, apaixona-se por Jaime Toledo, um escritor aclamado, autor d' A História do Silêncio. Esse romance retrata a vida polémica de Lisbeth Lorentz. Ao mesmo tempo, sendo voluntária num lar de sem-abrigos, Beatriz conhece Lia, uma jovem que insiste em esconder o seu passado e com um presente sem rumo. 

Em 1973, em Londres, Graça Boyard, de nacionalidade portuguesa, dá à luz a sua única filha. Graça fugiu de Lisboa, de modo a escapar às loucuras do pai e da ditadura, e, regressa à capital após a Revolução do 25 de Abril, tornando-se numa atriz famosa, abandando, passados alguns anos, a sua filha ainda pequena.

Em 2015, em Lisboa, no consultório de uma terapeuta, Lia Boyard conta o seu passado, dos tempos de mendiga, incluindo a sua busca pela mãe.

E, é aqui que começamos a conhecer estas mulheres e, a unir as suas histórias para descobrirmos o que têm de comum entre elas, mesmo atravessando um século e diferentes localidades, mas todas unidas pelas suas fortes personalidades e vidas.


A NOITE EM QUE O VERÃO ACABOU | OPINIÃO




⏩Opinião


"(…) Aquelas pessoas que só choram nos filmes, incapazes de sentir afecto na vida real. (…) O que era isso da vida real? Em que dimensão entrávamos a ver um filme ou a ler um livro? Um lugar de distracção, de fuga?
O único lugar onde existe consolo."
(Pag. 17)


Após ter lido o mais recente trabalho do autor - A Noite em que o Verão acabou - um thriller viciante, muito bem escrito e, de certo modo, perverso, este título foi semelhante. Sendo que "A Mulher que correu atrás do vento" trata-se de um romance.

Um romance melancólico, emocionante e, de certo modo, cativante. Pois, não conseguia largar o livro e, o desejo de querer descobrir mais sobre as personagens, as suas vidas e, como se iriam cruzar, era imenso.



"Não existe presente sem passado, não existe futuro sem presente."
(Pag 273)

É um livro que deixou-se fôlego. É uma leitura intensa, com personagens que transbordam amor e lidam com o sentimento de vazio e perda.

Gostei e achei curioso a referência a várias personagens, pintura e arte clássica. O gosto pela arte, teatro, escrita bem patentes neste romance.

"O amor não é um gesto. É o mesmo gesto repetido ao longo do tempo."
(Pag. 341)




Avaliação: ⭐⭐⭐⭐⭐




"Quando somos mais novos (…), tendemos a procurar o mais. A coisa mais difícil, a mais saborosa. A mais bonita. Tendemos a sobreavaliar as nossas capacidades e, quando fracassamos, a condenar-nos sem misericórdia por termos falhado. (…) De não se julgar incapaz quando falhar."
(Pag. 37)


É um livro que deixa-nos a refletir sobre algumas das nossas virtudes, valores, relações humanos e, sobretudo, de quem somos ou quem um dia podemos ser. 

É um livro que deixou-me com ressaca literária por ser tão bom. Sim, associo o termo "Ressaca literária" a um livro que quando o lemos e, por ser maravilhoso, não conseguimos entrar numa nova história.  Nesse sentido, foi sem dúvida, um livro da qual, adorei e, obviamente que recomendo a sua leitura a quem ainda não o fez. 



Este livro introduzi-o no Desafio Anual do Blog, na categoria "Livro escrito por um homem". 

Espero que tenham gostado da opinião. Caso já tenham lido o livro ou o autor, aproveitem a caixa dos comentários para me disserem o que acharam do autor. 

Eu volto em breve e, espero ter-vos como companhia habitual! Um beijinho grande! 




Subscreva o Blog Tudo sob Linhas by Email
Enter your email address: Delivered by FeedBurner
Se não consegue Subscrever por email, aconselho a ler o artigo Aqui Nos comentários poderá deixar a sua análise, sugestão ou crítica. 

Comentários

  1. Olá querida!

    Tenho muita vontade de ler mais coisas do João Tordo, adorei o thriller dele, deixaste-me mesmo curiosa com este livro :)

    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Se gostaste do thriller, vais delirar com este! Adorei mesmo!
      Beijinhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ORGULHO DA MINHA TERRA | EXPRESSÕES TERCEIRENSES

LIVRO : GANHEI UMA VIDA QUANDO TE PERDI , RAUL MINH'ALMA [OPINIÃO]

ISTO ACABA AQUI , COLLEEN HOOVER [REVIEW]